Fundação Cidade das Artes

Programação » Comida, Diversão e Arte | Plantas alimentícias não convencionais | Receita: Bertalha com Ovos

Evento Encerrado

Comida, Diversão e Arte | Plantas alimentícias não convencionais | Receita: Bertalha com Ovos



Desvendando nosso Jardim: um pouco sobre Plantas alimentícias não convencionais de nossa horta e realização da receita: Bertalha com Ovos

 

No cenário urbano, cada vez mais nos vemos distantes de plantas e espécies que estão ao nosso redor e podem ser utilizadas de maneiras positivas para o nosso dia-a-dia. Venham conhecer um pouco do nosso projeto, reconhecer espécies não convencionais e degustar algumas receitas, tudo isso realizado no espaço da horta, um ambiente ecológico e equilibrado dentro do jardim da Cidade das Artes.

 

 

O projeto Horta das Artes é um programa de educação socioambiental de jovens e adultos que consiste no ensino de teorias e práticas agroecológicas em uma horta comunitária localizada no jardim da Cidade das Artes. Semanalmente, realizamos encontros guiados no espaço com um grupo aberto de voluntários, que trabalham juntos na transformação do gramado em um jardim comestível. A ativação pedagógica desta horta orgânica e biodiversa como um ambiente de aprendizado dinâmico e interdisciplinar possibilita a abordagem de diferentes temas e questões contemporâneas, desde os desafios ambientais que vivenciamos no nosso cotidiano até as possibilidades e alternativas sustentáveis para uma vida mais harmônica e saudável.

Ao longo de um ano e meio foram plantados mais de 50 espécies de legumes, frutas, temperos e verduras em aproximadamente 200 m² de canteiros produtivos. O espaço também conta com o “laboratório”, uma estrutura de madeira projetada como suporte para hortas verticais e que funciona como base para reunião e iniciação das atividades do grupo. Lá construímos uma estação de compostagem com três caixas de tratamento de resíduos orgânicos e um minhocário, equipamentos essenciais para a ciclagem dos nutrientes da horta. Atualmente, o ambiente é capaz de promover diversos serviços ecológicos positivos para o ambiente urbano ao seu redor, tal como um marco para o movimento agroecológico na Zona Oeste.

Dessa maneira, através de ações locais buscamos respostas para as transformações globais que estão em curso. Com o foco em conectar alunos e investigadores a cerca de um espaço comunitário imaginado e cuidado por todos. A ideia é promover esta troca a partir da conscientização socioambiental e do despertar da curiosidade coletiva com atividades lúdicas variadas. Ao mesmo tempo, promovendo a capacitação necessária para a formação de agricultores urbanos, de diferentes idades, gêneros e classes sociais. Por isso, vale lembrar que os êxitos do projeto só foram possíveis graças à aplicação e disposição do grupo de trinta voluntários que se inscreveram para participar das atividades. Pessoas que estavam dispostas a trocar e receber de maneira horizontal para tornarem-se multiplicadores de conhecimento. Juntos, construímos uma grande família, que durante seis meses esteve focada em somar um balanço energético positivo para o planeta.


Convidado: Horta das Artes


ENTRADA GRATUITA




Informações Gerais

Datas

26/06/18

Horários

Terça - 16:00

A atividade foi reagendada para 26/06, anteriormente estava marcada para dia 05/06.

Local

Cidade das Artes

Sala

Sala de Dança

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais