O Grupo Decolei, especializado no Desenvolvimento Coletivo de Educação Inclusiva, vai apresentar, no dia 25 de agosto, a palestra “Cuidar de quem cuida”, oferecida para apoiar pais, responsáveis e cuidadores de crianças e jovens com deficiência e necessidades especiais.
As expectativas que envolvem o desejo de ter um filho envolvem, muitas vezes, o planejamento de como será essa criança e quais características físicas e psicológicas marcam sua presença na dinâmica familiar. Quando falamos de um filho com deficiência, o medo, a raiva, a culpa e outros sentimentos podem fazer parte do repertório de emoções no período pré e pós-natal. Reconhecer e aceitar a condição do filho por mais difícil que seja é necessário para que os vínculos sejam fortalecidos.
Para cuidar de alguém, é necessário cuidar de si mesmo, suprir as próprias necessidades, reconhecer suas limitações e dores. Dentro desta proposta, o grupo de educadores tem o propósito de desenvolver práticas inovadoras na educação inclusiva, voltada para professores engajados que desejam impactar a relação ensino/aprendizagem através de modelos concretos de educação alternativa.
Na palestra, viremos abordar os temas que circundam o acompanhamento de pessoas com necessidades especiais e deficiência, o meio das relações como se desenvolvem, e a importância de buscar vias de expressão emocional e suporte para lidar com a enorme gama de situações vividas. Durante a atividade, as crianças e adolescentes que vierem na companhia de seus pais, serão bem-vindos e poderão participar das oficinas de brinquedos com sucatas, contação de histórias e oficina de artes coordenadas por nossa equipe de psicopedagogas: Ana Claudia Rente e Joyce Fernandes.
Convidadas: Gisele Baptista e Catarina Pereira
Atividade infantil: Ana Claudia Rente e Joyce Fernandes
PALESTRANTES

Gisele Baptista é psicóloga escolar, possui formação em Educação Parental e atua no contexto clínico, com especialização em Educação Especial e Inclusiva. É mestranda em Educação Especial pela Universidade Fernando Pessoa Portugal.

Catarina Pereira é pedagoga com especialização em psicopedagogia, foi coordenadora de equipe do Instituto Helena Antipoff da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e responsável pela formação de professores.