Fundação Cidade das Artes

Programação » Conversas sobre arte, filosofia e psicanálise

Evento Encerrado

Conversas sobre arte, filosofia e psicanálise



Curso dividido em três módulos sobre as interfaces e os atravessamentos entre a história da arte, a filosofia e a psicanálise.

O objetivo é oferecer aos participantes uma aproximação das questões fundamentais para o pensamento em arte moderna e contemporânea, por meio do estudo de obras, conceitos e textos teóricos que fundamentem tais atravessamentos.

Encontros semanais de 2 horas destinados à apresentação de conteúdos e conversas sobre arte e suas áreas de contato.

Cada módulo consiste em 03 encontros mensais às quintas-feiras.

Os encontros serão orientados pelo professor Alexandre Sá.

 

 

Módulo 1

 - A fundação da arte moderna e sua relação com o presente.

- O paradoxo do demorar-se da imagem fotográfica.

- A pintura modernista; entre a planaridade e a efemeridade.

- A vanguarda e a negação do instante.

- O infrafino duchampiano e a obra de arte como ato falho.

- Freud e o mal-estar da cultura na primeira metade do século XX.

- A imagem sobrevivente e sua potência histérica. O registro e a foto.

- O flatbed do expressionismo abstrato e a pasteurização trágica do pós-guerra.

 

Módulo 2

 - A arte pop e moda. Pequenas áreas de contato.

- A presença e/ou ausência crítica em Andy Warhol (Benjamin Buchloh e Hal Foster).

- O fim da História da Arte em Arthur Danto e Hans Belting.

- Minimalismo. A imagem como presença e ausência.

- Imagem como camuflagem. Didi-Huberman.

- A arte contemporânea e o estádio do espelho.

 

 Módulo 3

 - As heterotopias e o espaço da arte contemporânea.

- Sociedade disciplinar e sociedade de controle.

- O sistema de arte como panóptico.

- O informe na produção contemporânea.

- O ato criativo como não-lugar.

- O contemporâneo em Agamben. A lógica do dispositivo.

- A arte hoje: entre a hiância e o devir.

 

Alexandre Sá

Alexandre é poeta, artista, curador e crítico de arte. Pós-doutor em Filosofia pelo PPGFUFRJ sob supervisão de Rafael Haddock Lobo. Pós-doutor em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense sob supervisão de Tania Rivera. Doutor (2011) e mestre (2006) em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes da UFRJ. É atual diretor e professor do Instituto de Artes da UERJ, além de professor do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) na mesma instituição. É um profissional híbrido que trabalha com diversas linguagens (performances, instalações, textos críticos e vídeo) e a particularidade de sua pesquisa plástico-teórica são as relações entre o texto, a imagem, a poesia, o corpo e a psicanálise. Atua também como crítico de arte, escrevendo textos para revistas especializadas. Atualmente é editor-chefe da revista Concinnitas do Instituto de Artes da UERJ, avaliada como A2 pela CAPES. Também faz parte da Comissão de Credenciamento do Portal de Publicações da UERJ como professor titular. É coordenador do Grupo de Pesquisa "A arte contemporânea e o estádio do espelho", certificado pelo CNPQ.

 

 

Contatos para inscrição: gildamesquita@yahoo.com.br ou (21) 99388 0203




Informações Gerais

Datas

12/03/20 a 28/05/20

Horários

Quinta - 18h às 20h

 

Contatos para inscrição:

gildamesquita@yahoo.com.br ou (21) 99388 0203

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

18 Anos

Preços

Valor: R$ 250,00

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais