Fundação Cidade das Artes

Programação » Conversa Literária | Literatura e Liberdade

Evento Encerrado

Conversa Literária | Literatura e Liberdade



A Conversa Literária do dia 23/05 será sobre o tema "Literatura e Liberdade" com os escritores convidados Simone Ricco, Tom Farias, Otávio Cesar Jr., Henrique Rodrigues e os atores Jonathan Haagensen e Marcos Aurelio Ribeiro sobre como a Educação, a Arte e a Literatura podem levar à libertação de qualquer tipo de Escravidão. Para tanto, falarão sobre seus livros, projetos, trabalhos que são pra lá de excelentes e vêm fazendo a diferença em vários setores da sociedade.

 

Convidados

 

Henrique Rodrigues - nasceu no Rio de Janeiro, em 1975. É mestre e doutor em Letras pela PUC-Rio e trabalha na gestão de projetos literários no Sesc Nacional. Participou de várias antologias literárias, organizou algumas e é autor de 13 livros, entre poesia, infantis, juvenis romance. Site do autor: www.henriquerodrigues.net  

 

Jonathan Haagensen – nasceu em 1983 na comunidade do Vidigal, é fruto da companhia teatral "Nós do Morro", onde estudou interpretação, canto, cenografia, artes plásticas e dança desde os 15 anos de idade.

Em 2002, ao estrelar o filme brasileiro indicado ao Oscar "Cidade de Deus" com o personagem "Cabeleira", um dos protagonistas do longa de Fernando Meirelles, Jonathan ganhou reconhecimento internacional e sua carreira no cinema não parou mais.

Em 2009, formou, com amigos de profissão, o grupo "Melanina Carioca" e vem se apresentando em todo o Brasil.

Jonathan integra o elenco da nova série O Mecanismo do canal Netflix, e terminou há pouco as filmagens de outras duas séries: Rua Augusta, que estreia em breve no canal TNT e Carcereiros, para a Rede Globo.

 

 

Marcos Aurélio Ribeiro – Ator, diretor, músico, professor do Projeto Curta Escola, desde 2007, levando o cinema para as comunidades e para as escolas para inserir os alunos no mercado de trabalho e Diretor da Cultura Filmes.

 

Otávio Jr – nasceu em 1983, carioca do subúrbio do Rio de Janeiro, ator, performancer-literário, contador de histórias e produtor executivo teatral. Atua no segmento de entretenimento infantil desde 1998. É o coordenador-executivo do Projeto Ler é 10/Leia Favela, desenvolve programas e atividades de promoção de leitura, é pesquisador autodidata de literatura infantojuvenil. Escreve contos, roteiro de história em quadrinhos e poesias infantojuvenis.

 

Simone Ricco - Carioca, professora Mestra em Literaturas Africanas. Atua como articuladora em diferentes frentes da produção cultural negra – literatura. Curadoria, audiovisual e cineclubismo, colaborando com projetos e coletivos que dinamizam a vida cultural na periferia carioca e empreendem ações efetivas para implementar a educação das relações raciais e combate ao racismo.

 

Tom Farias – Jornalista, escritor, crítico literário, biógrafo de Cruz e Souza e Carolina de Jesus, lançado recentemente pela Editora Malê. Recebeu o Prêmio Sílvio Romero de crítica e história literária da Academia Brasileira de Letras (ABL), com o livro Reencontro com Cruz e Sousa (Editora Papa Livro, 1990). Finalista do Prêmio Jabuti/2009 com o livro Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil (Pallas Editora, 2008) é Assessor Especial da Presidência da FAETEC. Especialista em Literatura do século XIX, com destaque para os autores afro-brasileiros.

 

Mediação: Cintia Barreto – Professora, escritora, crítica literária e produtora cultural. Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual André Maurois. Ministra Cursos de Formação para Professores. Atualmente, leciona o Curso Escrita Criativa no SESC em Três Rios e ministra aulas de Literatura na Universidade da Mulher na Universidade Cândido Mendes. Curadora dos projetos Conversa Literária na Cidade das Artes, Poetas do Maurois e da Festa Literária do André Maurois (FLAM).




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

23/05/18

Horários

Quarta - 15h 

Local

Cidade das Artes

Sala

Sala de Ensaio 3

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais