Fundação Cidade das Artes

Programação » O Dia Seguinte | Exposição

Evento Encerrado

O Dia Seguinte | Exposição



RIO DE JANEIRO RECEBERÁ EXPOSIÇÃO INTERATIVA SOBRE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E FUTURO DAS CIDADES

Objetivo da exposição é mostrar as possibilidades de futuro para as cidades e a importância do combate ao aquecimento global e seus efeitos.

Em cartaz de 10 de outubro a 10 de novembro na Cidade das Artes, a exposição O DIA SEGUINTE oferece ao público uma experiência imersiva nos efeitos das mudanças do clima e nas consequências e oportunidades que elas oferecem para as cidades. Visitantes de todas as idades são conduzidos por um conjunto de espaços lúdicos, sensoriais e interativos que contam a história dos centros urbanos, as características da emergência climática e a necessidade de construir um novo futuro, com cidades mais inclusivas e sustentáveis. Inteiramente gratuita, a mostra é uma produção da empresa carioca Na Boca do Lobo e tem patrocínio Master da Uber e Prata das Lojas Americanas, captados com recursos da Lei de Incentivo à Cultura.

A exposição ocupa mais de 700 metros quadrados da Cidade das Artes, divididos em dois pavimentos. O DIA SEGUINTE é resultado de dois anos de pesquisa e mapeamento dos cenários possíveis, e leva o público a vislumbrar todas as possibilidades de futuro para as cidades. O foco nos centros urbanos se justifica pelos números: apesar de ocuparem apenas 2% da superfície terrestre, elas concentram 80% do PIB Global e são responsáveis por cerca de 70% dos gases de efeito estufa global, consomem mais de 60% da energia gerada e produzem 2/3 do lixo do planeta. Projeções das Nações Unidas mostram que, em 2050, 7 bilhões de pessoas viverão nesses espaços, o que demandará 35% mais alimentos, 40% mais água e 50% mais energia. O futuro do planeta depende das soluções que as cidades encontrarem para estes problemas.

As Cidades Possíveis

O DIA SEGUINTE é uma experiência de imersão nos impactos das mudanças do clima nas cidades e na vida das pessoas, além de uma reflexão sobre oportunidades para um futuro de baixo carbono e de uma vida mais justa e equilibrada, com cidades sustentáveis e inclusivas para todos.

A exposição conecta temas aparentemente distintos, mas sempre relacionados à crise climática. A palavra “crise”, por sinal, ficou ultrapassada: a expressão mais usada por cientistas em todo o mundo passou a ser emergência climática. Em outubro de 2018, o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) fez o alerta: a janela de tempo para limitarmos o aquecimento global em 1,5ºC, nos termos do Acordo de Paris, é de apenas 12 anos.

E qual o papel das cidades nessa história? “As cidades são causa, sofrem as consequências e podem ser a solução para o enfrentamento realista e urgente das mudanças do clima. A ciência nos mostra que os eventos extremos podem se tornar frequentes. Como o assunto é complexo, desenvolvemos uma exposição sensorial e de imersão para demonstrar que o clima se relaciona diretamente a tudo o que nos importa: saúde, educação, igualdade de gênero, redução da desigualdade social, construção civil, infraestrutura e saúde. A palavra de ordem deve ser transformação, para cidades justas, inclusivas e sustentáveis”, diz Felipe Lobo, co-criador da exposição.

A mostra tem um efeito mobilizador. "Nós entendemos o impacto que a Uber tem na vida das pessoas e também na vida das cidades. Só no Brasil, são mais de 600 mil motoristas parceiros que usam a Uber como opção de geração de renda e 22 milhões de usuários que escolhem a Uber para se movimentar. Para nós, apoiar projetos como O DIA SEGUINTE significa usar essa força da nossa plataforma para trazer uma contribuição relevante às cidades por meio da tecnologia", afirma Silvia Penna, Gerente de Operações da Uber. "Nossa visão de futuro para as cidades é que o negócio da Uber será muito mais do que conectar pessoas apenas a carros. Queremos que o app se torne uma plataforma onde o usuário possa escolher o melhor modal para seu deslocamento, incluindo transporte público, bikes ou patinetes", complementa Silvia.

O DIA SEGUINTE é uma grande reflexão sobre os impactos da ação humana no meio ambiente. A exposição traz para o presente as consequências do desenvolvimento insustentável e explora alternativas para o combate à mudança climática global, Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Com o patrocínio ao evento, a Lojas Americanas e Americanas.com acreditam estar dando mais um passo importante na sensibilização para o tema e seus efeitos para as gerações atuais e futuras”, comemora Carlos Padilha, diretor de sustentabilidade das Lojas Americanas.

As cartas estão na mesa. Qual futuro queremos construir?

Como é a Exposição

O DIA SEGUINTE conduz o público por um caminho de mais de 700 metros quadrados, divididos em dois andares na Cidade das Artes. São seis módulos, com propósitos interligados:

[Bem-Vindos AO Dia Seguinte] – Espaço de boas vindas do público, no qual será possível passear por um piso interativo que mostra o acúmulo de plástico nas cidades e calcular a pegada de carbono durante um ano, e o que isso significa em número de árvores maduras para o planeta.

[Des]Ordem - Uma sala escura cerca o público com projeções em painéis de LED de imagens reais e sensações chocantes e até desconfortáveis dos efeitos dos eventos climáticos extremos - ondas de frio, calor, furacões, inundações, destruição. Tudo o que já acontece, mas pode vir a se tornar um novo e desastroso “normal” nas cidades do mundo.  

[Des]Humanidades - Quem são as vítimas de tanta destruição? Neste módulo, feito para sensibilizar, o público “conhece” pessoas reais que sofreram com a crise climática ao redor do globo. Um painel gigante e telas verticais ajudarão a contar as histórias dessas pessoas - que poderiam ser qualquer um de nós moradores de centros urbanos.

[Trans]Formação - Mas como chegamos a esse ponto? Animações combinadas em 2D e 3D contam a história da Terra, desde a Pangeia até hoje, e apresenta os impactos da ação humana sobre o planeta, até chegar às redes complexas que são as cidades atuais e as ameaças que pairam sobre elas com a emergência climática – além das oportunidades.

[In]Formativo - Para ajudar na compreensão, entre as salas do [Des]Humanidades e [Trans]Formação haverá um módulo de imersão, com painéis touch repletos de infografias interativas e jogos divertidos para que os visitantes se aprofundem mais no tema e possam antever tanto as previsões mais pessimistas dos cientistas para o futuro como visualizar os benefícios de adotarmos caminhos mais sustentáveis, além de soluções possíveis rumo a uma economia de baixo carbono. Cidades atuais que já são bons exemplos também ganham espaço, para mostrar que a transformação é viável. 

[R]Evolução - O último módulo da exposição traz uma mensagem de esperança. Como será a cidade do futuro com que todos sonhamos? Torres de LED mostrarão espaços muito mais organizados, limpos e habitáveis (como, aliás, algumas cidades do mundo já são), com prédios de jardins verticais, telhados verdes, energias renováveis, transportes públicos eficientes e compartilhados, saneamento básico universal, microclima equilibrado e tecnologias. Bons exemplos existem para ser compartilhados.

Holografias, óculos de realidade virtual, telas touch, um grande painel interativo de colorir e brinquedos, como dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, complementam a experiência educativa e lúdica da exposição O DIA SEGUINTE, que é aberta para toda a família e terá todas as emissões de gases de efeito estufa compensadas pelo Amigo do Clima, desde sua concepção até a desmontagem.




Festival

Informações Gerais

Datas

10/10/19 a 10/11/19

Horários

3ª a 6ª feira
(14h a 20h)
Sábados, Domingos e Feriados
(10h a 20h)

ENTRADA GRATUITA

Instagram
@odiaseguinte

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Site

ciadeborahcolker

Classificação Etária

Livre

Redes Sociais

ciadeborahcolker

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais BRAVO TENORES IN CONCERT 28/03 Música Bravo Tenores in Concert apresenta espetáculo com canções italianas Um show inteiro com os maiores clássicos italianos em um palco com três tenores acompanhados de uma orquestra. É o que promete o espetáculo Bravo Tenores In Concert, com os renomados tenores Marcello Vannucci, Tenor Leone e CaJunior, acompanhados de uma orquestra com a regência do maestro Renato Misiuk. Criado em 2015, o espetáculo fez sua grande estreia no Espaço das Américas em SP para um público de 8 mil pessoas dividido em duas sessões. O Crossover de estilos é presente sempre com os “Bravos” Juntar numa mesma canção o protagonista do musical O Rei Leão com o Turandot da Ópera de Manaus é possível? Sim, é o que veremos e ouviremos ao vivo. Juntar um cantor Oficial da Disney com o grande solista da festa de San Genaro dá certo? Acontece em nosso palco. O apresentador Ronnie Von disse em seu programa quando conheceu os Tenores: “Que me desculpe os queridos Pavarotri, Carreras e Placido Domingos, mas esses meninos são a reencarnação do original e tem uma vantagem, são brasileiros. Não perco o show deles por nada”. [+] saiba mais BEE GEES ALIVE | Show 29/03 Música Bee Gees Alive apresenta show em comemoração aos 25 anos de carreira Espetáculo proporciona ao público sensação de estar diante dos irmãos Gibb Considerada a principal banda em tributo aos Bee Gees do mundo, a “Bee Gees Alive” completa 25 anos de uma carreira sólida com shows por todo o Brasil. O espetáculo reproduz fielmente a mítica banda dos irmãos Gibb, com impecáveis performances de interpretação que conquistam absoluto sucesso em todos os locais que apresentam o tributo. SOBRE O ESPETÁCULO A qualidade do trabalho e as incríveis semelhanças físicas e vocais, levaram a crítica especializada internacional a aclamar o Bee Gees Alive como a melhor e principal banda tributo aos Bee Gees do mundo em 2003, motivo que faz o grupo ocupar o posto de um dos mais importantes – senão o mais importante – espetáculo de performances cênicas e musicais fiéis de uma das principais bandas da década de 70. Executando clássicos como Massachusetts, Words, To Love Somebody, Stayin´Alive, More Than a Woman, I Started a Joke, Lonely Days, Night Fever, More Than a Woman, How Deep is Your Love e tantos outros sucessos que marcaram a carreira dos Bee Gees, o tributo leva uma experiência rara aos fãs e apreciadores dos irmãos Gibb, apresentando todos os sucessos em um só espetáculo. O grupo é formado por Júnior Santana (Barry Gibb), Sérgio Rosa (Robin Gibb) e Guido Roverso (Maurice Gibb) nos vocais, além de Rogério Scarton (guitarra), João Carlos (baixo) e Jorge Anielo (bateria). [+] saiba mais A Gaiola das Loucas | Musical 16/04 a 10/05 Musical ‘A Gaiola das Loucas’ ganha versão brasileira inédita dirigida por Charles Möeller & Claudio Botelho com Marcelo Adnet e Luis Lobianco no elenco Comédia musical que marcou época está de volta em superprodução com estreia marcada para 16 de abril na Cidade das Artes (RJ) ‘A Gaiola das Loucas’ é um clássico que há mais de 50 anos diverte plateias mundo afora. Escrita pelo francês Jean Poiret em 1973, a comédia foi adaptada para o cinema em duas ocasiões, gerou um musical na Broadway em 1983 e chegará aos palcos brasileiros em uma novíssima versão assinada pela dupla Charles Möeller & Claudio Botelho. O espetáculo estreia dia 16 de abril na Cidade das Artes com Marcelo Adnet, Luis Lobianco e Suzy Brasil liderando um elenco de quase 30 artistas e uma orquestra de 12 músicos regida pelo maestro Marcelo Castro. Em cena, uma história absolutamente atual toma conta do palco em uma superprodução musical com as versões de Claudio Botelho para as músicas e letras de Jerry Herman. Além da direção, Charles Möeller também assinará a cenografia da montagem, que contará com a coordenação artística de Tina Salles. ‘A Gaiola das Loucas’ estreia após uma série de sucessos que a dupla enfileirou nos últimos anos, como ‘Mamma Mia!’, ‘O Jovem Frankenstein’, ‘A Noviça Rebelde’ e ‘Hair’. O ponto de partida do musical é quando o casal Georges (Lobianco) e Albin (Adnet) vivem uma reviravolta em suas vidas. Juntos há mais de duas décadas e responsáveis por administrar um cabaré de drag queens na Saint-Tropez (França) dos anos 70, eles tem um filho, Jean-Michel, que acaba de assumir noivado com a filha de um conhecido político conservador. Após muitos pedidos, ele resolve conhecer a libertária família do genro. As muitas e hilárias reviravoltas fizeram deste um dos grandes fenômenos teatrais da última metade de século, com dezenas de montagens ao redor do mundo. O espetáculo marcou época ao trazer pela primeira vez casal homoafetivo para um musical da Broadway e se tornou um ícone da luta pela diversidade.  A conhecida trilha sonora deu origem ao hit “I Am What I Am”, que ganhou uma versão na voz de Gloria Gaynor e se tornou um hino global da comunidade LGBTQIA+ de autoafirmação, empoderamento e orgulho, atravessando gerações.   [+] saiba mais Wicked 15/07 a 06/09 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais