Fundação Cidade das Artes

Notícias » Prefeitura do Rio promove ações com informes sobre a Lei Aldir Blanc junto aos artistas e trabalhadores de cultura da cidade

Agosto de 2020

dia 26, Quarta

Prefeitura do Rio promove ações com informes sobre a Lei Aldir Blanc junto aos artistas e trabalhadores de cultura da cidade

A Prefeitura do Rio,por meio da Secretaria Municipal de Cultura,realiza atividades para informar sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc na cidade.

 

Lei Aldir Blanc - Sancionada em junho deste ano e regulamentada pelo Governo Federal na última terça-feira (18), a Lei 14017/2020 Emergência Cultural irá beneficiar a cidade do Rio com R$39 milhões. O recurso ainda não foi repassado ao município, e neste momento a  Secretaria realiza encontros online com a sociedade civil promovendo amplo diálogo e escuta sobre a execução da Lei na cidade. Após esta etapa, um Plano de Ação será enviado ao Governo Federal para que os recursos sejam encaminhados ao município. De acordo com o Artigo 2º da Lei, cabe ao município o repasse de subsídio para entidades culturais, instituições, grupos e coletivos, com ou sem CNPJ. O outro mecanismo de repasse dos recursos da Lei Aldir Blanc, de acordo com a Lei, será aplicado através das chamadas públicas,com abertura de editais e premiação.

 

Começou no último sábado (22) o Plantão Presencial SMC Rio, com objetivo de atender artistas e profissionais da Cultura nas dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc, acompanhando e auxiliando no preenchimento do Cadastro Municipal de Cultura, e ainda, informar sobre as chamadas públicas e editais asseguradas na Lei Aldir Blanc.  O atendimento do Plantão Presencial acontece às Terças, Quintas e Sábados, das 10h às 14h.  Dentre as ações que a Secretaria de Cultura vem realizando para que o setor cultural receba os benefícios da Lei 14017/2020 Emergência Cultural, conhecida com Lei Aldir Blanc, o plantão presencial em locais diferentes é alternativa para descentralizar os serviços e alcançar um número maior de artistas  e profissionais do setor cultural.

 

Os plantões acontecem em 11 equipamentos, em todas as regiões da cidade: São eles: Arena Chacrinha (Guaratiba), Arena Dicró (Penha), Lona Elza Osbourne (Campo Grande), Lona Terra (Guadalupe), Lona Gilberto Gil (Realengo),  Biblioteca Machado de Assis (Botafogo), Biblioteca Marques Rebelo (Tijuca), Cidade das Artes (Barra da Tijuca), Centro de Artes Calouste Gulbenkian (Praça XI), Museu da História e Cultura Afro-brasileira - MUHCAB (Centro) e na sede da Secretaria, no Centro (este último  apenas terças e quintas).

 

Encontro com Artistas e Trabalhadores de Cultura, dia 27/08 - A Secretaria Municipal de Cultura, junto com o Conselho Municipal de Política Cultural, realiza o Fórum Carioca de Cultura durante todo o mês de agosto percorrendo as regiões da Zona Oeste, Zona Norte, Zona Sul e o Centro. Percorrida todas as regiões, nesta quinta-feira, 27/08, acontece a WebReunião Lei Aldir Blanc para escuta de artistas e trabalhadores de cultura. Os encontros  acontecem via Zoom, das 19h às 21h, com capacidade de até 200 participantes na sala virtual. A proposta é dialogar com a sociedade civil sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc e o Cadastro Municipal de Cultura, ouvindo dúvidas, recebendo propostas. Toda equipe da Secretaria Municipal de Cultura convida para o último encontro, quinta, 27/08: a Gerência do Livro e Leitura, Teatros, Centros Culturais, Lonas e Arenas, Feirartes e a Gerência de Museus, junto com o MUCHAB, Rio Filme e a Cidade das Artes.              

 

Os interessados devem enviar e-mail solicitando participação para: leialdirblanc.culturario@gmail.com

 No corpo do texto, nome, telefone para contato e área de atuação.

 

SERVIÇO 

 

 

WebReunião Lei Aldir Blanc [sala com capacidade para até 200 participantes]

 

Gerências da SMC Rio - Museus / Bibliotecas/ Centros Culturais e Feirartes/ Teatro/ Lonas e Arenas/ MUCHAB / Rio Filme  e Cidade das Artes

 

Convidados: artistas, técnicos e trabalhadores de Cultura que atuam  nos segmentos artísticos

 

Data: 27/08

Horário: 19h às 21:30h

 

Inscrições:

E-mail: leialdirblanc.culturario@gmail.com

 

Após envio do e-mail, os interessados receberão a confirmação com  link da sala virtual no dia 27/08, horas antes da reunião.  

 

 

Endereços do Plantão Presencial:

 

Secretaria Municipal e Cultura (2ª andar)

R. Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova

 

Arena Chacrinha   

Rua Soldado Elizeu Hipólito, s/n - Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro 

 

Arena Dicró 

Rua Flora lobo s/n - Parque Ari Barroso 

 

Lona Elza Osbourne  

Estrada Rua do A,220, Campo Grande 

 

Lona Gilberto Gil 

Avenida Marechal Fontenelle, 5000,Realengo 

 

Biblioteca Machado de Assis 

Rua Farani, 53 - Botafogo

 

Biblioteca Marques Rebelo 

R. Guapeni, 61 - Tijuca

 

Cidade das Artes 

Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca 

 

Centro de Artes Calouste Gulbenkian

R. Benedito Hipólito, 125 - Praça XI 

 

MUHCAB

R. Pedro Ernesto, 80 - Gamboa 

 

 

Cadastro Municipal de Cultura -   Inscrições seguem abertas até o dia 31 de agosto. Acessos:

 

Cadastro individual: https://forms.gle/FBNLV4cn18rxuNv16

 

Cadastro de espaços, grupos, instituições e coletivos culturais: https://forms.gle/9oy3LLtdaSeRMZULA

 

 

Acesso texto da Lei Aldir Blanc:

http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/exibeconteudo?id=11548381

 

 

Demais notícias

Setembro de 2020

dia 23
Quarta

Esclarecimento sobre ingressos para espetáculos cancelados durante a pandemia

Orientamos que os clientes que adquiriram ingressos para espetáculos na Cidade das Artes de março a junho de 2020 e que não foram realizados em razão da Pandemia do Covid-19 devem solicitar reembolso diretamente com a Ingresso Rápido no link ( https://site. ingressorapido.

[+] leia mais

Setembro de 2020

dia 21
Segunda

AVISO DE SELEÇÃO Nº 02/2020

AVISO DE SELEÇÃO Nº 02/2020   Processo Nº: 12/800. 172/2020 Data: 13/10/2020 HORÁRIO: 11:00h.

[+] leia mais

Agosto de 2020

dia 18
Terça

AVISO DE SELEÇÃO Nº 01/2020

Processo Nº: 12/800. 110/2020 Data: 08/09/2020 Horário: 11h ACESSE O EDITAL (republicado em 08/09/2020) Aviso de Republicação Esclarecimento 1 Esclarecimento 2 Esclarecimento 3 Esclarecimento 4 Esclarecimento 5 Esclarecimento 6 Esclarecimento 7 Objeto: Permissão de uso do estacionamento do Complexo Cidade das Artes, localizado na Av.

[+] leia mais

Agosto de 2020

dia 16
Domingo

Shows, sushi em cabines, rapel, subida em balão: Cidade das Artes lança novidades após flexibilização

De grandes shows a passeio em balão, Cidade das Artes reinventa programação na pandemia Foto: Luiza Moraes / Agência O Globo O Globo Barra - 16/08/2020 - 07:00 Jardim das Artes será inaugurado em setembro. Concurso musical terá transmissão on-line RIO — Como tantos outros espaços dedicados à cultura, a Cidade das Artes viu sua agenda para 2020 ir por água abaixo em consequência da pandemia de Covid-19.

[+] leia mais

Julho de 2020

dia 20
Segunda

Orquestra Petrobras transmite concertos ao vivo pela internet

Clássico. O maestro Felipe Prazeres à frente da orquestra: desta vez, número de músicos foi reduzido quase à metade e eles terão de manter distanciamento, além de usarem máscara Foto: Divulgação/Renato Mangolin Newsletters Bruno Calixto - 18/07/2020 - 00:01 - O GLOBO Com peças de Beethoven, Piazzolla, Tchaikovsky e Villa-Lobos, série é conduzida por Felipe Prazeres da Cidade das Artes.

[+] leia mais

Julho de 2020

dia 02
Quinta

Faça o Cadastro Municipal Carioca

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, criou o Cadastro Municipal Carioca, que vai fazer o mapeamento de profissionais, espaços, grupos, instituições e coletivos que integram a cadeia produtiva da Cultura no Município do Rio de Janeiro. Em atendimento à necessidade de construção do Mapeamento Cultural Carioca, em consonância ao Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Lei Nº 6.

[+] leia mais

Junho de 2020

dia 17
Quarta

Nota de pesar | Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza

A Fundação Cidade das Artes lamenta profundamente o falecimento de Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza, mãe da nossa presidente Renata Monteiro, que nos deixou nesta quarta-feira (17). Desejamos os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos e que Deus os conforte neste momento tão difícil.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema 'Drive-in' será montado na Cidade das Artes

Por Francini Augusto, às 11:59 - 06/05/2020 | Atualizado às 16:15 - 06/05/2020 Band. com.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema drive-in na Cidade das Artes terá 'pegada anos 1970'

Ricardo Ferreira 06/05/2020 - 16:14 / Atualizado em 06/05/2020 - 16:24 OGlobo. com Segundo Renata Monteiro, estreia está prevista para o fim deste mês, com homenagens ao cinema brasileiro no início da programação Com estreia prevista para o fim deste mês, como adiantou o colunista Ancelmo Gois, o cinema drive-in da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, tem tudo para ser um alento aos que clamam por entretenimento seguro na cidade em meio à pandemia do novo coronavírus.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Em tempos de Covid-19, o cine drive-in volta com força

Por Ancelmo Gois OGlobo. com 06/05/2020 • 08:30 A Cidade das Artes vai montar, no fim do mês, um cinema drive-in com capacidade para 150 carros.

[+] leia mais