No sábado, 17/08, Adriana Calcanhotto esteve no Teatro de Câmara da Cidade das Artes para uma conversa muito agradável mediada por Volnei Canônica.
Adriana trouxe para a gente o seu livro Antologia Poética Brasileira - para crianças de todas as idades, que ela autografou após a conversa.
Adriana nos disse que quando criança tinha muita vontade de entrar logo para o mundo adulto, o que lhe permitiria ir dormir só de manhã, e que para se aproximar do universo adulto aprendeu a ler muito cedo porque para ela essa era o primeiro passo para se tornar adulta.
Seu primeiro contato com a poesia foi através do rádio, pelas canções que ouvia, a poesia escrita só chegou na adolescência, com poemas de Oswald de Andrade.
Já o gosto pela literatura veio a partir de uma tia sua, a quem ela dedica o livro. Ela ganhou dessa tia o livro “ A Mulher que Matou os Peixes” de Clarisse Lispector, que apesar de ser um livro infantil, - foi a primeira vez que eu me senti tratada como uma leitora, e não como uma criança- nas palavras da propria Adriana.
Adriana trouxe seu violão e brindou a audiência com canções do seu Partimpim, entre uma canção e outra, leu poemas do livro e revelou que na sua pesquisa para a antologia sua maior dificuldade foi limitar o número de poemas e de autores. Só ficaram de fora os autores que não foram possíveis de negociar os direitos autorais.
A partir da canção “Gabriel”, parceria sua com Paula Toller, contou que não era uma criança perguntadeira, e sim uma menina “respondedeira”, que tinha uma opinião para tudo.
Outra coisa que a encantou foi o número grande de Haikais que encontrou. Até mesmo Guimarães Rosa escreveu Haikais.
Adriana nos disse que não se considera uma poeta, que a sua escrita está associada a canções, mas confessou que tem se aventurado a escrever prosa. Será que teremos uma surpresa com um livro seu a qualquer momento?
Nos revelou ainda que para escrever gosta de ter seu gato enrolado nas pernas ou ainda a “atrapalhando” deitando em cima do laptop.
Agradecemos à Adriana Calcanhotto por essa tarde tão agradável!
FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP
Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .
INTEGRIDADE É AGIR COM ÉTICA TODOS OS DIAS Veja como colocar isso em prática: - Trate todas as pessoas com respeito e cortesia - Evite qualquer conflito de interesse - Não aceite presentes, favores ou vantagens indevidas - Use os recursos públicos com responsabilidade e zelo - Combata o assédio e outras condutas abusivas - Seja transparente e preste contas das suas ações - Mantenha uma conduta ética também nas redes sociais .
A Biblioteca Municipal Ziraldo e a Bilheteria estarão temporariamente fechadas ao público de 18/06 a 27/06/25 Retornamos com nossas atividades no dia 28/06/25 . Agradecemos pela compreensão
A Cidade das Artes recebeu, nesta terça-feira (10/06), cerca de 40 jovens de Santa Cruz, na Zona Oeste, para participarem do projeto Visita Guiada, que conta a história do maior complexo cultural do Rio . A atividade teve o apoio da Ternium (maior siderúrgica da América Latina) e foi voltada para um grupo de alunos do Colégio Estadual Erich Walter Heine, que participa dos projetos de música e dança da escola, e para os integrantes do grupo de teatro da ONG Ser Cidadão
A partir de segunda-feira, 26/05, devido à realização do Rio2c, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes do evento, mediante credenciamento ou ingresso . Retornamos com nossas atividades no dia 05/06/2025 A Biblioteca Municipal Ziraldo também estará temporariamente fechada ao público
O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas
PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social . DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos
Atenção! Informamos que os espaços internos e externos da Cidade das Artes estarão fechados de 23 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025 . Lembramos que os ensaios fotográficos também estarão suspensos nesse período
A Cidade das Artes está com uma programação especial para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) . As ações comemorativas do mês Novembro Negro, de valorização dos movimentos sociais antirracistas, incluem peça teatral, lançamento de livro, apresentação de canto e dança ambientada com o tema África, espetáculos de companhia de dança afro contemporânea, show dos Golden Boys – Pais e Filhos e evento multicultural de performance com artistas drags e negras do Rio de Janeiro