Fundação Cidade das Artes

Programação » Trio Capitu e Duo Cello e Movimento apresentam

Evento Encerrado

Trio Capitu e Duo Cello e Movimento apresentam



ComPassos

O Trio Capitu, grupo de sopros considerado revelação em 2016 e o Duo Cello e Movimento, formação em que bailarina e violoncelista criam diálogos entre as suas artes, se unem para brindar a música e a dança em um espetáculo inédito, com participação da pianista convidada Suzette Ceccato.

O espetáculo é livre para todas as idades, contemplando especialmente o público amante da dança e da música, ávido por performances de artes integradas.

No repertório, obras consagradas da música universal e brasileira dialogam com coreografias marcantes, unindo artistas e plateia em torno da beleza promovida pelo encontro dessas duas artes.

 

Repertório

 

-A Morte do Cisne

Coreografia: Michel Fokine

Música: S. Saens - O Cisne

 

-Assobio à Jato

Música: H. Villa-Lobos

 

-Atraente/Lua Branca

Música: Chiquinha Gonzaga (arr. I. Ferreira)

 

-Chovendo na Roseira

Música: Tom Jobim (arr. F. Vilela)

 

-Onde Vais

 Coreografia: Priscilla Mota

Música: J. S. Bach - Suíte No. 1 - Prelude

 

- Prelúdio da Suíte II

Música: J. S. Bach

           

-Lista de Schindler

Música: John Williams

 

-Allegro Appassionato

Coreografia: Liana Vasconcelos

Música: S. Saens - Allegro Appassionato

 

 

-Lamentos

Música: Pixinguinha (arr. I. Ferreira)

 

-Melodia Sentimental

Coreografia: Liana Vasconcelos

Música: H. Villa-Lobos

 

-Carinhoso

Música: Pixinguinha (arr. I. Ferreira)

 

- Beatriz  

Coreografia: Liana Vasconcelos

Música: E. Lobo/C. Buarque (arr. Ricardo Candido)

 

 

Sobre o Duo Cello e Movimento

O Duo Cello e Movimento, criado em 2015, é formado pela bailarina e produtora cultural Liana Vasconcelos e pelo violoncelista Mateus Ceccato. Seu objetivo é apresentar como o corpo da bailarina se movimenta em interação com a música e a sonoridade do violoncelo, fazendo jus à máxima do coreógrafo George Balanchine, que afirma que "Dança é música feita visível".

Seu repertório vai desde os grandes clássicos como "A Morte do Cisne", com coreografia de Michel Fokine e música de Camile Saint-Saens, até as obras contemporâneas, com improvisação musical e coreográfica.

O duo já se apresentou: no Rio Cello Internacional Encounter 2015 e 2016; no V Fórum Internacional Rio Cidade Criativa, no MAM; no Teatro Coliseu, em Santos; no Teatro José de Alencar, em Fortaleza; no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no concerto “Todas as vozes”; na Mostra Internacional de Dança de Mato Grosso, em Cuiabá; dentre outros.

 

 

 

Intérpretes

 

Liana Vasconcelos

 Bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e pela Royal Academyof Dance, de Londres. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestranda da Fundação Casa de Rui Barbosa com o projeto de pesquisa que propõe a criação de um Museu da Dança no Brasil. É bailarina-intérprete e produtora do filme “Corpo da Cidade”. Segue uma carreira independente como solista de Ballets de repertório. Desde 2014 é bailarina contratada do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Mateus Ceccato

Foi aluno de David Chew, iniciou o bacharelado em violoncelo na Texas Christian University (EUA), finalizando o curso na UniRio, em 2003. Tem pós-graduação em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música. É integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica, da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, da Johann Sebastian Rio, do Trio UFRJ e do Duo Cello e Movimento. Cursa atualmente o Mestrado em Música na UFRJ.

 

Sobre o Trio Capitu

A riqueza da musicalidade, os ritmos e melodias se unem à performance do Trio Capitu, grupo instrumental de formação original e singular: flauta, oboé e fagote. Fundado em 2012, o trio, atualmente grupo residente da Academia Brasileira de Música, vem acumulando reconhecimento de público e de crítica.

Finalista do 27o Prêmio da Música Brasileira na categoria “Revelação” e Menção Honrosa pelo site Embrulhador em 2016 pelo álbum de estreia Novos Ventos, o Trio Capitu também foi escolhido para se apresentar na MIMO 2016 e na programação oficial de abertura das comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Por dois anos consecutivos ganhou o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, levando suas apresentações a escolas da rede pública de ensino e, também foi um dos grupos a se apresentar no aclamado projeto social Doutores da Alegria. O Trio vem colaborando e estabelecendo parcerias com diversos artistas da cena contemporânea nacional, como Clarice Assad e André Muato, Carlos Malta, Rodrigo Lima, Deborah Levy, João Bouhid e outros.

 

Intérpretes

 

Sofia Ceccato

Natural de Angra dos Reis (RJ), Sofia iniciou seus estudos musicais ao piano, aos 5 anos de idade, com sua mãe Suzette Ceccato. Seis anos mais tarde iniciou a prática de flauta transversal com o professor Paulo César Castilho, ainda em sua cidade natal. Formou-se bacharel em Flauta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2007 na classe do professor Eduardo Monteiro. Em 2008 foi contemplada com uma bolsa para participar do Young Artists Bayreuth Festival, na Alemanha. Foi visitante intercambista na Universidade da Georgia (EUA), se aperfeiçoando com Angela Jones-Reus em 2009. É pós-graduada em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música e mestre em práticas interpretativas pela UNIRIO. Flautista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2005, Sofia é também apresentadora dos programas Sinfonia Fina e Partituras, ambos exibidos pela TV Brasil. Como solista já se apresentou com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis, a Cia. Bachiana Brasileira e, mais recentemente fez sua estreia internacional com a Orquestra Filarmônica de Montevideo no Teatro Solis, executando Masia Muju de Beatriz Lockhart sob regência de Ligia Amadio.

 

Janaína Perotto

Natural de Londrina (PR), iniciou seus estudos de oboé com Luis Carlos Justi, professor com quem formou-se bacharel pela Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO. Foi integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem de 1999 a 2001, ano em que foi premiada com uma bolsa de estudos do governo alemão para se aperfeiçoar na Escola Superior de Música de Karlsruhe, com o professor solista Thomas Indermühle. Durante o período de formação no Brasil, teve masterclasses com professores de renome como Ingo Goritzki, Nicholas Daniel e Andreas Wittman e, na Alemanha, com Christian Schmitt e Jacques Tys. Janaína é primeiro oboé solo da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É em Mestre em Música, pela Escola de Música da UFRJ, com sua dissertação voltada para a música de câmara de Heitor Villa-Lobos para oboé e corne inglês. Atualmente cursa o doutorado na mesma universidade.

 

Débora Nascimento

Natural do Rio de Janeiro, iniciou os estudos de fagote em 2004 na classe do mestre Noël Devos, estudando o fagote no sistema francês. Em 2006, iniciou os estudos pelo sistema alemão sob orientação do fagotista e professor Elione Medeiros. Integrou o naipe de fagotes da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem de 2008 a 2010, quando assumiu o cargo de Chefe de Naipe na Orquestra Sinfônica de Barra-Mansa. Como solista, atuou à frente da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica da UNIRIO. Participou de diversos festivais de música no país, entre eles o Festival Brasil-Alemanha onde teve aulas de Música de Câmara com Will Sanders e de Técnica de Respiração com o fagotista Pierre Martens. Em 2015 graduou-se na UNIRIO no curso de Bacharelado em Música (Fagote) sob orientação de Elione Medeiros. Atualmente, cursa o mestrado na UFRJ, sob orientação de Aloysio Fagerlande. Foi integrante do Quinteto Lorenzo Fernandez, com quem gravou o cd “Música Carioca de Concerto” e do núcleo pedagógico do projeto social AfroReggae. Atua como fagote solista da Orquestra Sinfônica da Cesgranrio.


Ficha Técnica

Duo Cello e Movimento - Liana Vasconcelos e Mateus Ceccato

Trio Capitu-  Débora Nascimento, Janaína Perotto e Sofia Ceccato

Pianista convidada- Suzette Ceccato

 

Produtora executiva- Monica D´Angelo Braga

Idealização- Duo Cello e Movimento e Trio Capitu

Produção: CECCATO PRODUÇÕES E EXECUÇÕES ARTÍSTICAS

 

Música

Informações Gerais

Datas

01/09 a 02/09

Horários

Sexta - 20h às 21h30

Sábado - 20h às 21h30

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Preços

Inteira : R$ 20,00

Meia: R$ 10,00

Em caso de compra de ingresso pelo call center ou pelo site é possível escolher somente o setor que você deseja. O próprio sistema identifica as cadeiras livres no setor escolhido e emite os ingressos referentes aos lugares vagos. Comprando o ingresso diretamente na bilheteria da Cidade das Artes é possível escolher setor e cadeira.

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 01/01 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural.   A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros   SOBRE A MAQUETE Com quase 1 metro de altura, cerca de 30 m², mais de uma tonelada e meia e com 947 mil peças, a LEGO® montou a sua maior construção já realizada para a América Latina, reproduzindo em blocos 25 ícones do Rio de Janeiro, escolhidos em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM) em 2016.   Foi a primeira vez que uma construção desse tipo demandou esforços de três equipes de diferentes fábricas da LEGO de forma simultânea, localizadas nos Estados Unidos, Dinamarca e República Tcheca. Foram necessárias mais de 50 pessoas no projeto, comandado pelos Master Builders, designers especializados na criação de esculturas com os blocos da marca.   Durante os Jogos de 2016, a maquete recebeu mais de 85 mil pessoas de diversas nacionalidades e idades, com uma grande presença de famílias inteiras, que a visitaram no Boulevard Olímpico, local onde ficou exposta.   Os 25 ícones representados na maquete de LEGO da cidade do Rio de Janeiro: 1. Cristo Redentor 2. Pão de Açúcar 3. Copacabana Palace 4. Calçadão de Copacabana 5. Arpoador 6. Calçadão de Ipanema 7. Lagoa Rodrigo de Freitas 8. Jardim Botânico 9. Floresta da Tijuca 10. Morro Dois Irmãos 11. Pedra da Gávea 12. Parque Olímpico do Rio 13. Parque Radical 14. Parque Madureira 15. Estádio Olímpico Nilton Santos (conhecido popularmente por Engenhão) 16. Igreja da Penha 17. Avenida Brasil / BRT 18. Estádio do Maracanã 19.  Sambódromo da Marquês de Sapucaí 20. Praça Mauá 21. Arcos da Lapa 22. VLT 23. Aterro do Flamengo 24. Comunidade Dona Marta 25. Catedral Metropolitana   Sobre o Grupo LEGO® O Grupo LEGO® é uma empresa privada com sede em Billund, na Dinamarca, e tem atuação em mais de 140 países. Fundada em 1932, a empresa é de propriedade da família Kirk Kristiansen e, baseada nos blocos da marca, é uma das principais fabricantes mundiais em brinquedos de montar.   AGENDAMENTO ESCOLAR: Favor entrar em contato pelo e-mail saladeleitura.fca@gmail.com  ou pelo telefone 3325-0448 ENTRADA GRATUITA   [+] saiba mais Cursos 01/01 a 31/12 Cursos e Workshops TOUR - CIDADE DAS ARTES    A BRAZILIAN MUSIC EXPERIENCE | IN CONCERT | Fevereiro a Dezembro Data: 07/02 a 19/12 Horário: Quinta - 16h Classificação Etária: 12 Anos Local: Divas 1 Saiba Mais       MEDITAÇÃO   MEDITAÇÃO E DEEKSHA | Janeiro a Dezembro Data: 09/01 a 18/12 Horário: Quarta - 19h30 Classificação Etária: Livre Local: Sala de Ensaio 1 Saiba Mais         MÚSICA   ESCOLA DE MÚSICA DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA CIDADE DAS ARTES | Janeiro a Dezembro Data: 01/01 a 21/12 Horário: Os horários dependem do curso desejado Classificação Etária: Livre Local: Sala de Música Saiba Mais       TEATRO   CURSO DE TEATRO MUSICAL M&B | Abril a Junho Data: 01/04 a 26/06 Horário: Segundas, Terças e Quartas - 17h às 20h  Classificação Etária: 16 Anos Local: Sala de Ensaio 3 Saiba Mais         FOTOGRAFIA   CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA COM ARIEL SUBIRÁ | Março a Maio Data: 11/03 a 27/05 Horário: Segunda - 19h às 21h  Classificação Etária: 14 Anos Local: Sala de Leitura Saiba Mais       CURSO AVANÇADO DE FOTOGRAFIA COM ARIEL SUBIRÁ | Março a Maio Data: 12/03 a 28/05 Horário: Terça - 19h às 21h  Classificação Etária: 14 Anos Local: Sala de Leitura Saiba Mais     [+] saiba mais Atividades gratuitas 02/01 a 31/12 Arte e Conhecimento LIVRO E LEITURA   O CÉU DE DANTE | INTERLOCUÇÕES, PSICANÁLISE E LITERATURA  Data: 02/02 a 22/02 Horário: Sextas às 16h Classificação Etária: 16 Anos Local: Sala de Leitura Saiba Mais         COMO CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DO SEU FILHO  Data: 23/02 Horário: Sábado - 15h Classificação Etária: Livre Local: Sala de Leitura Saiba Mais         MÚSICA INFANTIL   OFICINA DIVERSONS | VENHA CONSTRUIR SEU INSTRUMENTO E CAIR NO CORTEJO | ATIVIDADE INFANTIL Data: 23/02 Horário: Sábado - 15h Classificação Etária: Livre Local: Sala de Leitura Saiba Mais           WORKSHOP “A VOZ NAS ARTES” | PRIMEIRO WORKSHOP DE VOZ ARTÍSTICA DA CIDADE DAS ARTES Data: 16/03 Horário: Sábado - 09h às 12h Classificação Etária: Livre Local: Sala de Leitura Saiba Mais         OS 7 PECADOS CAPITAIS​ | INTERLOCUÇÕES, PSICANÁLISE E LITERATURA Data: 09/03 a 05/04 Horário: Dia 09/03 - Sábado às 18h  |  A partir do dia 15/03 - Sextas às 16h Classificação Etária: 16 Anos Local: Sala de Leitura Saiba Mais         MÚSICA   PROJETO JOVENS MÚSICOS DA CIDADE DAS ARTES Data: 12/03 a 11/07 Horário: Terças das 9h às 11h - Terças das 14h às 16h  |  Quintas das 9h às 11h - Quintas das 14h às 16h Classificação Etária: 10 a 18 anos Local: Sala de Música Saiba Mais       CURSO DE CANTO CORAL Data: 12/03 a 11/07 Horário: Terças - 16h às 17h ou  17h às 18h  |  Quintas - 16h às 17h ou  17h às 18h Classificação Etária: 11 Anos Local: Sala de Música Saiba Mais   [+] saiba mais Projeto Jovens Músicos da Cidade das Artes 12/03 a 11/07 Cursos e Workshops O Projeto Jovens Músicos da Cidade das Artes está com vagas abertas para o primeiro semestre de 2019.   Pensando na responsabilidade social unida ao poder transformador da arte, surgiu o Projeto Jovens Músicos da Cidade das Artes, que teve início em outubro de 2017.   O projeto faz parte do cronograma do setor de Arte e Conhecimento da Cidade das Artes, que vem ao longo desses quatro anos desenvolvendo oficinas, cursos, contação de histórias, cine debates, palestras e workshops, entre outros. Nossa proposta é contribuir na formação cultural desses jovens por meio da musicalidade voltada para o violão ou teclado, do erudito ao popular, e também aulas de percepção musical.   O aluno deverá se inscrever em apenas um dos instrumentos (violão ou teclado) e receberá aulas teóricas e práticas que serão ministradas nos seguintes dias e horários: •          Terças das 9h às 11h ou •          Terças das 14h às 16h ou •          Quintas das 9h às 11h ou •          Quintas das 14h às 16h             Em cada dia e horário escolhido haverá 1h de aula prática com o professor especializado no instrumento de escolha do aluno e 1h de aula teórica (percepção musical), que juntará os alunos de ambos os instrumentos. O curso é dividido em dois módulos com duração de um semestre cada. Em caso de reprovação, o aluno terá mais uma chance de fazer o módulo, se o repetir pela segunda vez, perderá a vaga no curso.   As aulas desse semestre iniciam em 12 de março e terminam em 11 de julho, com uma apresentação final muito especial em 13 de julho de 2019.   O projeto oferece para os alunos, durante o período do curso, vale transporte e lanche no local, além do material didático.   A pré-inscrição deve ser feita pelo preenchimento de todo o formulário pelo link https://goo.gl/forms/plGfebgzOaPuluPU2   O critério de seleção será por território aliado à ordem de inscrição, atendendo à demanda das comunidades do entorno da Cidade das Artes. Entraremos em contato com os selecionados até o dia 18/02 para matrícula presencial.   CORPO DOCENTE O responsável pela coordenação artística e musical do projeto é Lito Figueroa. Maestro, produtor fonográfico, produtor musical, pianista, compositor e cantor, com mais de 30 anos de carreira. Os professores convidados para integrar o projeto são: o músico contrabaixista Moisés Pedro Teixeira, presidente e maestro da orquestra UNIJAZZ BRASIL, para percepção musical; o músico Lucas Ferreira para as aulas de teclado; e o músico Renato Shuet para as aulas de violão.   [+] saiba mais Curso de Canto Coral 12/03 a 11/07 Cursos e Workshops O Projeto Jovens Músicos da Cidade das Artes em parceria com a UNIJAZZ BRASIL, a primeira cooperativa de músicos do Brasil criada com o objetivo de unir música e educação musical, vai promover aulas de canto na Cidade das Artes. As aulas serão ministradas pelo maestro João Carlos Duarte, formado pela Escola de Música Villa Lobos, turmas terças ou quintas das 16h às 17h ou das 17h às 18h, de acordo com a faixa etária. O curso de Canto Coral é gratuito, com duração de um ano e voltado para pessoas a partir de 11 anos. As aulas desse semestre iniciam em 12 de março e terminam em 11 de julho, com uma apresentação final muito especial em 13 de julho de 2019.   Programa de curso: 1º Semestre Técnica vocal – O aparelho fonador – Relaxamento –Postura – Ressonância – Dicção e Articulação; Emissão e colocação da voz – Tessitura e Timbre Respiração – Diafragmática – Noções de Ritmos e tonalidade 2º Semestre Interpretação – vocal, facial e corporal – Dinâmica de microfone – Técnica de gravação – Noções da leitura de partitura Dia 28/02 faremos uma tarde de audições com os candidatos interessados no curso, das 13h às 18h, mediante distribuição de senhas por ordem de chegada. Esperamos vocês!   [+] saiba mais Alice - Debaixo da terra mora minha mente soterrada | Teatro 15/03 a 14/04 Teatro Estreia dia 15/03, na Cidade das Artes, o espetáculo "Alice - Debaixo da terra mora minha mente soterrada".      ALICE – DEBAIXO DA TERRA MORA MINHA MENTE SOTERRADA teve sua estreia em agosto de 2017 no Fringe Festival Edinburgh, na Escócia, onde ficou em cartaz durante um mês. Em seguida, em março de 2018, foi para o México para a realização de uma curta temporada. Inspirados nas obras Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho; e nos relatos sobre Lewis Carroll e sua curiosa relação com a personagem-título, a Companhia desenvolve um trabalho onde os temas da violência, do medo e da infância formam o principal eixo para a composição do espetáculo.  Alice se desenvolve numa atmosfera sensorial e dinâmica onde movimento, som e imagens compõem uma dramaturgia fragmentada, conduzindo o público ao universo lúdico, mas também, tenebroso da infância.   Em sua dramaturgia fragmentada, o espetáculo Alice – Debaixo da terra mora minha mente soterrada traz como protagonista uma adolescente branca que vive sob os cuidados de uma família negra. Mãe, Pai, Irmão e Madrinha tratam a menina com excesso de zelo e preocupação sobre o “mundo lá fora” que, segundo eles, é perigoso demais para pessoas como ela.   Num dia comum, Alice desperta de um pesadelo e ouve sua família aos gritos, tentando acordá-la para ir à escola. A partir deste momento, Alice vai enfrentando obstáculos que a colocam o tempo inteiro em questão sobre quem é, apresentando os conflitos de uma menina cujo corpo transita – talvez rápido demais – da infância à vida adulta. Os temas do medo, da infância e da violência formam o principal eixo para a composição do espetáculo. Ao longo do seu dia, um homem some e aparece em seu caminho diversas vezes. Ora oferecendo presentes e cuidados, ora querendo fotografá-la. Mas Alice não aceita, pois não gosta do que vê quando se olha no espelho. Se acha gorda, feia, não gosta da cor da sua pele e nem do próprio cabelo; apresentando possíveis distúrbios de autoimagem e uma inclinação a transtornos alimentares. Sendo assim, acha que ninguém se interessaria em fotografá-la de verdade, desconfiando das verdadeiras intenções daquele homem velho e enigmático. Em alguns momentos, este homem – uma alusão a Lewis Carroll, pseudônimo utilizado por Charles Lutwidge Dodgson, autor de Alice no País das Maravilhas – insiste em convidar Alice para “A hora do chá”, tradição britânica utilizada como metáfora para um mundo mais racional, concreto e hostil, onde geralmente morrem os sonhos e as fantasias da infância. A Mãe de Alice também insiste em fazê-la tomar o chá, reforçando a ideia de tentar trazê-la, o mais breve possível, ao que julga ser o verdadeiro mundo real. A partir disso, diversos acontecimentos – que vão da morte de seu “gato invisível” a um episódio de estupro – apresentam Alice a este “mundo real”, produzindo nela medo e, consequentemente, um desejo incessante de fugir. Enquanto tenta escapar, Alice se depara com seus próprios fantasmas, passando a questionar se esse mundo seria realmente o País das Maravilhas.   Alice é um grito. Um protesto ao áspero momento político mundial.  Através dessa obra ícone da literatura universal, buscamos criar um espetáculo que produza perguntas no público, abordando questões como o racismo, a violência de gênero, a instituição família, as relações de poder, a violência urbana entre outros temas que, dia após dia, nos atravessam nas esferas políticas, econômicas e sociais.   A Companhia O BAK ARTES PERFORMATIVAS é um coletivo de artistas coordenado pelo diretor João Marcelo Pallottino que, ao longo dos anos, desenvolve uma pesquisa no campo da cena performativa, investigando – a partir do cruzamento de linguagens artísticas – a criação de uma cena híbrida, cruzando audiovisual, movimento, instalação, arte sonora e artes visuais em busca da produção de uma linguagem autoral na cena contemporânea.     PROPOSTA DE DIREÇÃO O espetáculo é uma reflexão sobre o medo e o enfrentamento das fantasias de uma menina que atravessa um dia comum. Alice é uma obra ícone da literatura mundial, uma história que muitas vezes é associada a um público infanto-juvenil, porém sua complexidade ultrapassa a infância sendo uma obra de impacto ímpar para o público adulto.Criamos o espetáculo partindo de duas forças. O tema da violência, da crueldade como matéria-prima das sequencias que aparecem diante dos olhos da menina em um mundo perigoso, tomado de incertezas; bem como os polêmicos dados biográficos sobre o autor – Lewis Carroll – cujas acusações de interesses por crianças ultrapassariam o afeto comum. O País das Maravilhas seria um lugar ideal ou a possibilidade de fazer um encontro com seus próprios medos, seus fantasmas, sua própria fantasia?   As cenas se passam como composições fotográficas onde os acontecimentos não tem relação narrativa em evolução. Visualidade, som e movimento trazem um fluxo caótico que cria obstáculos para a trajetória da personagem-título. O espetáculo é uma experiência sensorial onde o real se confunde com o imaginário, a ficção com a biografia. [+] saiba mais Trio Canttares | Música de Câmara 17/03 Música O Trio Canttares é formado por profissionais com vasta experiência na área musical. A ideia do Trio surgiu através de um encontro de grande empatia musical, motivo pelo qual decidiram seguir adiante com o propósito de unir nossos talentos afim de proporcionar boa música, com o toque individual dos artistas. O Concerto será composto por músicas variadas e temáticas, nacional e erudito, do erudito ao popular. O mio babinno Caro, Beauty and the Beast, Canto della Terra, Con te Partiro, Endless Love, Memory, Nessum Dorma, New York New York, Vivo per lei, You make me feel brand new, All I ask of you, Céu de santo amaro, So close, The Prayer, When you believe, You raise me up, dentre outras... Para este concerto, além do trio, receberão convidados para integrar o conjunto instrumental.   Thuany Schneider Cantora popular e lírico, soprano, bacharel em canto pelo Conservatório Brasileiro de Música, possui vasta experiência com diversas apresentações e shows, bem como programas de televisão como TV Alteroza de Minas Gerais e o programa Prelúdio da TV Cultura, concursos de canto como o Maria Callas e diversos festivais e atualmente é  uma das atrações principais do Festival Nacional da Canção em Minas Gerais com o duo romântico. Possui vasta experiência com coros e orquestras.   André Salles Cantor pop/lírico, tenor, ator e versionista. Já participou de diversos espetáculos musicais como ator e cantor, e tem, até a presente data, 35 musicais gravados (CDS), incluindo obras natalinas e páscoa. Possui amplo repertório de solos pop/lírico, além de Jazz e MPB.   Alexandre Rios Pianista erudito e popular, formado no Curso Técnico da Escola de Música Villa Lobos. Durante 13 anos pianista da Confeitaria Colombo, entre 2002 a 2015, pianista no restaurante Au Cheval Blanc em Búzios. Estudante de piano erudito no Villa Lobos, e bacharelado na UFRJ.   [+] saiba mais TEDxBarraDaTijuca 30/03 Outros Ingressos do TEDxBarradaTijuca já estão sendo vendidos   Com o tema “Mova-se!”, participantes são provocados a saírem da zona de conforto   Seguindo o mesmo modelo do TED, série de conferências sem fins lucrativos que virou fenômeno no mundo, o TEDxBarraDaTijuca acontecerá no dia 30 de março, sábado, na Cidade das Artes. O evento é o acrônimo de tecnologia, entretenimento e design; o “x” sinaliza que trata-se de um evento independente. Os ingressos do TEDx Barra da Tijuca já estão sendo vendidos pelo site https://www.tedxbarradatijuca.com/, os valores vão de R$160,00 a R$320,00. Vale ressaltar que o valor arrecadado visa custear o evento.   Decidir, levantar e agir O TEDxBarraDaTijuca “Mova-se!” tem o objetivo de provocar os seus participantes, estimulá-los a saírem da zona de conforto, se movimentarem e a despertar a alavanca interna dos envolvidos. Além disso, o evento irá proporcionar conversas, ideias, reflexões, olhares e pensamentos críticos.   Com o tema “Mova-se”, o TEDxBarraDaTijuca tem como missão impactar as pessoas e fazê-las saírem ainda melhores do que entraram. Para isso, contará com a apresentação de 12 palestrantes, que prometem despertar a inquietação nos participantes, além de poder provocar neles a atitude de protagonismo, encorajando-os, por exemplo, a colocarem em prática projetos e planos antigos.   Edição 2019 traz palestrantes através de seleção de vídeo currículo Uma das novidades para esta edição é a participação de dois palestrantes externos, escolhidos através de seleção por vídeo currículo. Eles farão parte do time e prometem envolver os participantes. A ideia para seleção foi proporcionar a troca com pessoas que possivelmente não teriam acesso a esse tipo de experiência.   Alguns dos Palestrantes Confirmados: Caio Carneiro, Marcio Villar, Marina Peixoto, Rodrigo Baggio, Wal Schneider, Raiam Santos etc. Perfil dos palestrantes: https://www.tedxbarradatijuca.com/pages/todos-speakers/.   Os organizadores, Rafael Romanhol e Éder Monteiro, desejam que os inscritos no TEDx “Mova-se” estejam dispostos a ouvir e trocar experiências.   “É um estalo para fazer os participantes perceberem que eles podem ser protagonistas dessa série de mudanças, mostrando ideias inspiradoras de pessoas que se transformaram”, conta Rafael.   Já para Éder, há um conformismo muito grande entre as pessoas. “A ideia deste tema é literalmente provocar o movimento nas pessoas, fazendo com que cada um parta de uma reflexão, para uma ação.”, diz.   O TEDx foi desenvolvido para ajudar comunidades O programa TEDx foi desenvolvido em 2009 para ajudar comunidades, organizações e indivíduos incentivando conversas e conexões através de experiências ao estilo TED, ou seja, disseminando ideias.   Nos eventos, a combinação de apresentações presenciais com vídeos TED Talks inspira conversas profundas e conexões locais. Os encontros são planejados e coordenados de forma independente, através de licença cedida pelo TED.  Já foram mais de 15 mil eventos organizados mundialmente, com um bilhão de visualizações no YouTube.   Os organizadores reforçam que as ideias merecem ser compartilhadas, inclusive, a ideia central da plataforma TED é dividir e multiplicar ideias.     Serviço: Data: 30 de Março – Sábado Local: Cidade das Artes – Teatro de Câmara - Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca Horário: De 14h às 20h. Inscrições pelo site: https://www.tedxbarradatijuca.com/ Ingressos: entre R$ 160 e R$ 320 Vagas Limitadas   [+] saiba mais Curso de Teatro Musical M&B 01/04 a 26/06 Cursos e Workshops Curso Prático para Teatro Musical com os diretores Charles Möeller, Claudio Botelho e o Maestro Marcelo Castro Prática de montagem de O Despertar da Primavera e de Broadway Baby! A partir de abril de 2019, os diretores Charles Möeller, Claudio Botelho e o maestro Marcelo Castro irão ministrar, em parceria com a Cidade das Artes, um curso prático de Teatro Musical voltado para estudantes de teatro, atores e cantores. O curso irá oferecer informações privilegiadas sobre o processo de criação dos premiados e consagrados Charles Möeller, Claudio Botelho e Marcelo Castro, assim como sobre o método desenvolvido pela Möeller & Botelho nos mais de 20 anos de trabalho da dupla. O workshop contará com a prática de montagem do musical O Despertar da Primavera - que será remontado ainda em 2019 por Möeller&Botelho e de Broadway Baby!   As vagas são limitadas.   Prática de Montagem: O DESPERTAR DA PRIMAVERA Alunos com idade a partir de 16 anos. Professores: Charles Möeller, Claudio Botelho e Marcelo Castro Duração: 3 meses (de 01 de abril à 26 de junho) Local: Cidade das Artes – Barra da Tijuca Aulas: segundas, terças e quartas de 17h às 20h Apresentação final: 29/30 de junho Obs.: Não haverá aulas nos dias: 22, 23, 24 de abril e 01 de maio. Teremos eventuais aulas/ensaios aos sábados, à tarde, para reposição e preparação da apresentação final.   INVESTIMENTO: Taxa de matrícula: R$ 100,00 (cem reais) Valor do curso: 03 (três) parcelas de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais)   * Para detalhes de condições e forma de pagamento, entrar em contato com a coordenação do curso conforme abaixo:   INFORMAÇÕES: Tel. (21) 99569-6851 de segunda à sexta, de 10h às 17h e cursos@moellerbotelho.com.br   Redes sociais M&B: Facebook @moellerebotelho Insta @moellerbotelho [+] saiba mais Seminário Rio TEAMA 2019 | Autismo tem tratamento 02/04 a 03/04 Cursos e Workshops Rio TEAMA 2019 “A ciência do autismo: do entendimento neuro biológico até os tratamentos efetivos. O que devemos saber?”     Objetivo do evento: Em comemoração ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo, World Autism Awareness Day, estabelecido pela ONU com sendo o dia 2 de abril, o evento tem o objetivo de informar à sociedade sobre o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) para conscientização da importância de diagnosticar, tratar e inserir as pessoas autistas na sociedade, reduzindo o preconceito que ainda existe!     Palestrantes: Dr. Eduardo: Renomado em neurologia e pediatra, com larga experiência em Exames e procedimentos, tais como: avaliação neuropsicológica infantil EEG (electroencefalograma), tratamento cirúrgico da epilepsia, tratamento cirúrgico da epilepsia temporal, tratamento com canabidiol, tratamento da epilepsia, tratamento do TDAH, abuso de maconha epilepsia.     Dr. Jair Luiz de Moraes: Mestre em Medicina/Neurologia pela Universidade Federal Fluminense (1976). Ex-Presidente da ABENEPI/Nacional - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria infantil e Profissões Afins, e atual 1 Tesoureiro. Diretor técnico do CETE - Centro de Educação e Terapia Especializada. Membro do Comitê de Neurologia da SOPERJ - Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro. Membro da SBNI- Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil. Ex- Membro Docente do curso de Saúde Mental e de Neuropsicologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Experiência de 40 anos na área de Medicina, com ênfase em NEUROLOGIA INFANTIL.     Diogo Lovato: Biomédico formado pela Escola Paulista de Medicina, com doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP e  pós-doutorado pelo Laboratório Nacional de Biociências (CNPEM) em colaboração com o Structural Genomics Consortium da Universidade de Oxford (Inglaterra) e  foi pesquisador associado do Structural Genomics Consortium da Universidade de Toronto (Canadá). Tem experiência em estudos funcionais e estruturais de genes e proteínas, e atualmente é Clinical Genomics Variant Scientist da Tismoo, onde desenvolve trabalhos em genômica, genética clínica e modelos genéticos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).     Dra Graciela Pignatari: Ph.D, bióloga com Mestrado e Doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP, é sócia fundadora da startup de biotecnologia TISMOO.     Dra E. Kátia Moritz: Ph.D. psicóloga formada pela PUC-RJ, também possui licença para os estados da Flórida e UTAH, nos EUA, onde é diretora clínica do Instituto Neurocomportamental (NBI). Possui o  "Board Certified" em Psicologia Cognitiva e Comportamental.     Dra Denise Hardt: psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela USP, Mestre em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pela PUCCAMP, concluiu sua formação BCBA (Board Certified Behavior Analyst), possui o CMHP (Certificado de Mental Health Professional e RBT(Registro de Behavior Technician), é a coordenadora clinica de pacientes internacionais no NBI(Neurobehavioral Institute), em Weston, Flórida, EUA.     Dra Janessa Dominguez: psicóloga com especialização em Administração na Nova Southeastern University, analista comportamental BCBA (Board Certified Behavior Analyst), terapeuta de casal e família (Licensed Marriage and Therapist - LMFT), conferencista internacional na área do TEA, comportamento e sistema familiar, tem larga experiência em lidar com comportamentos difíceis e desenvolver comportamentos apropriados.     Dr. Paulo Liberalesso: MD, Phd - médico do Departamento de Neuropediatria do Hospital Pequeno Príncipe, Mestre em Neurociência, Doutor em Distúrbios da Comunicação Humana, pós-graduado em Epileptologia e Neurofisiologia, é sócio-fundador do CERENA (Centro de Reabilitação Neuropediátrica), no Hospital Menino Deus.     Nicolas Brito Sales: palestrante autista, autor de livros, e grande disseminador da causa autista junto ao público através de vídeos gravados com famosos como Alysson Muotri, Fabio Porchat dentre outros.     Anita Brito: mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Tradução e Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana pela PUC-SP, é doutoranda pela USP EM Neurociência e estudos sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).     Alexsander Sales: administrador de empresas formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem MBA em Logística Empresarial e ministra cursos er palestras no Brasil e exterior sobre a inclusão das pessoas com TEA no âmbito social e escolar.     Programação:     Dia 2/4/19, terça-feira:   9h – 10h – inscrições e credenciamento. 10h – 11h30 - Dr. Paulo Liberalesso: “comportamentos autísticos: compreendendo os fundamentos, sinais e os sintomas e as mobilidades de tratamento”. 11h45 – 13h30 - Kátia Moritz: “as crendices e lendas sobre o Autismo”. 13h30 – 15h - intervalo para almoço. 15h – 16h30 - Denise Hardt: “tratamento baseado em evidências”. 16h30 – 17h - Vamos sobreviver: inspiração para pais e profissionais. 17h – 17h45 - Diogo Ventura Lovato: “genética e Autismo”. 17h45 – 19h - Graciela Pignatari e Alysson Muotri (palestra gravada): “como os mini-cérebros humanos podem recapitular aspectos funcionais do cérebro em desenvolvimento”. 19h – 20h - Eduardo Faveret: “Tratamento com Canabidiol e experiências no Brasil”.       Dia 3/4/19, quarta-feira:   10h – 11h30 - Kátia Moritz: treinamento dos Pais. 11h30 – 12h – Aperitivos: manejo da Ansiedade no TEA. 12h – 13h30 - Roda de conversa (perspectiva): como o presente vai influenciar o futuro das crianças com TEA (com Dr. Paulo Liberalesso, Dr. Jair Moraes e profissionais convidados). 13h30 – 15h - intervalo para almoço. 15h – 17h - Dra. Janessa Dominguez : “manejo de comportamentos agressivos e de prevenção e o impacto no funcionamento do autista” 17h – 19h - Família Brito Sales: Nicolas Brito Sales (“TUDO O QUE EU POSSO SER”), Anita Brito (“TEA e Neurociência”) e Alexsander Sales (“O papel do pai e a superação da família”). ​19h – 20h - Encerramento e carta de compromisso (participantes criarão um documento de mudanças pessoais que vão se comprometer a fazer para modificar suas próprias dificuldades de lidar com pacientes ou familiares).   [+] saiba mais