Ira gershwin nasceu em 06 de dezembro de 1896, alguns anos antes de seu irmão, George Gershwin que nasceu no dia 26 de setembro de 1898, em Nova Iorque. Juntos eles criaram algumas das músicas mais importantes do século XX. George passou a se interessar pela música quando assistiu a apresentação de violino de um de seus amigos. Seus pais compraram um piano para que seu irmão Ira Gershwin começasse a tocar, mas foi George que tomou conta do instrumento.
Aos 15 anos, George conseguiu seu primeiro emprego como músico e começou a fazer sucesso. Trabalhou na Aeolian Company and Standard Music Rolls, onde produziu vários rolos para piano com seu nome e usando pseudônimos. Em 1924, George compôs sua primeira grande obra: Rhapsody in Blue, para orquestra e piano.
Mas sua mais ambiciosa obra viria em 1935, com Porgy and Bess. Introduzida pelo próprio Gershwin como uma “ópera folk”. É considerada a ópera americana mais importante do século XX. A obra combina elementos da música popular, que foi fortemente influenciada pela música negra, ópera e recitais.
Gershwin foi indicado para um Oscar, por "They Can't Take That Away From Me", com letra escrita por Ira para o filme de 1937 Shall We Dance. O compositor faleceu jovem, nesse mesmo ano, em 1937.
Não perca a montagem de Porgy and Bess com a Compania OID Opera, da Argentina, eles se apresentam na Cidade das Artes nos hoje, às 21h, e, amanhã às 19h.
As propostas e os documentos de habilitação devem ser entregues em setembro, na Cidade das Artes A Fundação Cidade das Artes está com um edital de chamamento público aberto para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que elabore projetos e capte recursos, através da Lei Rouanet, para os projetos do maior complexo cultural do Rio . Essa parceria entre o poder público e a OSC apoiará as atividades culturais e de infraestrutura do espaço e permitirá a promoção da democratização do acesso da população à cultura
Seleção para empresa interessada na utilização de “Bistrô” e “Cafeteria da Grande Sala” está aberta até 18/09 A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, está em busca de um novo restaurante, que ofereça uma experiência gastronômica especial aos seus visitantes, para ocupar o Bistrô e a Cafeteria da Grande Sala . O edital para o uso desses locais está aberto até o dia 18/09
FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP
Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .
INTEGRIDADE É AGIR COM ÉTICA TODOS OS DIAS Veja como colocar isso em prática: - Trate todas as pessoas com respeito e cortesia - Evite qualquer conflito de interesse - Não aceite presentes, favores ou vantagens indevidas - Use os recursos públicos com responsabilidade e zelo - Combata o assédio e outras condutas abusivas - Seja transparente e preste contas das suas ações - Mantenha uma conduta ética também nas redes sociais .
A Biblioteca Municipal Ziraldo e a Bilheteria estarão temporariamente fechadas ao público de 18/06 a 27/06/25 Retornamos com nossas atividades no dia 28/06/25 . Agradecemos pela compreensão
A Cidade das Artes recebeu, nesta terça-feira (10/06), cerca de 40 jovens de Santa Cruz, na Zona Oeste, para participarem do projeto Visita Guiada, que conta a história do maior complexo cultural do Rio . A atividade teve o apoio da Ternium (maior siderúrgica da América Latina) e foi voltada para um grupo de alunos do Colégio Estadual Erich Walter Heine, que participa dos projetos de música e dança da escola, e para os integrantes do grupo de teatro da ONG Ser Cidadão
A partir de segunda-feira, 26/05, devido à realização do Rio2c, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes do evento, mediante credenciamento ou ingresso . Retornamos com nossas atividades no dia 05/06/2025 A Biblioteca Municipal Ziraldo também estará temporariamente fechada ao público
O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas
PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social . DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos