Fundação Cidade das Artes

Programação » Quarteto Brasiliana

Evento Encerrado

Quarteto Brasiliana



QUARTETO BRASILIANA

Wagner Rodrigues, violino

Willian Isaac, violino

Samuel Passos, viola

Paulo Santoro, violoncelo

 

Fundado em 1994 com o nome de Quarteto Continental, em 2006 adota o nome de Quarteto Radamés Gnattali, em homenagem a este grande compositor. Desde 2010, já com a formação atual, assume definitivamente o nome de Quarteto Brasiliana, homenageando assim todos os compositores brasileiros em geral. Um dos mais vibrantes, dinâmicos e versáteis quartetos de sua geração, é constituído por músicos premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, dentre eles o Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita. Atuam também como recitalistas e solistas à frente das principais orquestras do Brasil, América do Sul e Europa.

Já se apresentaram em países como Estados Unidos, Paraguai, Suíça, Alemanha, além de concertos por todo o Brasil, divulgando sempre a música brasileira de concerto. O Quarteto Brasiliana já participou de diversos festivais de música pelo Brasil, tais como o Festival de Música de Domingos Martins, Festival de Música de Petrópolis, além do Panorama da Música Brasileira Atual e da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, estreando diversas obras dedicadas ao quarteto. Foi responsável pela primeira audição no Brasil do Quarteto n° 2 de Alberto Nepomuceno.

Participou também das comemorações do centenário de Lorenzo Fernandez, na Sala Cecília Meireles, em 1999, e de diversas edições do Festival Villa-Lobos apresentando vários de seus quartetos, muitos deles em primeira audição no Brasil.

Convidado pela Funarte, participou do projeto Concertos Didáticos nas Escolas desenvolvendo um intenso programa de atividades pedagógicas, de difusão e concertos em escolas municipais do Rio de Janeiro. Os concertos do Quarteto Brasiliana são gravados e transmitidos com regularidade no programa Partituras da TV Brasil.

Celebrado pelo público e pela crítica por suas interpretações de alto nível artístico, o Quarteto Brasiliana tem sido saudado pelos principais jornais do país como um dos mais conceituados quartetos de cordas brasileiro.

 

 

Quarteto Brasiliana e o classicismo vienense

Com uma trajetória de mais de 20 anos de palco, o Quarteto Brasiliana, ao longo do tempo, vem se especializando na interpretação de compositores brasileiros e latino-americanos. No repertório do concerto serão apresentados o famoso Quarteto Imperador de Haydn, cujo 2º movimento é o tema do hino nacional alemão e um dos últimos quartetos de Beethoven, que podem ser considerados um dos maiores conjuntos artísticos já produzidos por um ser humano.

 

 

Programa: 

J. HAYDN

 

QUARTETO Op.76, nº 3 (Imperador)

Allegro

Poco adagio, cantabile

Menuetto: Allegro

Finale: Presto

 

 

L. V. BEETHOVEN

 

QUARTETO Op. 132

Assai sostenuto- Allegro

Allegro ma non tropo

Molto adagio – Andante

Alla marcia, assai vivace

Allegro appasionato

 




Música

Informações Gerais

Datas

16/06/18

Horários

Sábado - 20h 

Duração

90 Minutos em média

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Preços

Inteira : R$ 40,00

Meia : R$ 20,00

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais