Fundação Cidade das Artes

Programação » Linha Tênue - Transtornos da Mente

Evento Encerrado

Linha Tênue - Transtornos da Mente



Série documental LINHA TÊNUE - OS TRANSTORNOS DA MENTE apresenta a exposição

“Emoções Desenhadas - Uma Luz no Fim do Túnel”, na Cidade das Artes

                         

"Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos", Sigmund Freud.

 

A partir desta sexta-feira, 06 de novembro, às 16h, a Cidade das Artes inicia a programação da exposição “Emoções Desenhadas”, com palestras sobre saúde mental, exposição de quadros e a exibição da série LINHA TÊNUE, dirigida pelo cineasta Anderson Corrêa. A série documental aborda, em dez episódios, temas como depressão, dependência química, ansiedade, transtornos de humor e compulsão sexual. 

 

A abordagem de temas tão complexos se dá a partir de entrevistas com profissionais da Universidade de São Paulo (USP), de clínicas particulares, com o Instituto Municipal Psiquiátrico Nise da Silveira e depoentes que buscaram tratamento – é o caso da atriz e modelo Núbia Oliver, do baixista Rodrigo Santos (ex-Barão Vermelho), da atriz Cláudia Lira e de Edson Antunes, depoente do episódio “Transtorno da Personalidade”, que assina a exposição.

 

Paciente do Instituto Municipal Nise da Silveira desde 2007, onde chegou de camisa de força, Edson fala sobre seu processo de cura por meio da pintura e das artes e como fez das cores, o bálsamo para suas dores e sombras inconscientes. Seus quadros foram surgindo com a inspiração de etapas de sua vida antes, durante e depois do tratamento.

 

“Linha Tênue” e “Emoções Desenhadas” propõem refletir os estigmas que ainda incidem sobre o tema da saúde mental.  É urgente derrubar muros, e se  desfazer de estereótipos limitantes. A ideia do evento é dar visibilidade a histórias de superação e inclusão social, por meio da arte-cultura.

 

As telas de Edson Antunes refletem como a arte, no campo da saúde mental, produz uma ruptura com o antigo sistema manicomial e como a reforma psiquiátrica desperta uma nova expressão de vida, apoio e acolhimento, ao contrário da cultura do desprezo.

 

Durante o mês de novembro, os visitantes poderão acompanhar a exibição do documentário sempre às sextas-feiras, às 16h, na Sala de Leitura da Cidade das Artes. Já a exposição, estará aberta de terça à sexta, das 10h às 18h. 

 

No sábado, 28 de novembro, dentro do evento FAIR SATURDAY, teremos um bate-papo presencial com o empresário dos famosos, Marcus Montenegro, a psicanalista Maria Zilda, o diretor da série Anderson Corrêa, a jornalista, produtora da série e da exposição Savana Figueiredo, o artista plástico Edson Antunes e a diretora-geral do Instituto Nise da Silveira, Erika Pontes.

 

Abrindo o evento, os palestrantes irão conduzir um bate-papo sobre Saúde Mental e Expressão Cultural – o sujeito como protagonista da sua história, por meio das redes sociais da Cidade das Artes, nesta sexta (06), a partir das 16h.

 

 

CRONOGRAMA

LIVE DE INAUGURAÇÃO

06 DE NOVEMBRO | 16H 

Bate-papo no Facebook

Convidados: 

Maria Zilda, psicanalista 

Anderson Corrêa, diretor da série  

Savana Figueiredo, jornalista e produtora  

Edson Antunes, artista plástico

Erika Pontes, diretora do Instituto Nise da Silveira 

 

 

EXIBIÇÕES

06 DE NOVEMBRO | 16H 

EPISÓDIO 01: Transtorno Alimentar

Depoente do episódio: Cláudia Lira, atriz

 

EPISÓDIO 02: Transtorno de Humor (Bipolar /Borderline)

 

 

13 DE NOVEMBRO | 16H 

EPISÓDIO 03: Compulsão Sexual

EPISÓDIO 04: TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

 

20 DE NOVEMBRO | 16H 

EPISÓDIO 05: Transtorno de Personalidade (Psicopatia e Sociopatia)

EPISÓDIO 06: Transtorno de Hábitos (Tricotilomania/Cleptomania)

 

27 DE NOVEMBRO | 16H 

EPISÓDIO 07: Dependência Química (Álcool e Drogas) 

Depoente: Rodrigo Santos, músico

 

EPISÓDIOS 08: Transtorno de Ansiedade (Síndrome do Pânico)

 

 

BATE-PAPO 

28 DE NOVEMBRO | 15H

EVENTO FAIR SATURDAY - PRESENCIAL

16h - EPISÓDIO 09: Depressão 

Depoente: Núbia Oliver, atriz e modelo

 

EPISÓDIO 10: Transtorno Delirante (Esquizofrenia e Delírio)

Depoente: Edson Antunes, artista plástico

 

 

CONVIDADOS

Marcus Montenegro, produtor e empresário há 26 anos no ramo artístico, ex-sócio da Montenegro e Raman, atualmente CEO da Montenegro Talents, maior escritório de desenvolvimento e agenciamento de artistas (autores, atores e escritores). No bate-papo, Marcus é convidado a falar sobre a estrutura emocional do artista, como se manter saudável e enfrentar a fama ou a falta dela. Recentemente, lançou o livro “Ser Artista - A Arte Salva, Cura, Educa e Resiste”.

 

Maria Zilda, psicanalista, coordenadora de conteúdo da série “Linha Tênue”, recentemente exibida pela Discovery Channel. Acumula há três décadas uma vasta experiência com o sofrimento da alma humana. Graduada em psicologia pela UFRJ, mantém uma trajetória dedicada ao lado escuro da mente, apoiada pelo  pensamento freudiano.

 

Savana Figueiredo, jornalista, assessora de imprensa e produtora, criou e produziu o evento. Consteladora familiar, reikiana e terapeuta floral, entende que, segundo o pensamento sistêmico, tudo e todos fazem parte. Toda doença tem uma raiz nas emoções disfuncionais. Defende a arteterapia como ferramenta para entender o inconsciente.

 

Edson Antunes, artista plástico, paciente do Instituto Psiquiátrico Nise da Silveira desde 2007, onde ficou internado por uma semana na camisa de forças. Seu primeiro contato com a arte foi no CAPSad Raul Seixas, em 2004, quando iniciou a terapia. No entanto, foi no Museu do Inconsciente, no Instituto Psiquiátrico, que descobriu seu dom criativo. Ele fala como a arteterapia o ajudou na aceitação do diagnóstico e trouxe, depois de muitas tentativas de suicídio, o prazer de viver.

 

Anderson Corrêa, criador e diretor da série “Linha Tênue”, com dezesseis anos de experiência no audiovisual. Dirigiu diversos curtas, entre eles a comédia “Mais que 1 Amor”, com Fabiana Karla; o drama “Interrupção” e o documentário “No Coração de Copacabana”.  Fez sua estreia como diretor em 2009 no Festival do RIO, com o longa metragem  “FLORDELIS - Basta Uma Palavra Pra Mudar”, um filme beneficente do autor Marco Ferraz. Trabalhou como assistente de direção da série “Na Mira do Crime”, para o canal FOX. Dirigiu a segunda temporada da série “Investigação Criminal”, produzida para o canal A&E, e dirigiu a série de suspense “Muito Além do Medo”. Trabalhou como diretor assistente do BBB18, como parte de criação e conteúdo.

 




Informações Gerais

Datas

06/11/20 a 28/11/20

Horários

EXIBIÇÕES DOS FILMES

Toda sexta às 16h

 

EXPOSIÇÃO

Terça a sexta - 10h às 18h

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

14 Anos

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais