Fundação Cidade das Artes

Notícias » O glamour italiano

Abril de 2014

dia 07, Segunda

O glamour italiano

Após a Segunda Guerra Mundial a Itália era um país devastado e foi pela sua tradição em design, na fabricação de tecidos excelentes e do corte preciso que o país viu um caminho de reconstrução.

Impulsionada pelo Plano Marshal, que visava recuperar os países europeus no pós-guerra, a tradição têxtil italiana renasceu forte. A fantástica fabricação de tecidos alinhada à técnica do corte simples e perfeito, somadas ao grande apuro estético italiano promoveram o ressurgimento da indústria da moda na Itália.

O design italiano remonta ao período que vai do século XI ao XVI, quando o desenvolvimento artístico atingiu seu grau máximo e a Itália era referência cultural na Europa. Florença, Milão, e Vicenza produziam sapatos, chapéus, cosméticos, joias e tecidos finos.

Essa tradição fez com que a Itália encontrasse seu caminho no pós-guerra.

Em 1951, o Marques Giovani Giorgini fez o primeiro desfile de alta costura na Itália e a qualidade da matéria prima, a criatividade e o corte, associados aos preços mais baixos do que da moda francesa, levaram Milão ao ponto de Capital Mundial da Moda.

As Irmãs Fontana, da Sorelle Fontana, a primeira casa de moda da Itália, vestiram princesas, filhas de chefe de estado, a própria Jackeline Kennedy e as estrelas do cinema americano, como Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Ava Gardner, que ilustra a matéria com um dos vestidos feitos para ela pelas Fontana.

O país está fortemente associado à moda e ao estilo. Das grandes grifes mundiais, muitas delas são italianas, como Gucci, Prada, Salvatore Ferragamo, Vesace, Bulgari, Fendi, Armani, Dolce & Gabbana e por aí vai.

A partir de amanhã, você vai poder conferir todo o requinte e o luxo da moda da Itália, do pós-guerra até os dias de hoje, na exposição Italian Glamour, que ocupará o Salão Principal da Grande Sala até o dia 06 de julho, aberta à visitação das 10h às 18h.

Não perca, a entrada é franca!

Demais notícias

Julho de 2025

dia 10
Quinta

Você conhece o Programa Carioca de Fomento à Integridade Pública ?

FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 09
Quarta

Está com um dilema sobre CONDUTA ÉTICA ?

Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 08
Terça

Integridade | Conheça o código de integridade dos agentes públicos da Prefeitura do Rio

  INTEGRIDADE É AGIR COM ÉTICA TODOS OS DIAS  Veja como colocar isso em prática: -  Trate todas as pessoas com respeito e cortesia -  Evite qualquer conflito de interesse - Não aceite presentes, favores ou vantagens indevidas - Use os recursos públicos com responsabilidade e zelo - Combata o assédio e outras condutas abusivas - Seja transparente e preste contas das suas ações - Mantenha uma conduta ética também nas redes sociais     .

[+] leia mais

Junho de 2025

dia 18
Quarta

Funcionamento da Cidade das Artes durante o Energy Summit

A Biblioteca Municipal Ziraldo e a Bilheteria estarão temporariamente fechadas ao público de 18/06 a 27/06/25 Retornamos com nossas atividades no dia 28/06/25 .   Agradecemos pela compreensão

[+] leia mais

Junho de 2025

dia 10
Terça

Jovens de Santa Cruz participam de visita guiada à Cidade das Artes

A Cidade das Artes recebeu, nesta terça-feira (10/06), cerca de 40 jovens de Santa Cruz, na Zona Oeste, para participarem do projeto Visita Guiada, que conta a história do maior complexo cultural do Rio . A atividade teve o apoio da Ternium (maior siderúrgica da América Latina) e foi voltada para um grupo de alunos do Colégio Estadual Erich Walter Heine, que participa dos projetos de música e dança da escola, e para os integrantes do grupo de teatro da ONG Ser Cidadão

[+] leia mais

Maio de 2025

dia 12
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes durante o RIO2C

A partir de segunda-feira, 26/05, devido à realização do Rio2c, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes do evento, mediante credenciamento ou ingresso . Retornamos com nossas atividades no dia 05/06/2025 A Biblioteca Municipal Ziraldo também estará temporariamente fechada ao público

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 24
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes no período de Carnaval 2025

O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 04
Terça

Inscrições para Formação de Plateia

PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA  O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social .   DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos

[+] leia mais

Dezembro de 2024

dia 16
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes | Fim de Ano 2024/2025

Atenção! Informamos que os espaços internos e externos da Cidade das Artes estarão fechados de 23 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025 . Lembramos que os ensaios fotográficos também estarão suspensos nesse período

[+] leia mais

Novembro de 2024

dia 01
Sexta

Programação especial em comemoração ao Novembro Negro

A Cidade das Artes está com uma programação especial para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) . As ações comemorativas do mês Novembro Negro, de valorização dos movimentos sociais antirracistas, incluem peça teatral, lançamento de livro, apresentação de canto e dança ambientada com o tema África, espetáculos de companhia de dança afro contemporânea, show dos Golden Boys – Pais e Filhos e evento multicultural de performance com artistas drags e negras do Rio de Janeiro

[+] leia mais