"Ser o que se pode é a felicidade" Um mergulho psicanalítico na fantástica literatura poética de Valter Hugo Mãe.
O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo.
A cada encontro um convidado desenvolve um aspecto especifico da nossa língua e, mediado por especialistas, o grupo todo bate um papo.
CONVIDADA: RENATA CARUSO
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1998), especialização em Saúde Mental e Interfaces da Arte e da Saúde e mestrado em Ciências da Reabilitação pela FMUSP (2008). É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lecionando nas disciplinas de Laboratório de Terapia Ocupacional, Saúde Mental e TO Antropologia e Sociologia e atuando como preceptora de estágio, da residência multiprofissional em saúde mental IPUB-UFRJ e de iniciação científica. Tem experiência na área de saúde mental, e na área social com populações em situação de risco, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, corpo e terapia ocupacional; interface cultura e saúde; e atenção básica. É colaboradora em projetos de pesquisa do Laboratório Arte, Corpo e Terapia Ocupacional da USP, do Projeto de Extensão Cartografias Femininas da UNIFESP e membro do Laboratório Interinstitucional de Pesquisa e Vivência sobre o Corpo da UFRJ e do Grupo de pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional do CNPq.
COORDENADORES DO PROJETO: ABÍLIO RIBEIRO ALVES E MARÍLIA FLORES
Abílio Luiz Ribeiro Alves, Graduação e Especialização pela PUC-RJ; psicanalista membro da ELP-RJ; coordenador do seminário Política e Ética na Psicanálise; autor do romance Siboney, publicado pela Editora Verve.
Marília Flores, graduada e pós-graduada em psicologia pela UFF; psicanalista membro titular da SPID; professora colaboradora da SPB; co-autora do livro "Escritos sobre Psicanálise e Literatura", Ed. Companhia de Freud. Apaixonada por literatura, vem há anos dedicando-se a pesquisar a interface deste campo com a psicanálise, tendo idealizado e coordenado por quatro anos o projeto Interlocuções: Psicanálise e Literatura na Cidade das Artes.
Informações: (21) 3325 – 0448 ou saladeleitura.fca@gmail.com