Fundação Cidade das Artes

Programação » Ópera, Bastien und Bastienne | Mozart

Evento Encerrado

Ópera, Bastien und Bastienne | Mozart



Bastien und Bastienne é uma ópera cômica escrita em 1768, quando Mozart tinha apenas doze anos de idade, e uma das primeiras óperas do compositor. É especificamente uma paródia da ópera Le devin du village de Jean-Jacques Rousseau. É, como as óperas desse estilo frequentemente são, amor, traição, um pouco de intriga e um final feliz.

 

Bastienne suspira pelo seu amado Bastien que partiu para a cidade. Enquanto Bastienne pasta o seu gado, Bastien é seduzido pelo brilho e glamour da cidade e, também, de uma donzela abastada. Por recomendação de Colas, o charlatão e mago da aldeia, quando Bastien regressa, Bastienne faz-se difícil de forma tão cruel que o perturbado e desamado Bastien fica à beira do suicídio. Apercebendo-se finalmente do seu amor transcendente, os dois pastores põem de parte a simulação e reafirmam o seu amor mútuo. Resta apenas ao “mago” entoar o terzetto final com o casal feliz, cantando a magia do amor.

 

A montagem da Atlantis Opera Orchestra contará com a direção cênica de Manuel Thomas, figurinos da designer Mia Carvalho, inspirados nas aquarelas de Carlos Julião e do pintor holandês Pieter Godfred Bertichenque que retrataram os usos e costumes do Rio de Janeiro do fim do século XVIII e início do XIX, cenários de Maria Isabel Magalhães e luz de Julia Requião. 

Os diálogos serão em português.


 

 

FICHA TÉCNICA

Direção Musica e Regência: Evandro Rodriguese

Direção Cênica: Manuel Thomas 

Pianista Preparadora: Eliara Puggina

 

Elenco

Bastien: Rodrigo Sammarco, tenor

Bastienne: Chiara Santoro

Mago Colas: Rafael Siano

Mozart: Vittório Gava

 

Equipe Criativa

Tradução: Kristina Michahelles

Legenda: Loren Vandal

Figurino: Mia Carvalho

Execução dos figurinos: Raphael Almeida

Iluminação e produção executiva: Julia Requião

Cenografia: Maria Isabel Magalhães

Assessor de Imprensa: George Patiño

 

Atlantis Opera Orchestra

I Violino: Kelly Davis Moura

Viola: João Reis

Violoncelo: Diogo Moura

Contrabaixo: Matheus Tabosa

Oboé: Ruan Pablo Ribeiro

Trompas: Jhonatas Oliveira, Felipe Alves.

 

Produção: Kether Arts




Música

Informações Gerais

Datas

14/07/18 e 15/07/18

Horários

Sábado - 20h 

Domingo -19h 

Duração

60 Minutos em média

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Preços

Meia: R$ 35,00

Inteira : R$ 70,00

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais