Fundação Cidade das Artes

Programação » Trio Capitu e Duo Cello e Movimento apresentam

Evento Encerrado

Trio Capitu e Duo Cello e Movimento apresentam



ComPassos

O Trio Capitu, grupo de sopros considerado revelação em 2016 e o Duo Cello e Movimento, formação em que bailarina e violoncelista criam diálogos entre as suas artes, se unem para brindar a música e a dança em um espetáculo inédito, com participação da pianista convidada Suzette Ceccato.

O espetáculo é livre para todas as idades, contemplando especialmente o público amante da dança e da música, ávido por performances de artes integradas.

No repertório, obras consagradas da música universal e brasileira dialogam com coreografias marcantes, unindo artistas e plateia em torno da beleza promovida pelo encontro dessas duas artes.

 

Repertório

 

-A Morte do Cisne

Coreografia: Michel Fokine

Música: S. Saens - O Cisne

 

-Assobio à Jato

Música: H. Villa-Lobos

 

-Atraente/Lua Branca

Música: Chiquinha Gonzaga (arr. I. Ferreira)

 

-Chovendo na Roseira

Música: Tom Jobim (arr. F. Vilela)

 

-Onde Vais

 Coreografia: Priscilla Mota

Música: J. S. Bach - Suíte No. 1 - Prelude

 

- Prelúdio da Suíte II

Música: J. S. Bach

           

-Lista de Schindler

Música: John Williams

 

-Allegro Appassionato

Coreografia: Liana Vasconcelos

Música: S. Saens - Allegro Appassionato

 

 

-Lamentos

Música: Pixinguinha (arr. I. Ferreira)

 

-Melodia Sentimental

Coreografia: Liana Vasconcelos

Música: H. Villa-Lobos

 

-Carinhoso

Música: Pixinguinha (arr. I. Ferreira)

 

- Beatriz  

Coreografia: Liana Vasconcelos

Música: E. Lobo/C. Buarque (arr. Ricardo Candido)

 

 

Sobre o Duo Cello e Movimento

O Duo Cello e Movimento, criado em 2015, é formado pela bailarina e produtora cultural Liana Vasconcelos e pelo violoncelista Mateus Ceccato. Seu objetivo é apresentar como o corpo da bailarina se movimenta em interação com a música e a sonoridade do violoncelo, fazendo jus à máxima do coreógrafo George Balanchine, que afirma que "Dança é música feita visível".

Seu repertório vai desde os grandes clássicos como "A Morte do Cisne", com coreografia de Michel Fokine e música de Camile Saint-Saens, até as obras contemporâneas, com improvisação musical e coreográfica.

O duo já se apresentou: no Rio Cello Internacional Encounter 2015 e 2016; no V Fórum Internacional Rio Cidade Criativa, no MAM; no Teatro Coliseu, em Santos; no Teatro José de Alencar, em Fortaleza; no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no concerto “Todas as vozes”; na Mostra Internacional de Dança de Mato Grosso, em Cuiabá; dentre outros.

 

 

 

Intérpretes

 

Liana Vasconcelos

 Bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e pela Royal Academyof Dance, de Londres. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestranda da Fundação Casa de Rui Barbosa com o projeto de pesquisa que propõe a criação de um Museu da Dança no Brasil. É bailarina-intérprete e produtora do filme “Corpo da Cidade”. Segue uma carreira independente como solista de Ballets de repertório. Desde 2014 é bailarina contratada do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Mateus Ceccato

Foi aluno de David Chew, iniciou o bacharelado em violoncelo na Texas Christian University (EUA), finalizando o curso na UniRio, em 2003. Tem pós-graduação em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música. É integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica, da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, da Johann Sebastian Rio, do Trio UFRJ e do Duo Cello e Movimento. Cursa atualmente o Mestrado em Música na UFRJ.

 

Sobre o Trio Capitu

A riqueza da musicalidade, os ritmos e melodias se unem à performance do Trio Capitu, grupo instrumental de formação original e singular: flauta, oboé e fagote. Fundado em 2012, o trio, atualmente grupo residente da Academia Brasileira de Música, vem acumulando reconhecimento de público e de crítica.

Finalista do 27o Prêmio da Música Brasileira na categoria “Revelação” e Menção Honrosa pelo site Embrulhador em 2016 pelo álbum de estreia Novos Ventos, o Trio Capitu também foi escolhido para se apresentar na MIMO 2016 e na programação oficial de abertura das comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Por dois anos consecutivos ganhou o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, levando suas apresentações a escolas da rede pública de ensino e, também foi um dos grupos a se apresentar no aclamado projeto social Doutores da Alegria. O Trio vem colaborando e estabelecendo parcerias com diversos artistas da cena contemporânea nacional, como Clarice Assad e André Muato, Carlos Malta, Rodrigo Lima, Deborah Levy, João Bouhid e outros.

 

Intérpretes

 

Sofia Ceccato

Natural de Angra dos Reis (RJ), Sofia iniciou seus estudos musicais ao piano, aos 5 anos de idade, com sua mãe Suzette Ceccato. Seis anos mais tarde iniciou a prática de flauta transversal com o professor Paulo César Castilho, ainda em sua cidade natal. Formou-se bacharel em Flauta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2007 na classe do professor Eduardo Monteiro. Em 2008 foi contemplada com uma bolsa para participar do Young Artists Bayreuth Festival, na Alemanha. Foi visitante intercambista na Universidade da Georgia (EUA), se aperfeiçoando com Angela Jones-Reus em 2009. É pós-graduada em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música e mestre em práticas interpretativas pela UNIRIO. Flautista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2005, Sofia é também apresentadora dos programas Sinfonia Fina e Partituras, ambos exibidos pela TV Brasil. Como solista já se apresentou com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis, a Cia. Bachiana Brasileira e, mais recentemente fez sua estreia internacional com a Orquestra Filarmônica de Montevideo no Teatro Solis, executando Masia Muju de Beatriz Lockhart sob regência de Ligia Amadio.

 

Janaína Perotto

Natural de Londrina (PR), iniciou seus estudos de oboé com Luis Carlos Justi, professor com quem formou-se bacharel pela Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO. Foi integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem de 1999 a 2001, ano em que foi premiada com uma bolsa de estudos do governo alemão para se aperfeiçoar na Escola Superior de Música de Karlsruhe, com o professor solista Thomas Indermühle. Durante o período de formação no Brasil, teve masterclasses com professores de renome como Ingo Goritzki, Nicholas Daniel e Andreas Wittman e, na Alemanha, com Christian Schmitt e Jacques Tys. Janaína é primeiro oboé solo da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É em Mestre em Música, pela Escola de Música da UFRJ, com sua dissertação voltada para a música de câmara de Heitor Villa-Lobos para oboé e corne inglês. Atualmente cursa o doutorado na mesma universidade.

 

Débora Nascimento

Natural do Rio de Janeiro, iniciou os estudos de fagote em 2004 na classe do mestre Noël Devos, estudando o fagote no sistema francês. Em 2006, iniciou os estudos pelo sistema alemão sob orientação do fagotista e professor Elione Medeiros. Integrou o naipe de fagotes da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem de 2008 a 2010, quando assumiu o cargo de Chefe de Naipe na Orquestra Sinfônica de Barra-Mansa. Como solista, atuou à frente da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica da UNIRIO. Participou de diversos festivais de música no país, entre eles o Festival Brasil-Alemanha onde teve aulas de Música de Câmara com Will Sanders e de Técnica de Respiração com o fagotista Pierre Martens. Em 2015 graduou-se na UNIRIO no curso de Bacharelado em Música (Fagote) sob orientação de Elione Medeiros. Atualmente, cursa o mestrado na UFRJ, sob orientação de Aloysio Fagerlande. Foi integrante do Quinteto Lorenzo Fernandez, com quem gravou o cd “Música Carioca de Concerto” e do núcleo pedagógico do projeto social AfroReggae. Atua como fagote solista da Orquestra Sinfônica da Cesgranrio.


Ficha Técnica

Duo Cello e Movimento - Liana Vasconcelos e Mateus Ceccato

Trio Capitu-  Débora Nascimento, Janaína Perotto e Sofia Ceccato

Pianista convidada- Suzette Ceccato

 

Produtora executiva- Monica D´Angelo Braga

Idealização- Duo Cello e Movimento e Trio Capitu

Produção: CECCATO PRODUÇÕES E EXECUÇÕES ARTÍSTICAS

 




Música

Informações Gerais

Datas

01/09/17 a 02/09/17

Horários

Sexta - 20h às 21h30

Sábado - 20h às 21h30

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Preços

Inteira : R$ 20,00

Meia: R$ 10,00

Demais Eventos da Programação

Carmina Burana Ballet 20/03 a 22/03 Dança “Carmina Burana Ballet” chega ao Rio de Janeiro após sucesso em São Paulo e consolida-se como um dos principais destaques recentes da dança no Brasil Uma criação e idealização da companhia portuguesa Vórtice Dance, com produção da Inalive / Grupo IN, que, ao lado de talentosos bailarinos brasileiros, une dança, música e tecnologia em uma experiência sensorial inédita. Após uma temporada de grande impacto em São Paulo, marcada por forte adesão do público e ampliação de sessões, o espetáculo “Carmina Burana Ballet” chega agora ao Rio de Janeiro, consolidando sua trajetória como um dos grandes sucessos recentes da dança no Brasil. A produção será apresentada nos dias 20, 21 e 22 de março de 2026, na Grande Sala da Cidade das Artes, integrando uma circulação nacional que reflete a dimensão artística e o alcance do projeto, com passagem também por Belo Horizonte, nos dias 10 e 11 de abril. Os ingressos estão à venda pelo site da Sympla e na bilheteria local. A passagem por São Paulo foi impulsionada pela comercialização de mais de 10 mil ingressos entre a pré-venda e as primeiras apresentações, resultado que levou à abertura de sessões extras e à extensão da temporada até 15 de março, no Teatro Liberdade. O desempenho expressivo reforçou o espetáculo como um fenômeno recente no circuito da dança e abriu caminho para sua expansão por outras capitais brasileiras. Criado a partir da célebre cantata de Carl Orff, “Carmina Burana Ballet” transcende o formato tradicional do balé ao propor uma experiência cênica que mistura dança contemporânea, música, dramaturgia corporal e tecnologia de ponta. O espetáculo incorpora videomapping e projeções de alta qualidade, que dialogam diretamente com o movimento dos intérpretes e ampliam a narrativa visual da obra, criando imagens imersivas e dinâmicas que potencializam os temas universais de destino, desejo, instabilidade e força humana. A montagem é idealizada pela Vortice Dance Company, uma das companhias mais reconhecidas de Portugal e da Europa, com direção artística e coreografia de Cláudia Martins e Rafael Carriço, nomes de destaque no cenário internacional da dança contemporânea. Reconhecida por sua linguagem autoral e pelo rigor técnico aliado à emoção, a companhia traz ao Brasil um trabalho que já conquistou plateias e crítica em diversos países. No Brasil, o espetáculo chega com produção da Infinitus, do Grupo IN, liderado pelo produtor e gestor cultural Manuel Fernandes, figura central na internacionalização de projetos artísticos e no intercâmbio cultural entre Europa e Brasil. A produção reafirma o compromisso com projetos de grande escala, excelência artística e diálogo internacional. Um dos diferenciais da montagem brasileira está também na integração com artistas brasileiros, que passam a ocupar o palco ao lado da concepção europeia da obra. O elenco nacional imprime novas camadas de identidade, potência física e sensibilidade à encenação, reforçando o caráter híbrido do espetáculo — ao mesmo tempo internacional em sua origem e profundamente conectado ao público brasileiro. No Rio de Janeiro, “Carmina Burana Ballet” encontra um público historicamente atento às grandes experiências estéticas e propõe um encontro arrebatador entre tradição e contemporaneidade, música clássica e linguagem atual, rigor técnico e emoção visceral. Trata-se de um espetáculo que vai além do entretenimento e se afirma como evento cultural, capaz de mobilizar diferentes públicos e reafirmar a força da dança no cenário das grandes produções culturais contemporâneas.  [+] saiba mais Wicked 15/07 a 06/09 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Ainda Não! | Dança 06/03 a 15/03 Dança O espetáculo AINDA NÃO!, criado e dirigido por Caio Nunes, é um manifesto artístico e poético contra o etarismo, que busca dar voz, corpo e visibilidade à potência feminina em todas as idades. A obra reúne mais de 20 mulheres empoderadas — empresárias, artistas, bailarinas, donas de escolas e festivais — que, por meio da dança contemporânea e do jazz, afirmam que a vida não tem prazo de validade e que dançar é um direito eterno. Com dramaturgia sensível e provocativa, o espetáculo se estrutura em blocos temáticos que atravessam memórias, resistências, tabus e celebrações, culminando em um grito coletivo de liberdade e permanência. A montagem reforça o papel transformador da arte e do corpo como instrumento de expressão, resistência e celebração da vida em todas as suas fases. [+] saiba mais BRAVO TENORES IN CONCERT 28/03 Música Bravo Tenores in Concert apresenta espetáculo com canções italianas Um show inteiro com os maiores clássicos italianos em um palco com três tenores acompanhados de uma orquestra. É o que promete o espetáculo Bravo Tenores In Concert, com os renomados tenores Marcello Vannucci, Tenor Leone e CaJunior, acompanhados de uma orquestra com a regência do maestro Renato Misiuk. Criado em 2015, o espetáculo fez sua grande estreia no Espaço das Américas em SP para um público de 8 mil pessoas dividido em duas sessões. O Crossover de estilos é presente sempre com os “Bravos” Juntar numa mesma canção o protagonista do musical O Rei Leão com o Turandot da Ópera de Manaus é possível? Sim, é o que veremos e ouviremos ao vivo. Juntar um cantor Oficial da Disney com o grande solista da festa de San Genaro dá certo? Acontece em nosso palco. O apresentador Ronnie Von disse em seu programa quando conheceu os Tenores: “Que me desculpe os queridos Pavarotri, Carreras e Placido Domingos, mas esses meninos são a reencarnação do original e tem uma vantagem, são brasileiros. Não perco o show deles por nada”. [+] saiba mais BEE GEES ALIVE | Show 29/03 Música Bee Gees Alive apresenta show em comemoração aos 25 anos de carreira Espetáculo proporciona ao público sensação de estar diante dos irmãos Gibb Considerada a principal banda em tributo aos Bee Gees do mundo, a “Bee Gees Alive” completa 25 anos de uma carreira sólida com shows por todo o Brasil. O espetáculo reproduz fielmente a mítica banda dos irmãos Gibb, com impecáveis performances de interpretação que conquistam absoluto sucesso em todos os locais que apresentam o tributo. SOBRE O ESPETÁCULO A qualidade do trabalho e as incríveis semelhanças físicas e vocais, levaram a crítica especializada internacional a aclamar o Bee Gees Alive como a melhor e principal banda tributo aos Bee Gees do mundo em 2003, motivo que faz o grupo ocupar o posto de um dos mais importantes – senão o mais importante – espetáculo de performances cênicas e musicais fiéis de uma das principais bandas da década de 70. Executando clássicos como Massachusetts, Words, To Love Somebody, Stayin´Alive, More Than a Woman, I Started a Joke, Lonely Days, Night Fever, More Than a Woman, How Deep is Your Love e tantos outros sucessos que marcaram a carreira dos Bee Gees, o tributo leva uma experiência rara aos fãs e apreciadores dos irmãos Gibb, apresentando todos os sucessos em um só espetáculo. O grupo é formado por Júnior Santana (Barry Gibb), Sérgio Rosa (Robin Gibb) e Guido Roverso (Maurice Gibb) nos vocais, além de Rogério Scarton (guitarra), João Carlos (baixo) e Jorge Anielo (bateria). [+] saiba mais