Fundação Cidade das Artes

Programação » Oficina de Percussão I DuRio

Evento Encerrado

Oficina de Percussão I DuRio



A ideia de montar a Oficina DURIO de percussão surgiu no final de 2015, com o objetivo de ser a única oficina de percussão da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro a oferecer a oportunidade de aprendizado musical e da experiência de tocar, em grupo, ritmos como: samba, reggae, regional, funk, frevo, rock e marchinha, usando instrumentos tradicionais das escolas de samba.

Acreditamos na ideia de uma enorme demanda e interesse do público pela música, que não seja somente escutar canções e assistir a shows, mas efetivamente participar, tocar, se apresentar e explorar a musicalidade que existe em todos nós!

A ideia vem dando certo.

Nesses últimos anos, lecionamos mais de 150 aulas, desfilamos três vezes em formato de bloco pelas ruas do condomínio Novo Leblon, com nossos alunos tocando e um cortejo com quase 1.000 foliões, fizemos mais de 10 eventos de apresentação pública dos alunos, integramos a bateria show da Oficina Du Rio com a Banda Du Rio na abertura de dois desfiles em pleno domingo de carnaval no posto 6/ praia de Copacabana, além de assistirmos mais de 100 alunos passarem pela nossa sala de aula e muitos deles saírem pelas ruas do Rio, desfilando nos diversos blocos de carnaval.


Integrantes

Após 15 anos integrando a Banda do Monobloco Show, Igor Araújo, Leo Saad, Marcos Feijão e Mestre Maurão criaram, junto com outros grandes amigos e músicos do cenário da batucada e do Carnaval de rua do Rio, a Banda DU RIO, que mantém sua atividade por todo o país, interpretando clássicos da folia misturados com canções do pop nacional e internacional.

A Banda Du Rio, em parceria com Felipe Decourt, músico amador, amante do samba de roda e do carnaval carioca de rua, montou a Oficina Du Rio de Percussão, a primeira da Barra da Tijuca com a metodologia de batucada que mudou a cara do Carnaval do Rio, do Brasil e do mundo.


Nossos professores

Igor Araújo tocou com Tim Maia, Geraldo Azevedo, Eduardo Dusek e é ex-integrante do Monobloco. É compositor e produtor musical, autor de trilhas para documentários, peças teatrais e programas de TV

Léo Saad fez parte do grupo carioca Boato, tocou com Pedro Luís e a Parede, é ex-professor da oficina de percussão do Monobloco, e também ex-integrante do bloco. É compositor e produtor musical.

Marcos Feijão é baterista do grupo MPB4 há mais de 20 anos, tocou com o cantor Vinny, Felipe Dylon, Quarteto Jobim-Morelembaun e ex-integrante do Monobloco. Mestre Maurão é oriundo das Escolas de Samba do Rio de Janeiro onde foi mestre de bateria nos Acadêmicos da Rocinha, do Cubango e da Viradouro. Ex-integrante da banda e da oficina do Monobloco, onde atuou por mais de uma década, girou a Europa dando aulas, onde fez o lançamento de seu novo livro AS BOSSAS DO MESTRE MAURÃO, que traz registros rítmicos das bossas criadas por Mestre Maurão à frente das baterias que comandou.

Mestre Maurão é oriundo das Escolas de Samba do Rio de Janeiro onde foi mestre de bateria nos Acadêmicos da Rocinha, do Cubango e da Viradouro. Ex-integrante da banda e da oficina do Monobloco, onde atuou por mais de uma década, girou a Europa dando aulas, onde fez o lançamento de seu novo livro AS BOSSAS DO MESTRE MAURÃO, que traz registros rítmicos das bossas criadas por Mestre Maurão à frente das baterias que comandou.




Projeto CDA

Informações Gerais

Datas

26/08/21 a 26/02/22

Horários

Turma Iniciante (R$ 180,00)
Quinta-feira, de 18:45h às 19:45h

Turma Avançada (R$ 270,00)
Quinta-feira, de 19:45h às 21:45h

Faça uma aula experimental!

INSCREVA-SE AQUI.

Local

Cidade das Artes

Sala

Sala de Ensaio 3

Classificação Etária

Livre

Redes Sociais

ciadeborahcolker

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais