Fundação Cidade das Artes

Notícias » Um dos últimos românticos

Agosto de 2014

dia 24, Domingo

Um dos últimos românticos

Sergei Rachmaninoff nasceu em 1873 em Semyonovo, na Rússia. Vindo de uma família nobre, o jovem foi apresentado ao piano pelos seus pais,  pianistas amadores.

Com dificuldades financeiras, a família se mudou para São Petersburgo, onde Rachmaninoff ingressou no Conservatório da Cidade, e depois se mudaram para Moscou. Lá, teve contato com professores como Nikolai Zverev e Alexander Siloti. Nessa época já começou a demonstrar grande habilidade na arte da composição.

Em 1897, estreou sua Sinfonia Nº 1, que recebeu críticas devastadoras. Segundo alguns historiadores à regência falha do maestro Alexander Glazunov.  Arrasado por esse evento, entrou em depressão.

Apenas quando começou um tratamento com o psicólogo Nikolai Dahl , também músico, que Rachmaninoff conseguiu recuperar a autoconfiança e voltar a compor seriamente. Em 1901 lançou seu Concerto Para Piano Nº1, no qual ele mesmo solou e cuja recepção foi mais calorosa.

Esse período fértil, em que Rachmaninoff passou temporadas na Itália, Alemanha e EUA, terminou com a Revolução Bolchevique de 1917. Com a sangrenta caça às famílias nobres, o compositor, sua mulher e suas filhas deixaram definitivamente seu lar em Moscou, estabelecendo-se em Nova York.

Rachmaninoff nunca conseguiu acostumar-se com os EUA e sua produtividade caiu drasticamente após essa mudança, enquanto ele se concentrava em concertar. Na América, o compositor uniu-se a Thomas Edison e, posteriormente, à Victor Talking Machine Company para fazer algumas das primeiras gravações de música clássica, o que lhe conferiu grande notoriedade.

Já no fim da vida, o músico mudou-se com sua esposa para Beverly Hills. Com a saúde gradualmente declinando, fez seu último concerto, no qual, profeticamente, executou a Sonata Nº 2 em Si Bemol de Chopin, que contém a marcha fúnebre.

Rachmaninoff morreu em 28 de março de 1943, em Beverly Hills. Em seus últimos dias, jurava ouvir música tocando. Quando afirmaram o contrário, disse “então a música está na minha cabeça”. Sua música ficou para sempre em todas as nossas cabeças também.

Composições de Rachmaninoff e de Chopin, serão apresentadas pelo pianista Lukas Geniusas, pelo projeto Medalhas de Ouro do Piano. O espetáculo será no dia 31 de agosto, às 17 horas, na Sala I.

 

Demais notícias

Julho de 2025

dia 10
Quinta

Você conhece o Programa Carioca de Fomento à Integridade Pública ?

FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 09
Quarta

Está com um dilema sobre CONDUTA ÉTICA ?

Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 08
Terça

Integridade | Conheça o código de integridade dos agentes públicos da Prefeitura do Rio

  INTEGRIDADE É AGIR COM ÉTICA TODOS OS DIAS  Veja como colocar isso em prática: -  Trate todas as pessoas com respeito e cortesia -  Evite qualquer conflito de interesse - Não aceite presentes, favores ou vantagens indevidas - Use os recursos públicos com responsabilidade e zelo - Combata o assédio e outras condutas abusivas - Seja transparente e preste contas das suas ações - Mantenha uma conduta ética também nas redes sociais     .

[+] leia mais

Junho de 2025

dia 18
Quarta

Funcionamento da Cidade das Artes durante o Energy Summit

A Biblioteca Municipal Ziraldo e a Bilheteria estarão temporariamente fechadas ao público de 18/06 a 27/06/25 Retornamos com nossas atividades no dia 28/06/25 .   Agradecemos pela compreensão

[+] leia mais

Junho de 2025

dia 10
Terça

Jovens de Santa Cruz participam de visita guiada à Cidade das Artes

A Cidade das Artes recebeu, nesta terça-feira (10/06), cerca de 40 jovens de Santa Cruz, na Zona Oeste, para participarem do projeto Visita Guiada, que conta a história do maior complexo cultural do Rio . A atividade teve o apoio da Ternium (maior siderúrgica da América Latina) e foi voltada para um grupo de alunos do Colégio Estadual Erich Walter Heine, que participa dos projetos de música e dança da escola, e para os integrantes do grupo de teatro da ONG Ser Cidadão

[+] leia mais

Maio de 2025

dia 12
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes durante o RIO2C

A partir de segunda-feira, 26/05, devido à realização do Rio2c, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes do evento, mediante credenciamento ou ingresso . Retornamos com nossas atividades no dia 05/06/2025 A Biblioteca Municipal Ziraldo também estará temporariamente fechada ao público

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 24
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes no período de Carnaval 2025

O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 04
Terça

Inscrições para Formação de Plateia

PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA  O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social .   DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos

[+] leia mais

Dezembro de 2024

dia 16
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes | Fim de Ano 2024/2025

Atenção! Informamos que os espaços internos e externos da Cidade das Artes estarão fechados de 23 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025 . Lembramos que os ensaios fotográficos também estarão suspensos nesse período

[+] leia mais

Novembro de 2024

dia 01
Sexta

Programação especial em comemoração ao Novembro Negro

A Cidade das Artes está com uma programação especial para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) . As ações comemorativas do mês Novembro Negro, de valorização dos movimentos sociais antirracistas, incluem peça teatral, lançamento de livro, apresentação de canto e dança ambientada com o tema África, espetáculos de companhia de dança afro contemporânea, show dos Golden Boys – Pais e Filhos e evento multicultural de performance com artistas drags e negras do Rio de Janeiro

[+] leia mais