Curso dividido em três módulos sobre as interfaces e os atravessamentos entre a história da arte, a filosofia e a psicanálise.
O objetivo é oferecer aos participantes uma aproximação das questões fundamentais para o pensamento em arte moderna e contemporânea, por meio do estudo de obras, conceitos e textos teóricos que fundamentem tais atravessamentos.
Encontros semanais de 2 horas destinados à apresentação de conteúdos e conversas sobre arte e suas áreas de contato.
Cada módulo consiste em 03 encontros mensais às quintas-feiras.
Os encontros serão orientados pelo professor Alexandre Sá.
Módulo 1
- A fundação da arte moderna e sua relação com o presente.
- O paradoxo do demorar-se da imagem fotográfica.
- A pintura modernista; entre a planaridade e a efemeridade.
- A vanguarda e a negação do instante.
- O infrafino duchampiano e a obra de arte como ato falho.
- Freud e o mal-estar da cultura na primeira metade do século XX.
- A imagem sobrevivente e sua potência histérica. O registro e a foto.
- O flatbed do expressionismo abstrato e a pasteurização trágica do pós-guerra.
Módulo 2
- A arte pop e moda. Pequenas áreas de contato.
- A presença e/ou ausência crítica em Andy Warhol (Benjamin Buchloh e Hal Foster).
- O fim da História da Arte em Arthur Danto e Hans Belting.
- Minimalismo. A imagem como presença e ausência.
- Imagem como camuflagem. Didi-Huberman.
- A arte contemporânea e o estádio do espelho.
Módulo 3
- As heterotopias e o espaço da arte contemporânea.
- Sociedade disciplinar e sociedade de controle.
- O sistema de arte como panóptico.
- O informe na produção contemporânea.
- O ato criativo como não-lugar.
- O contemporâneo em Agamben. A lógica do dispositivo.
- A arte hoje: entre a hiância e o devir.

Alexandre Sá
Alexandre é poeta, artista, curador e crítico de arte. Pós-doutor em Filosofia pelo PPGFUFRJ sob supervisão de Rafael Haddock Lobo. Pós-doutor em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense sob supervisão de Tania Rivera. Doutor (2011) e mestre (2006) em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes da UFRJ. É atual diretor e professor do Instituto de Artes da UERJ, além de professor do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) na mesma instituição. É um profissional híbrido que trabalha com diversas linguagens (performances, instalações, textos críticos e vídeo) e a particularidade de sua pesquisa plástico-teórica são as relações entre o texto, a imagem, a poesia, o corpo e a psicanálise. Atua também como crítico de arte, escrevendo textos para revistas especializadas. Atualmente é editor-chefe da revista Concinnitas do Instituto de Artes da UERJ, avaliada como A2 pela CAPES. Também faz parte da Comissão de Credenciamento do Portal de Publicações da UERJ como professor titular. É coordenador do Grupo de Pesquisa "A arte contemporânea e o estádio do espelho", certificado pelo CNPQ.
Contatos para inscrição: gildamesquita@yahoo.com.br ou (21) 99388 0203