SARAU ENGAJADO DO PLÁSTICO BOLHA

Eventos no Rio de Janeiro e em Minas Gerais promovem nova edição do jornal literário, editado por Lucas Viriato.
Na capital carioca, encontros acontecem nos dias26 de junhono Midrash e7 de julho na Cidade das Artes, com entrada franca.
Criado em 2006 por um grupo de estudantes, o jornal Plástico Bolha tornou-se uma das mais respeitadas publicações de literatura do país. Com tiragem atual de 13 mil exemplares, distribuído em 13 estados do Brasil, o jornal chega à 39ª edição mais engajado do que nunca, refletindo sobre o atual momento político do país. Estão lá textos de Peter Pál Pelbart, Tchello d'Barros, Paulo Henriques Britto, Ricardo Aleixo, Antonio Miranda, Gregório Duvivier, Leoni, entre outros.Uma série de eventos marcam o lançamento.
No dia 7 de julho (sábado), outro sarau, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca) celebra o início da parceria do Plástico Bolha com o centro cultural, onde o jornal passa a ser distribuído gratuitamente.A ideia é fazer uma leitura conjunta, com autores e pessoas do público. Estão previstos, ainda, lançamentos em Juiz de Fora e em Tiradentes (MG).
A nova edição do Plástico Bolha destaca-se pela reunião de textos de forte impacto, como resposta à atual situação política do país. Estão lá um artigo inédito do filósofo Peter Pál Pelbart, além de poemas visuais de Tchello d'Barros. Dividem o espaço também poetas consagrados, como Paulo Henriques Britto, Ricardo Aleixo e Antonio Miranda, e autores debutantes, como Geovani Martins e Gregório Duvivier. O músico Leoni estreia no jornal como poeta e imagens a partir de obras da pintora Marina Rheingantz embelezam a edição.
É possível colaborar com o projeto Plástico Bolha na plataforma de financiamento coletivo Apoia.se: https://apoia.se/plasticobolha.
SOBRE O PLÁSTICO BOLHA
Criado em 2006 por alunos do curso de Formação do Escritor da PUC-Rio, o jornal de literatura Plástico Bolha é hoje uma vitrine multimídia que se apresenta através de diferentes plataformas físicas e digitais. Com tiragem de 13.000 exemplares e distribuído em 13 estados do Brasil, o Plástico Bolha já publicou cerca de 500 autores apenas no jornal impresso — além de outras centenas em suas mídias virtuais — formando uma lista que continua crescendo, apresentando lado a lado autores inéditos e já consagrados. Com antologias lançadas em livros, textos publicados diariamente na internet e eventos culturais organizados pela equipe, o Plástico Bolha está sempre em busca das mais diversas formas de comunicação, atuação poética e divulgação da literatura. Em 2015, o projeto desdobrou-se na exposição Poesia Agora, que atraiu cerca de 200 mil pessoas ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Em 2017, a Caixa Econômica Federal assumiu o patrocínio da exposição, que foi exibida na CAIXA Cultural Salvador, de 14 de março a 27 de maio, e do Rio de Janeiro, de 10 de junho a 6 de agosto.
Participação musical:

SILVIA CASTRO e PAULO BI.
Silvia é atriz, contadora de histórias, educadora, poeta. Desenvolve há mais de vinte anos projetos diversificados na área leitura e produção de textos. Esteve em Cuba, Colômbia, México representando o Brasil como narradora de contos. Acredita que contar é estar aqui, mas ir além. Conheça seu livro de poemas PRIMEIRO. Acesse o link: https://issuu.com/silviacastrocantaeconta/docs/primeiro
Paulo músico, intérprete, compositor, contador de histórias. A poesia e meio para as suas composições e é ponte para a releitura de poemas, quando coloca música en alguns deles, explorando-lhes a sonoridade e o ritmo. Esteve no Peru, Uruguai, Colômbia divulgando seus trabalhos. Para saber mais, acesse:
www.paulobi.com
Contatos:
21-99968-8257
paulobi@paulobi.com