Fundação Cidade das Artes

Programação » Expo Mulheres Brilhantes e Urbanus & Naturae

Evento Encerrado

Expo Mulheres Brilhantes e Urbanus & Naturae



“É possível, numa dada situação, inverter papéis de homens e mulheres e chegar ao mesmo resultado?”, provoca a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie em um dos seus livros sobre igualdade de gênero. A 15ª Mostra Cultural da Escola Pedra da Gávea homenageia mais de 20 mulheres através de seus trabalhos, de suas produções e dos elementos que elas se apropriaram de forma tão verdadeira. A mostra “Mulheres Brilhantes” reflete como as crianças do infantil ao fundamental produziram culturas e pensamentos a partir das histórias de vida de diversas mulheres brilhantes e, assim, foram capazes de explorar a natureza, o céu, a música, a culinária regional, o pensamento sustentável, a palavra, o movimento e muito mais. Esse encontro promete promover reflexões e abrir caminhos para a criação, imaginação, expressão e ação através de oficinas, exposições, observações, jogos e apresentações. Afinal, o que é ser uma mulher brilhante? Para nós é não se limitar ao que lhe foi socialmente atribuído, é ter a coragem de ir além, em busca dos seus sonhos e desejos mesmo com todas as adversidades. Ser uma mulher brilhante é estar à frente de seu tempo e ter transformado o mundo de um jeito único, especial e tocante.


Ao todo, a Escola Pedra da Gávea investigou o trabalho de 24 mulheres de raízes e origens completamente diferentes, desde a cantora e compositora Elza Soares, passando pela poetisa Cecília Meirelles, pela aviadora Ada Rogato, até a jogadora de futebol Marta da Silva. Outras mulheres, cujas vidas, orientaram o pensar das crianças foram estas: Lygia Clark, Graziela Maciel Barroso, Cora Coralina, Duilia Mello, Nadia Comaneci, Simone Biles, Daiane dos Santos, Maria Felipa de Oliveira, Millo Castro Zaldarriaga, Chiquinha Gonzaga, Niède Guidon, Ana Botafogo, Fê Cortez, Maria Lenk, Thaisa Bergmann, Carmem Miranda, Zuzu Angel, Margaret Mee, Bertha Becker, Dira Paes, Amelie Earhart, Coco Channel, Billy Jean e Serena Williams.


Cada mulher brilhante inspirou as crianças a escolherem focos de investigação para o desenvolvimento de projetos que serão apresentados através de oficinas. O deslumbramento da astrônoma Duilia de Mello pelo céu foi o ponto de partida para a criação da oficina “Areia Lunar”. Já as obras sensoriais e o entendimento de que o toque e a arte estão intrinsecamente conectados da artista plástica Lygia Clark inspirou a oficina “O que você sente?”. As ilustrações botânicas em guache da flora amazônica de Margaret Mee, por outro lado, inspiraram as crianças do 1º ano do fundamental a desenvolverem um projeto de horta com mudas de bromélia, orquídea, helicônia, feijão e açucena, sendo todas registradas em um Sketchbook. As descobertas da arqueóloga Niède Guidon transportaram as crianças para um outro mundo e as levaram a explorar a luz e a sombra montando a oficina “Luz, sombra e descobertas” que propõe uma escavação na caverna. No dia 6 de outubro na Cidade das Artes será possível encontrar essas e muitas outras oficinas. Venham Conferir!

 

Mostra Cultural "Mulheres Brilhantes" apresenta:

Urbanus & Naturae



Ronald Munk cresceu em meio a rolos de filmes, papel fotográfico e câmara escura. Sua mãe foi a primeira mulher fotógrafa profissional no Rio de Janeiro.

Começou a fotografar aos 10 anos e a partir de então, onde estivesse, mesmo durante sua carreira de executivo, a fotografia sempre fez parte de sua história.

Agora ela torna-se protagonista - traduzindo a forma como vê e sente o mundo.

A mostra Urbanus & Naturae exibe um recorte de sua percepção estética do cotidiano urbano, com foco na geometria da arquitetura e nas formas sinuosas dos manequins, e sua interpretação pictórica de elementos da natureza.

Site:  https://ronaldmunk.wixsite.com/munkfoto




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

06/10/18

Horários

Sábado - 10h às 14h

 

Confirme sua presença:

pdg@escolapedradagavea.eco.br

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes Bibi Ferreira

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais