Fundação Cidade das Artes

Notícias » A História das Orquestras II

Junho de 2014

dia 18, Quarta

A História das Orquestras II

Dando sequência à história das orquestras hoje apresentamos a orquestra barroca e a clássica, que foram os dois primeiros modelos

Orquestras Barrocas (do século XII ao XVIII)

         Muito reduzidas em comparação às orquestras modernas, as versões barrocas tinham como base instrumental a família das violas. Entre suas características estavam as dinâmicas conflitantes (característica da dialética entre uma tradição espiritual e uma nova cultura materialista), a dramatização e a opulência sonora (em oposição à simplicidade dos ideais cristãos).

         Ainda não havia uma formação fixa dos instrumentos, variando a partir do planejamento do compositor (que, no entanto, já pensava os sons como conjuntos de timbres). Ao final do século XVII, a família dos violinos toma a posição privilegiada das violas. No século XVIII, as orquestras começam a tomar uma forma mais próxima daquela que conhecemos. Outro detalhe interessante é a mudança na construção dos instrumentos, passando a utilizar o sistema temperado, que permitia uma afinação muito mais precisa e, por conseguinte, harmonizável.

Orquestras Clássicas (do século XVIII ao XIX)

         Inspirado principalmente pela Antiguidade Clássica, o classicismo europeu voltou seus olhos para o formalismo apolíneo (ao invés do sublime dionisíaco colocado como questão de conflito pelo barroco) da arte. A estética é tomada pelo perfeccionismo estrutural e pelas noções absolutas de música. O equilíbrio, a precisão e as sofisticações nas articulações sonoras fornecem o tom das obras. A definição moderna da sinfonia, assim como a formação das orquestras, toma corpo nesse momento através do trabalho de compositores como Mozart, Haydn e Beethoven.


Amanhã veremos a última parte dessa série sobre as orquestras.

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