O grupo nasceu numa reunião de professores do Conservatório Brasileiro de Música em 1996, e ganhou espaço no cenário musical com vibrantes interpretações de um repertório brasileiro e universal de altíssima qualidade. Seu primeiro CD, lançado em 2001, recebeu referências elogiosas da crítica especializada nacional e internacional. Em diversas apresentações, a Camerata vem conquistando a admiração do público e de grandes músicos. O segundo CD obteve indicação ao GRAMMY 2009 na categoria melhor álbum instrumental. "Suítes do Brasil", o terceiro CD, foi lançado em 2016, quando completaram-se 20 anos de atividades ininterruptas.
Neste novo projeto, o DVD "Cordas Clássicas", a Camerata de Violões, que em sua trajetória caracterizou-se por interpretar majoritariamente compositores brasileiros, visita a obra de compositores europeus, como Claude Debussy e Béla Bartók, e latino-americanos, como Alberto Ginastera e Leo Brouwer. Autores que se somam aos brasileiros Heitor Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Henrique Oswald e Eduardo Gatto, integrante do grupo.
Recriadas especialmente para a Camerata - atualmente um octeto de violões de 6, 7 e 8 cordas – estas oito obras de escrita ousada, compostas originalmente para orquestra sinfônica ou quarteto de cordas, ganham novas cores e possibilidades, que recompensam o imenso desafio técnico que sua adaptação e execução representam para o nosso instrumento.
Vivendo uma nova fase, a Camerata de Violões agrega à sua trajetória o fundamental apoio e parceria do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), instituição de excelência que possui um relevante histórico de serviços prestados à sociedade brasileira.
“uma gravação inspiradora, que todos os grupos deveriam se apressar em obter.”
CLASSICAL GUITAR MAGAZINE – Londres
“...a Camerata exibiu trabalho interessantíssimo, acionando com flagrante resultado artístico oito violonistas” Carlos Dantas – TRIBUNA DA IMPRENSA
“...a propósito, o cd é um primor.” Débora Ghivelder – VEJA Rio
“Tivemos um encontro muito bonito aqui em casa. Um encontro de muita musicalidade, mas o que me impressionou na Camerata de Violões foi a família musical compondo. A turma que está com o Paulo, ela está no meio do começo e toca uma música muito linda”. Hermeto Pascoal.
“...a Camerata de Violões tem lugar assegurado no nosso cenário musical.” TRIBUNA DA IMPRENSA
Integrantes:
Artur Gouvêa, Marco Lima, Fabio Nin, Luciano Camara, Eduardo Gatto, Valmyr de Oliveira, Adriano Furtado, Rogério Borda
Foto: Monica Ramalho