Interlocuções | Psicanálise e Literatura
Há quatro anos a psicanalista Gilda Pitombo Mesquita, desenvolve o projeto “Interlocuções: Psicanálise e Literatura”, dentro da Cidade das Artes com a finalidade de dialogar com os outros saberes e transmitir a Psicanálise para quem desejar.
Em 2015 estudamos Shakespeare - Hamlet, em 2016 trabalhamos a questão do Estranho no Homem da Areia de Hoffman e posteriormente Marguerite Duras com o livro "Deslumbramento de Lol V Stein" para aprofundarmos o estudo em direção à estrutura psicótica. Ao longo de 2017 reiniciamos o projeto estudando James Joyce, "Um retrato do artista quando jovem". Em 2018, o tema que está sendo abordado pelo grupo é: Colóquios sobre A Divina Comédia, de Dante Alighieri |“Deixai toda esperança, vós que entrais” (esta inscrição está na porta do Inferno).
SOBRE O TEMA
“Considerações Psicanalíticas sobre a inspiração no processo criativo” é o tema da palestra do psicanalista Jeremias Ferraz que se propõe a abordar o conceito da inspiração no contexto do desenvolvimento artístico e terá o museólogo e artista visual Victor Arruda como comentador.
Para Jeremias Ferraz, poucas vezes o tema foi abordado por psicanalistas de forma sistemática. O conceito de inspiração está relacionado à Pulsão que foi objeto do livro “Pulsão e Libido”, publicado em 2000 pelo psicanalista. Desde então, Ferraz se dedica a tratar o assunto em artigos, cursos e conferências. A reunião científica servirá para oferecer uma abordagem específica para a questão.
“Em princípio, procuro diferenciar dos conceitos de dom e de talento e estabelecer uma relação da inspiração com o conceito psicanalítico de sublimação, que é entendido como a condição fundamental para a criatividade. Em seguida, procuro relacionar a inspiração com conceitos consagrados da técnica psicanalítica e com os mecanismos do sonho conforme foi estabelecido pela psicanálise”, diz Jeremias Ferraz.
Para se aproximar do tema, o psicanalista faz referência a depoimentos de artistas como Camões, Picasso, Chico Buarque, Aldir Blanc, João Cabral de Melo Neto, Manuel de Barros e outros. Além disso, aborda as relações da inspiração com a religião. “Finalmente, de posse destes elementos, estabeleço algumas características da inspiração: é necessária uma mente disponível; é algo que ‘entra’ na mente; é repentina; é imprevisível; produz uma satisfação; guarda uma relação com a religião; é a tradução latina para ‘entusiasmo’”.
SOBRE Jeremias Ferraz
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora(1970), especialização em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971) e doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor da Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria. Atuando principalmente nos seguintes temas: Grafitos, Moeda, Dinheiro, Psicanálise.
SOBRE Victor Arruda
Artista Plástico, hoje está exibindo no MUSEU DE ARTE MODERNA do RIO, até 30 de Setembro, uma RETROSPECTIVA de seus trabalhos, com mais de cem obras, abrangendo o período que vai do começo da década de 70 a 2018.
O jornal O Globo e a revista Veja-Rio selecionaram esta exposição como uma das melhores de 2018, até agora. O artista tem realizado muitas exposições individuais e participado de importantes mostras coletivas em galerias e museus do Brasil e do exterior. Septuagenário, continua em plena produção e contente da vida.
Foto: Carla Marins