Palestra | O estranho nas meninas de Velázquez - Professor Alexandre Sá
Como pensar a estética da aparição e da desaparição (da imagem e da poética) dentro do quadro As Meninas e presentificada em algumas personagens retratadas por Velázquez?
Através de um mergulho na obra (e paradoxalmente, inclusive na tela que fica dentro dele), Alexandre Sá conduz uma reflexão que tem por objetivo desvelar alguns conceitos psicanalíticos,como por exemplo, o objeto a e o real. Neste momento, além de fazer uso do Seminário XIII, de Jacques Lacan, recorre a alguns historiadores de arte importantes, como por exemplo Hubert Damisch e Daniel Arasse.
Por último, a arte moderna e contemporânea servem como elementos para pensar o legado de tal obra e reavaliar sua potência enquanto proposta artística.
Alexandre Sá vive e trabalha no Rio de Janeiro. É psicanalista e pós-doutor em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense. É um profissional híbrido que trabalha com as mais diversas linguagens (instalações, performances, objetos e vídeos) e sua pesquisa plástica tem como preocupação estética as relações entre o texto, a imagem, a poesia, a psicanálise e o corpo. Uma de suas particularidades é o diálogo entre teoria e prática, pois atua também como crítico, escrevendo textos para revistas especializadas; além de desenvolver trabalhos como curador. Coordena o curso de Artes Visuais da Unigranrio. É diretor do Instituto de Artes da UERJ e docente do Programa de Pós-Graduação em Artes nesta mesma instituição. É membro do Fórum do Campo Lacaniano Rio de Janeiro e do International of Forums (IF).