Fundação Cidade das Artes

Programação » Projeto Interlocuções: Psicanálise e Literatura | Palestra

Evento Encerrado

Projeto Interlocuções: Psicanálise e Literatura | Palestra



Interlocuções | Psicanálise e Literatura 


Há quatro anos a psicanalista Gilda Pitombo Mesquita, desenvolve o projeto “Interlocuções: Psicanálise e Literatura”, dentro da Cidade das Artes com a finalidade de dialogar com os outros saberes e transmitir a Psicanálise para quem desejar.

Em 2015 estudamos Shakespeare - Hamlet, em 2016 trabalhamos a questão do Estranho no Homem da Areia de Hoffman e posteriormente Marguerite Duras com o livro "Deslumbramento de Lol V Stein" para aprofundarmos o estudo em direção à estrutura psicótica. Ao longo de 2017 reiniciamos o projeto estudando James Joyce, "Um retrato do artista quando jovem". Em 2018, o tema que está sendo abordado pelo grupo é: Colóquios sobre A Divina Comédia, de Dante Alighieri |“Deixai toda esperança, vós que entrais” (esta inscrição está na porta do Inferno).

 

SOBRE O TEMA

“Considerações Psicanalíticas sobre a inspiração no processo criativo” é o tema da palestra do psicanalista Jeremias Ferraz que se propõe a abordar o conceito da inspiração no contexto do desenvolvimento artístico e terá o museólogo e artista visual Victor Arruda como comentador.  

 

Para Jeremias Ferraz, poucas vezes o tema foi abordado por psicanalistas de forma sistemática. O conceito de inspiração está relacionado à Pulsão que foi objeto do livro “Pulsão e Libido”, publicado em 2000 pelo psicanalista. Desde então, Ferraz se dedica a tratar o assunto em artigos, cursos e conferências. A reunião científica servirá para oferecer uma abordagem específica para a questão. 

 

“Em princípio, procuro diferenciar dos conceitos de dom e de talento e estabelecer uma relação da inspiração com o conceito psicanalítico de sublimação, que é entendido como a condição fundamental para a criatividade. Em seguida, procuro relacionar a inspiração com conceitos consagrados da técnica psicanalítica e com os mecanismos do sonho conforme foi estabelecido pela psicanálise”, diz Jeremias Ferraz. 

 

Para se aproximar do tema, o psicanalista faz referência a depoimentos de artistas como Camões, Picasso, Chico Buarque, Aldir Blanc, João Cabral de Melo Neto, Manuel de Barros e outros. Além disso, aborda as relações da inspiração com a religião. “Finalmente, de posse destes elementos, estabeleço algumas características da inspiração: é necessária uma mente disponível; é algo que ‘entra’ na mente; é repentina; é imprevisível; produz uma satisfação; guarda uma relação com a religião; é a tradução latina para ‘entusiasmo’”.

 

SOBRE Jeremias Ferraz




Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora(1970), especialização em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971) e doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor da Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria. Atuando principalmente nos seguintes temas: Grafitos, Moeda, Dinheiro, Psicanálise.

 









SOBRE Victor Arruda
 

  
Artista Plástico, hoje está exibindo no MUSEU DE ARTE MODERNA do RIO, até 30 de Setembro, uma RETROSPECTIVA  de seus trabalhos, com mais de cem obras, abrangendo o período que vai do começo da década de 70 a 2018.

O jornal O Globo  e a revista Veja-Rio selecionaram esta exposição como uma das melhores de 2018, até agora. O artista tem realizado muitas exposições individuais e participado de importantes mostras coletivas em galerias e museus do Brasil e do exterior. Septuagenário, continua em plena produção e contente da vida.


Foto: Carla Marins
 




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

18/08/18

Horários

Sábado - 18h 

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

16 Anos

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais