Fundação Cidade das Artes

Programação » Bailinho de Carnaval - Cordão do Boitatá

Evento Encerrado

Bailinho de Carnaval - Cordão do Boitatá

1


BAILINHO DE CARNAVAL DA CIDADE DAS ARTES

 

Desde 2014 a Cidade das Artes realiza um bailinho carnavalesco para que as crianças de todas as idades e regiões da Zona Oeste possam brincar o Carnaval. E dessa vez, não será diferente. No sábado, dia 11 de fevereiro, será a vez do Cordão do Boitatá comandar a festa.

 

O Boitatá é um dos blocos mais importantes do Carnaval de rua do Rio de Janeiro. Com mais de 20 anos de folia, o bloco é um dos principais responsáveis pelo resgate do Carnaval de rua na cidade. No repertório, para além das marchinhas e sambas, o Boitatá embala o folião com o que há de melhor dos mais variados estilos, da canção ao instrumental, do moderno ao tradicional. O bloco costuma levar mais de 60 mil pessoas para a Praça XV nos domingos de Carnaval.

 

Essa grande celebração do carnaval acontecerá na Praça da Cidade das Artes, com espaço suficiente e segurança para as crianças brincarem.

 

Então é só preparar a fantasia, convidar os amigos e vir pular o carnaval na Cidade das Artes!

 

 

CORDÃO DO BOITATÁ

 

Sambas, choros, maxixes, afoxés da Bahia, marchinhas e frevos compõem o repertório carnavalesco da Orquestra de Rua do Cordão do Boitatá. 

O grupo também apresenta músicas que vão desde o "Trenzinho do Caipira", de Villa-Lobos, passando por músicas de compositores africanos, como o nigeriano Fela Kuti ou o sul-africano Abdullah Ibrahim, ou mesmo trazendo Bob Marley para o samba-reggae, ressaltando a diversidade e a versatilidade do grupo. 

 

Formação do "Cordão do Boitatá"

Formado por Kiko Horta (acordeom), Cris Cotrim (voz e cavaquinho), Luiz Flávio Alcofra (violão), Thiago Queiroz (sac barítono e alto), Rodrigo Scofield (bateria) e Paulino Dias (percussão), o Cordão do Boitatá conta ainda com o apoio de músicos convidados, como Chico Oliveira (baixo), Daniela Spielmann (sax tenor), Nailson Simões (trompete), Everson Moraes (trombone), Maionese (flauta e flautim). Na percussão, Paulino Dias, Naif Simões e Mangueirinha, diretor de bateria da GRES Unidos de Vila Isabel. 




Música

Informações Gerais

Datas

11/02/17

Horários

15:00 às 18:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Sala de Dança

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais