Fundação Cidade das Artes

Programação » Rodrigo Vila & Pedro Bittencourt | Saxofones | Temporada de Câmara

Evento Encerrado

Rodrigo Vila & Pedro Bittencourt | Saxofones | Temporada de Câmara



Os saxofonistas Pedro Bittencourt (Brasil, 1975) e Rodrigo Vila (Espanha, 1977) se juntaram para oferecer um concerto para sax solo, duo com repertório internacional e a participação especial do Conjunto de Sax da UFRJ num trio. No programa de tirar o fôlego, teremos obras do espanhol Mauricio Sotelo, dos brasileiros Alexandre Lunsqui e Martin Herraiz, além do coreano Ysang Yung.

 

PROGRAMA:

 

Muros de dolor (2005) 5’

Mauricio Sotelo (Espanha, 1961)

Sax tenor solo

 

Liebeslied (1997) 11’

Mauricio Sotelo (Espanha, 1961)

Sax tenor solo

 

After Telluris II (2018) 5’

Alexandre Lunsqui (Brasil, 1969)

Sax barítono solo

 

Duas elegias para a democracia (2017) 8’ *

Martin Herraiz (Brasil, 1980)

Sax soprano, sax alto sax barítono

 

Inventionen (1983-1984) 14’

Ysang Yung (Coréia, 1917-1995)

Duo de saxes soprano

 

Participação de Paulo Vinícius Felix/Conjunto de Sax da UFRJ.

 

Rodrigo Vila (1977, Vigo, Espanha) começou os estudos de música no Conservatório da sua cidade aos 8 anos. Continuou os estudos com bolsas do Ministério da Educação Francês e do Conselho de Província Pontevedra, no Conservatório Nacional de Bordeaux, França, onde estudou na renomada classe internacional de saxofones com Jean-Marie Londeix e Marie-Bernadette Charrier. Ao mesmo tempo, fez cursos de musicologia e filosofia. Em 2001 ele recebeu por unanimidade a medalla de ouro da cidade de Bordeaux na categoria saxofone, e no ano seguinte em música de câmara contemporânea, com menção especial do juri. Ganhou o segundo prêmio na Competição internacional do Mediterrâneo em Cartagena (Espanha), e o primeiro prêmio na competição de música de câmara de Montserrat Alavedra em Terrassa, Espanha.

Desde 2004 é professor do Conservatório Superior de Música e Dança das Ilhas Balneares, Espanha. Seus estudantes têm se destacado individualmente e em diversas formações de câmara nas mais renomadas competições internacionais. Desde que o Estúdio de Mallorca foi fundado, o seu projeto pedagógico ganhou mais de 45 prêmios, se tornando um dos modelos no ensino do saxofone.

Já se apresentou como solista e conferencista em diversas classes, como nos Conservatórios de Vienna, Bordeaux, Zurich, Basel, Colônia, Frankfurt, Rochester, Osaka, Pequim, Sidney, Rio de Janeiro, Bankok, Kuala Lumpur, Singapure, Buenos Aires, Lima, Havana, La Paz, Calgary, Natchitoches, Marquette, Conway, Changde, Osnabrück, Aveiro, Vigo, Alicante, Oviedo, Bilbao, Ibiza, Burgos e Santiago de Compostela.

A sua influência internacional é reconhecida pela sua participação como membro do júri do 5° Concurso Internacional de Saxofone de Nantes (França) e no 4° Concurso Internacional Jean-Marie Londeix em Bankok.

 

 

 

Pedro Bittencourt (Rio de Janeiro, 1975) é saxofonista, professor e pesquisador dedicado à música de concerto e contemporânea. Se apresentou em diversos festivais no Brasil, México, Chile, Cuba, Canadá, França, Alemanha, Suíça, Portugal, Espanha, Grécia, Eslovênia e China. Professor adjunto de saxofone do Departamento de Sopros da UFRJ. Professor/pesquisador do Mestrado Acadêmico (PPGM) e do Mestrado Profissional (PROMUS). Líder do Grupo de Pesquisa Performance Hoje. Coordenador da Linha de Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos do PPGM da Escola de Música da UFRJ. Diretor do Conjunto de Sax da UFRJ.

Doutor em Estéticas, Ciências e Tecnologias das Artes/Música pelo CICM (Centro de Informática e Criação Musical), na Universidade de Paris 8, França. Sua pesquisa sobre músicas mistas para saxofones teve a orientação do compositor argentino Horacio Vaggione e contou com uma bolsa de estudos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal. Mestrado (DEA Arts et Societés Actuelles/Musique) na Universidade de Bordeaux 3, França, sobre o Orestes de Iannis Xenakis. Fundador, diretor e saxofonista do ABSTRAI ensemble (música de câmara contemporânea). Artista residente no ZKM, Instituto de Música e Acústica em Karlsruhe, Alemanha, onde criou o projeto multimídia Ondas Segundo Poetas e gravou o CD ENLARGE YOUR SAX pelo selo alemão Wergo. Estudos de saxofone e música de câmara contemporânea no Conservatório Nacional de Bordeaux, França, classe de Marie-Bernadette Charrier (Diplôme d’Etudes Musicales e Perfectionnement). Segundo Grau no Colégio de São Bento, Rio de Janeiro. Iniciou os estudos de saxofone com Mecenas Magno aos 10 anos de idade. Pedro Bittencourt toca saxofones Selmer (sopranino, soprano, alto, tenor, barítono e baixo) com boquilhas e palhetas Vandoren.




Música

Informações Gerais

Datas

01/12/18

Horários

Sábado - 20h

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Preços

Meia : R$ 20,00

Inteira : R$ 40,00

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais