A arte circense já era praticada por quase todas as civilizações há muitos anos. Na China, os guerreiros usavam acrobacias e foram encontradas pinturas com quase 5000 anos mostrando contorcionistas, acrobatas e equilibristas. As pirâmides do Egito revelam a possível existência de malabaristas em seu passado. Até mesmo a história indiana aponta para a presença da arte circense em sua história.
Mas o circo como o conhecemos hoje apareceu durante o Império Romano, quando grandes massas se reuniam para assistir atrações como corridas de carruagens, lutas de gladiadores, apresentações com animais selvagens e pessoas com habilidades diferentes, como os engolidores de fogo. Elas eram organizadas pelas autoridades imperiais no chamado Circo Máximo. Ele foi destruído em um incêndio e o Coliseu foi construído em seu lugar.
Essas grandes apresentações durante o império dos Césares deram lugar aos artistas de rua do período medieval. Eles se apresentavam em praças públicas, feiras e ruas. Assim surgiram os saltimbancos, que viajavam pelas cidades demonstrando suas habilidades ao ar livre em troca de algum dinheiro.
Na Inglaterra, no século XVIII, surgiu o circo moderno. Um espaço com picadeiro circular e a reunião de atrações que compõem o espetáculo ainda hoje. Foi o inglês Philip Astley que inaugurou, em 1768, em Londres, o Royal Amphitheatre of Arts (Anfiteatro Real das Artes), onde, acompanhado por um tocador de tambor, apresentava um número de acrobacia com cavalos.
O circo atravessou o oceano e passou a ser uma atração presente em praticamente todas as partes do mundo. As atrações mudam conforme a cultura do local. Com o surgimento de novas tecnologias, o circo foi se modernizando, assim como as técnicas para montagem e desmontagem das estruturas. A arte circense encanta até hoje plateias de todos os lugares e todas as idades.
Não perca as atrações do Festival Internacional de Circo na Cidade das Artes.
A nossa programação você encontra aqui: http://www.cidadedasartes.org/programacao/interna/188
As propostas e os documentos de habilitação devem ser entregues em setembro, na Cidade das Artes A Fundação Cidade das Artes está com um edital de chamamento público aberto para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que elabore projetos e capte recursos, através da Lei Rouanet, para os projetos do maior complexo cultural do Rio . Essa parceria entre o poder público e a OSC apoiará as atividades culturais e de infraestrutura do espaço e permitirá a promoção da democratização do acesso da população à cultura
Seleção para empresa interessada na utilização de “Bistrô” e “Cafeteria da Grande Sala” está aberta até 18/09 A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, está em busca de um novo restaurante, que ofereça uma experiência gastronômica especial aos seus visitantes, para ocupar o Bistrô e a Cafeteria da Grande Sala . O edital para o uso desses locais está aberto até o dia 18/09
FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP
Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .
INTEGRIDADE É AGIR COM ÉTICA TODOS OS DIAS Veja como colocar isso em prática: - Trate todas as pessoas com respeito e cortesia - Evite qualquer conflito de interesse - Não aceite presentes, favores ou vantagens indevidas - Use os recursos públicos com responsabilidade e zelo - Combata o assédio e outras condutas abusivas - Seja transparente e preste contas das suas ações - Mantenha uma conduta ética também nas redes sociais .
A Biblioteca Municipal Ziraldo e a Bilheteria estarão temporariamente fechadas ao público de 18/06 a 27/06/25 Retornamos com nossas atividades no dia 28/06/25 . Agradecemos pela compreensão
A Cidade das Artes recebeu, nesta terça-feira (10/06), cerca de 40 jovens de Santa Cruz, na Zona Oeste, para participarem do projeto Visita Guiada, que conta a história do maior complexo cultural do Rio . A atividade teve o apoio da Ternium (maior siderúrgica da América Latina) e foi voltada para um grupo de alunos do Colégio Estadual Erich Walter Heine, que participa dos projetos de música e dança da escola, e para os integrantes do grupo de teatro da ONG Ser Cidadão
A partir de segunda-feira, 26/05, devido à realização do Rio2c, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes do evento, mediante credenciamento ou ingresso . Retornamos com nossas atividades no dia 05/06/2025 A Biblioteca Municipal Ziraldo também estará temporariamente fechada ao público
O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas
PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social . DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos