Fundação Cidade das Artes

Programação » A arte e a maneira de abordar seu chefe para pedir um aumento

Evento Encerrado

A arte e a maneira de abordar seu chefe para pedir um aumento

nanini


Inspirado num organograma empresarial, o escritor Georges Perec imaginou um jogo obsessivo de possibilidades cujo objetivo aparente seria evitar o pior. Na adaptação do texto para o teatro, Marco Nanini protagoniza o monólogo ‘A arte e a maneira de abordar seu chefe para pedir um aumento’, com direção de Guel Arraes.

Um primoroso trabalho de anti-ajuda e ironia, perfeito para a celebração de 25 anos de parceira entre dois grandes nomes das artes cênicas brasileiras, Nanini e Arraes. Logo no início, a plateia é apresentada a um manual combinatório de probabilidades do qual se serve o protagonista para pedir aumento ao chefe. No curso da história, o texto revela o ridículo das ações e das expectativas mais prosaicas do mundo do trabalho, por meio de sua repetição esquemática até o esgotamento.

“É algo totalmente diferente do que estamos acostumados a fazer. O texto não tem narrativa, não existe uma história clássica, mas tem aquilo que sempre nos ligou: o humor”, comenta Guel Arraes sobre este seu terceiro projeto teatral com Marco Nanini, depois de ‘O Burguês Ridículo’ (1996) e ‘O Bem Amado’ (2007). “É como se a gente tirasse um tempo para respirar, experimentar e, desta forma, comemorar os anos de trabalho”, completa Nanini, de volta aos palcos após o estrondoso sucesso de ‘Pterodátilos’ (2010), cuja atuação lhe rendeu os prêmios Shell, APTR, Faz a Diferença (Jornal O Globo), Artista Prime do Ano- Revista Bravo, Revista Quem e Qualidade Brasil.

Desta vez, o desafio de Nanini está na ausência de um personagem e, como diz Arraes, na falta de um enredo tradicional. Em uma espécie de palestra de auto-ajuda – ou, como define o diretor, anti-ajuda – o protagonista apresenta um intrincado manual combinatório de probabilidades para a hora em que vai procurar o seu chefe e pedir o esperado aumento.

Encenado pela primeira vez no Brasil, Georges Perec (1936-1982) fez parte do grupo francês Oulipo, de escritores que criavam suas obras a partir de restrições técnicas. Seus trabalhos são marcados pelo experimentalismo, exercícios linguísticos de alto virtuosismo e pelo fino humor francês.



Teatro

Informações Gerais

Datas

15/05/13 a 31/05/13

Horários

Quinta-Feira - 21:00

Sexta-Feira - 21:00

Sábado - 21:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

12 Anos

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais