A Casa Japão está de volta à Cidade das Artes pra os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Durante o período dos Jogos Paralímpicos o público poderá experienciar a cultura japonesa, desfrutar de diversos conteúdos em exposição, e também conhecer um pouco sobre o local dos próximos jogos olímpicos, denominado - TOKYO 2020 - de 07 à 18/09, aqui na Praça da Cidade das Artes.
ÁREA TOKYO 2020
Apresenta a visão, os destaques e a logomarca dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, bem como o novo Estádio Olímpico Nacional. Também apresenta o conceito que está sendo pensado para os Jogos, outros eventos e atrações.
ÁREA DO GOVERNO METROPOLITANO DE TÓQUIO
Uma mostra baseada no tema "Cidade da Água”, que por meio de uma variedade de exposições interativas mostrará Tóquio como uma cidade em constante evolução.
ÁREA DO GOVERNO DO JAPÃO
Área de divulgação da culinária japonesa, bem como de várias nuances das características especiais do Japão, incluindo uma experiência de vídeo de 8K, cultura gastronômica, tradição cultural, informação turística e muito mais.
* Esta área oferece exposições elaboradas em cooperação com o Gabinete do Governo, Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações, Receita Federal, Agência de Assuntos Esportivos, Agência de Assuntos Culturais, Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF), Ministério da Economia, JAPAN EXTERNAL TRADE ORGANIZATION (JETRO) e Agência Nacional de Turismo do Japão (JNTO).
ÁREA DOS PATROCINADORES DE TOKYO 2020
Área de exposição das empresas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tokyo 2020.
ÁREA DE APOIO AOS ATLETAS DA EQUIPE JAPONESA DOS JOGOS RIO 2016
Apresentação dos atletas japoneses participantes. Também inclui a mostra de uniformes oficiais utilizados pelos atletas japoneses.
ÁREA DAS PROVÍNCIAS JAPONESAS
Exposição que gira em torno de uma coleção de fotos especialmente selecionadas de cada prefeitura no Japão, para revelar as belas paisagens ao longo das quatro estações e edifícios.
ÁREA DE EXPERIÊNCIA CULTURAL
Área interativa para conhecer a cultura japonesa. As mostras incluem cerimônia do chá, yukata, caligrafia ("shodo") e pesca yo yo, muito popular em festivais no Japão.
ESCRITÓRIO ITINERANTE DO CONSULADO GERAL DO JAPÃO NO RIO DE JANEIRO
O Ministério das Relações Exteriores montou um posto de atendimento do Consulado Geral para oferecer informações e consultas para o público do Japão e outros participantes.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA DE SHOWS
Venha comemorar mais 120 anos da história de amizade entre Brasil e Japão! E assista ao vivo shows inéditos, sincronizando os ritmos dos melhores percussionistas brasileiros com os tradicionais tambores japoneses.
Sábado, 10 de Setembro
14:00-14:30 | Requios Gueino Dokokai - Eisa Taiko
16:00-17:30 | MONOBLOCO・KEITA BRASIL
Sujeito à lotação
Domingo, 11 de Setembro 16:00-17:00
BATUCADA BLACK・KEITA BRASIL
Sujeito à lotação
Sexta-feira, 16 de Setembro 15:00-16:00
Moacyr Luz e Samba do Trabalhador・KEITA BRASIL
Sujeito à lotação
Domingo, 18 de Setembro 16:00-17:00
BATUCADA BLACK・KEITA BRASIL
Sujeito à lotação
Mais informações https://tokyo2020.jp/en/special/rio-to-tokyo/por/lp.html
O Globo Barra Por Laura Alexandre em 14/06/2026 POLÍTICA DE PROXIMIDADE Nova presidente da Cidade das Artes, Isabel Werneck quer atrair outros públicos e inserir o complexo na rotina dos cariocas Cidade das Artes mais popular: nova gestora quer ampliar programação gratuita e ceder espaços para artistas No cargo há três meses, Isabel Werneck tem planos como promover ensaios abertos da OSB e integrar complexo cultural ao circuito da ArtRio Reposicionamento . A palavra é a escolhida pela arquiteta e musicista Isabel Werneck para resumir o seu papel como presidente da Cidade das Artes, cargo que assumiu há três meses, substituindo a advogada e artista visual Daniela Santa Cruz
Rio2C 2026 reuniu mais de 55 mil pessoas na Cidade das Artes, teve participantes de 30 países, 1 . 650 reuniões de negócios e impacto econômico estimado em R$ 516,1 milhões Diário do Rio Por Quintino Gomes Freire 1 de junho de 2026 O Rio2C 2026 encerrou sua oitava edição neste domingo (31/05), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, com mais de 55 mil pessoas, participantes de 30 países e impacto econômico estimado em R$ 516,1 milhões
A partir do dia 21/05/2026, em razão da realização do RIO2C 2026, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes credenciados do evento . Durante esse período, a venda de ingressos para os espetáculos continuará normalmente pelo site da SYMPLA: https://site
A Cidade das Artes estará fechada ao público de 13 de fevereiro (sexta-feira) a 18 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas) para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas
A Cidade das Artes se prepara para receber vocês com muitas novidades no ano novo que se aproxima . E para isso, a partir do dia 18 de dezembro de 2025 iniciaremos uma manutenção preventiva e de melhorias para o espaço até 04 de janeiro de 2026
Para comemorar o mês das crianças, a Cidade das Artes preparou uma programação especial com espetáculos e atividades infantis . O maior complexo cultural do Rio também é uma ótima oportunidade para celebrar entre família e curtir, gratuitamente, o parquinho infantil, a maior maquete de Lego da América Latina com 25 relevantes ícones da Cidade Maravilhosa, a Biblioteca Municipal com mais de sete mil títulos e a maquete do projeto Morrinho que representa o cenário da favela usando tijolos e outros materiais recicláveis
As propostas e os documentos de habilitação devem ser entregues em setembro, na Cidade das Artes A Fundação Cidade das Artes está com um edital de chamamento público aberto para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que elabore projetos e capte recursos, através da Lei Rouanet, para os projetos do maior complexo cultural do Rio . Essa parceria entre o poder público e a OSC apoiará as atividades culturais e de infraestrutura do espaço e permitirá a promoção da democratização do acesso da população à cultura
Seleção para empresa interessada na utilização de “Bistrô” e “Cafeteria da Grande Sala” está aberta até 18/09 A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, está em busca de um novo restaurante, que ofereça uma experiência gastronômica especial aos seus visitantes, para ocupar o Bistrô e a Cafeteria da Grande Sala . O edital para o uso desses locais está aberto até o dia 18/09
FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP
Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .