Fundação Cidade das Artes

Programação » Trio Mignone | Temporada de Câmara

Evento Encerrado

Trio Mignone | Temporada de Câmara



TRIO MIGNONE

 

Afonso Oliveira, flauta
Ricardo Santoro, violoncelo
Miriam Grosman, piano

 


O Trio Mignone foi criado em 2002 com o objetivo de promover o registro inédito em CD de duas belíssimas obras do Maestro Mignone: os Trios para flauta, violoncelo e piano. Lançado em 2006 na Sala Cecília Meireles, o CD obteve a condecoração máxima de 5 diapasons da prestigiosa Revista “Diapason”.


Devido à grande afinidade entre os músicos, todos profissionais da Escola de Música da UFRJ, o Trio Mignone vem mantendo ao longo desses anos, uma trajetória constante de apresentações nas principais salas de concertos do Brasil. Com grande receptividade do público e da crítica especializada, o Trio tem como um dos seus principais objetivos a divulgação da música brasileira de concerto, em especial a de Francisco Mignone.


AFONSO OLIVEIRA (flauta)


Graduou-se em flauta na Escola de Música da UFRJ e concluiu o mestrado na mesma instituição, onde leciona desde 1999. Estudou flauta e interpretação musical com grandes professores do cenário musical brasileiro como Eduardo Monteiro, Celso Woltzenlogel e Noel Devos. Atuou em diversas formações instrumentais, dentre elas a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica da UFRJ. Dedicou-se à performance da música barroca com participação em diversas apresentações com o grupo “Brasil Barroco – coro e orquestra”, com o conjunto instrumental “Núcleo XVIII”, dirigido pelo cravista Marcelo Fagerlande, além de ter se apresentado como solista da Suíte nº2 - BWV 1067 - de J. S. Bach com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. É integrante do Trio Mignone, grupo que já recebeu diversos artigos elogiosos da crítica especializada, com o qual gravou o CD “Francisco Mignone – obras para flauta, violoncelo e piano. Apresenta-se com regularidade em importantes salas de concertos do Rio de Janeiro.


RICARDO SANTORO (violoncelo)


Iniciou seus estudos musicais com seu pai, o contrabaixista Sandrino Santoro. É Mestre pela UFRJ e violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Como solista, se apresentou à frente de várias orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica Brasileira por quatro vezes. Faz parte dos conjuntos: Duo Santoro (violoncelos), Trio Aquarius (piano, violino e violoncelo), Trio Mignone (piano, flauta e violoncelo), e Harmonitango (piano, gaita e violoncelo), com os quais se apresenta regularmente por todo o Brasil. Com o prestigiado Duo Santoro, já se apresentou no famoso Carnegie Hall de Nova York e lançou o CDs “Bem Brasileiro” e “Paisagens Cariocas”. Gravou também os CDs “Trios Brasileiros” e “Peace to thecity”, com o Trio Aquarius; “Francisco Mignone - Obras para flauta, violoncelo e piano”, com o Trio Mignone; e “Harmonitango”, com o Harmonitango. É responsável pela primeira audição mundial de obras de
alguns dos maiores compositores brasileiros, tais como Edino Krieger, João Guilherme Ripper, Ronaldo Miranda, Villani-Côrtes, Ricardo Tacuchian, entre outros.


MIRIAM GROSMAN (piano)


Doutora em Artes Musicais (DMA), título concedido pela Catholic University of América, em Washington DC, é também Mestre em Música pela UFRJ. Professora Titular da UFRJ, realiza Master Classes e Cursos voltados para aspectos didáticos e interpretativos. Vários de seus ex-alunos vêm se destacando como intérpretes e professores, no cenário musical nacional e internacional. Paralelamente à docência, desenvolve atividade artística relevante como solista e camerista, com apresentações no Brasil, Portugal, Espanha, Áustria, Itália e Estados Unidos, onde o repertório apresentado no exterior, assim como o de alguns de seus CDs, contempla em especial a música brasileira para piano. Integra o Trio Francisco Mignone com o violoncelista Ricardo Santoro e o flautista Afonso Oliveira, com gravações que incluem os dois trios inéditos do compositor para esta formação. Sobre a interpretação dos 6 Estudos Transcendentais de Francisco Mignone, Carlos Dantas declara: “a pianista Miriam Grosman nos dá uma versão que prima pela dinâmica filigranada, pela conduta técnica dominada senhorilmente. Performance nota 10”. (Tribuna da Imprensa, 3 de maio de 2006).

 

 


TRIO MIGNONE


Afonso Oliveira, flauta
Ricardo Santoro, violoncelo
Miriam Grosman, piano


Programa Cidade das Artes, 1 de setembro

FRANCISCO MIGNONE   -   TRIO nº 1
L. van BEETHOVEN   -   TRIO WoO 37 EM SOL MAIOR
C. M. von WEBER   -   TRIO Op. 63 EM SOL MENOR




Música

Informações Gerais

Datas

01/09/18

Horários

Sábado - 20h 

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Preços

Inteira : R$ 40,00

Meia : R$ 20,00

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais