Revisitar o espaço de vida e obra de grandes nomes da escrita feminina. Inaugurando, assim, um debate sobre as questões feministas e humanas de seu tempo e as questões íntimas de cada autora. Costurando desta forma a arte da escrita e a psicanálise.
TEMA: Clarice Lispector Interfaces
Debate sobre as diversas camadas existentes na obra clariceana, com ênfase em Clarice Lispector como uma pensadora que atuou nos limites da linguagem e da literatura. Serão lidos trechos da novela- ensaio A VIDA DE CLARICE LISPECTOR que Marcelo Ariel está escrevendo, resultado de uma abrangente pesquisa para vários cursos que ele tem ministrado sobre Clarice nos últimos anos.
PARTICIPANTES

MARCELO ARIEL Marcelo Ariel é poeta e ensaísta. Autor de Tratado dos Anjos Afogados (Letra Selvagem), Com o Daimon no Contrafluxo ( Patuá) , Ou o Silêncio Contínuo poesia reunida 2007-2019 (Kotter Editorial), Nascer é um incêndio ao contrário ( Kotter, 2020) entre outros, atuou como ator/roteirista no filme PÁSSARO TRANSPARENTE de Dellani Lima e gravou o disco de spoken word CONTRA O NAZISMO PSÍQUICO com o Projeto Scherzo Rajada. Atualmente coordena cursos de filosofia e escrita em São Paulo e prepara o livro de ensaios A hiperinclusão-processos de cura da ferida colonial e a novela-ensaio A Vida de Clarice Lispector.
CLÁUDIA SEHBE é escritora e poeta, artista visual e pesquisadora. Mora e trabalha no Rio de Janeiro. Publicou os livros, Somos Instantes (Olhares, 2016) e Safári (Corsário - Satã, 2019). É idealizadora e curadora do programa especial “Palavra”, na Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro. Tem poemas publicados na antologia poética “Simultanêos Pulsando” — uma antologia fescenina da poesia brasileira contemporânea (Corsário - Satã, 2018), na antologia poética “Alto Mar” (Sete Letras), revista Meteöro e Despacho. Jornais O Globo e a Folha de SP. Participa do coletivo de arte experimental Timo e faz várias apresentações de leituras e performances pelo Brasil. O além - poema atravessa toda a obra da artista. Não há distinção artística para a expressão poética: o poema, a instalação, a perfomance são saltos imbricados que experimentam as possibilidades do poema. Participou de diversas exposições de arte visuais como Ocupação Mauá (2016), Club House Rio de janeiro - Cantagalo (2016), galeria Toulouse (2017), Monumental Marina da Glória (2018) e, a mais recente, Fundação Matarazzo em SP. Integra o time dos artistas selecionados para projeto de Jean Nouvel - Cidade Matarazzo.
GILDA PITOMBO é Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Doutoranda em Arte e Psicanálise pela UERJ. Publicação na Revista Concinnitas no: 27/2016 – www.e-publicacoes.uerj.br index.php/concinnitas/issue/view/1204/showtoc. Ato poético: Entusiasmo no Amor. In: Elizabeth Rocha Miranda, Georgina Cerquise (Org) A Clínica do Ato. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013 v.p81-85. O Romance Familiar Trágico de Édipo, Tempo Psicanalítico. JCR, 2009. Participação na Pesquisa em Arte Contemporânera do Professor Alexandre Sá. Estudos de Literatura e Psicanálise com a leitura da primeira parte do poema “A Divina Comédia” de Dante Alighiere, denominado “Inferno” na Sala de Leitura na Cidade das Artes, RJ. Aérea de interesse em Literatura, Arte e Psicanálise. Link: http://lattes.cnpq.br/6945718026055695. Página pessoal: https://www.youtube.com/channel/UC2zRi4JZfZPMYOjaWpUkA6A/.