Ministério do Turismo e Innospec apresentam
Beethoven Fest
13/03 – 19h
Orquestra Rio Sinfônica
Nivaldo Tavares, piano
Tobias Volkmann, regência
O solista da noite é Nivaldo Tavares, um dos nomes estelares do piano brasileiro. Elogiado por artistas como Martha Argerich e Robert Groslot, o pianista já se apresentou em importantes festivais e salas de concertos na Europa, Estados Unidos e Brasil, ao lado de importantes orquestras nacionais e estrangeiras. Seu virtuosismo imaginativo e poderoso já lhe rendeu a admiração de Nelson Freire, que o considera "uma das grandes revelações da nova geração".
A regência, por sua vez, fica por conta do maestro Tobias Volkmann, um dos grandes talentos da regência da atualidade. Vencedor dos principais prêmios concedidos no Concurso Internacional de Regência Jorma Panula 2012, na Finlândia, e no Festival Musical Olympus de São Petersburgo, em 2013, Tobias vem atraindo atenção para interpretações consistentes tanto no repertório sinfônico quanto no teatro de ópera e balé.
Programa
Ludwig van Beethoven
Concerto para Piano No. 5, Op. 73, "Imperador"
I. Allegro
II. Adagio un poco mosso
III. Rondo
[intervalo]
Ludwig van Beethoven
Sinfonia No. 6, em Fá Maior, Op. 68, "Pastoral"
I. Allegro ma non troppo: Despertar de sentimentos alegres diante da chegada ao campo
II. Andante molto mosso: Cena à beira de um regato
III. Allegro - Dança campestre
IV. Allegro - A tempestade
V. Allegretto - Hino de ação de graças dos pastores, após a tempestade
20/03 – 19h
Orquestra Rio Sinfônica
Eduardo Monteiro, piano
Tobias Volkmann, regência
Para interpretar o 3º Concerto para Piano e Orquestra de Beethoven, teremos o pianista Eduardo Monteiro. Considerado um dos maiores expoentes do cenário pianístico brasileiro, o carioca teve seu talento reconhecido internacionalmente desde jovem. Em 1989 recebeu, por unanimidade, o 1º lugar no Concurso Internacional de Piano de Colônia, Alemanha, além do prêmio de melhor intérprete de Beethoven. Foi laureado, também, nos concursos de Dublin, em 1991 e Santander, em 1992. Além de concertista mundialmente reconhecido, Eduardo é vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde leciona piano no Departamento de Música.
Duas premiações no Concurso Internacional de Regência Jorma Panula 2012 e o prêmio no Concurso Carlos Gomes confirmam a excelência e individualidade do maestro gaúcho Tobias Volkmann. O regente, que já teve a oportunidade de aprender com ninguém menos que Kurt Masur, vem desenvolvendo uma carreira de sucesso no Brasil e no exterior.
Programa
Ludwig van Beethoven
Concerto para Piano No. 3 Op. 37
I. Allegro con brio
II. Largo
III. Rondo: Allegro
[intervalo]
Ludwig van Beethoven
Sinfonia No.7, em Lá Maior, Op. 92
I. Poco sostenuto – Vivace
II. Allegretto
III. Presto – Assai meno presto
IV. Allegro con brio
27/03 –19h
Orquestra Rio Sinfônica
Cristian Budu, piano
Ana de Oliveira, violino
Hugo Pilger, violoncelo
Mario Barcelos, regência
Programa
Ludwig van Beethoven
Concerto Tríplice, em Dó Maior, Op. 56
I. Allegro
II. Largo (attacca)
III. Rondo alla polacca
[intervalo]
Ludwig van Beethoven
Sinfonia No.5, em Dó Menor, Op. 67
I. Allegro con brio
II. Andante con moto
III. Scherzo – Allegro
IV. Allegro – Presto
O Concerto Tríplice, Opus 56, que integra a primeira parte do último concerto do Beethoven Fest, demanda nada menos do que 3 solistas. E o time que foi formado para a ocasião é mais que especial. A pianista argentina Karin Lechner assume o piano, enquanto os brasileiros Ana de Oliveira e Hugo Pilger são, respectivamente, a violinista e o violoncelista convidados. A regência do concerto, que traz ainda a famosa Sinfonia No. 5, terá a regência do maestro Mario Barcelos, que vem realizando um respeitável trabalho à frente da Orquestra Rio Sinfônica.
Cristian Budu é uma nova referência no mundo pianístico. No prestigioso Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça, arrebatou não apenas o prêmio principal, mas também outros 2 prêmios extras. Desde então, sua carreira tem acumulado êxitos: foi solista ao lado de grandes conjuntos, como a Orquestra Sinfônica de Lucerna, a Orquestre de la Suisse Romande e a Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart, ganhou prêmios como Instrumentista do Ano (2017) da APCA e de Melhor Concerto do Ano (2016) no Guia da Folha. Na revista britânica Gramophone, maior referência da crítica internacional, seu primeiro CD entrou na lista de 10 melhores gravações recentes da obra de Beethoven.
Ana de Oliveira é uma das mais talentosas e carismáticas violinistas da atualidade. Com longa carreira como camerista e spalla em orquestras nacionais e internacionais e integrante do renomado Trio Puelli, a paulistana lançou recentemente seu primeiro CD de violino solo, “Dragão dos Olhos Amarelos”, e o livro “O Violino na Música Contemporânea Brasileira – um manual de técnica estendidas”.
Doutor em Música pela UNIRIO, Hugo Pilger já se apresentou como solista à frente de várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Dono de uma instigante discografia, Pilger lançou em 2020 o elogiado álbum “Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano”, ao lado do pianista Ney Fialkow.
Facebook: https://www.facebook.com/festivalbeethoven
Instagram: https://www.instagram.com/beethoven.fest/