Surgido nas favelas cariocas, o passinho, explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos.O documentário “A Batalha do Passinho”, dirigido por Emilio Domingos, acompanha de perto esse fenômeno e mostra de dentro do movimento a evolução dessa cultura.
Logo após exibição do filme, haverá o bate-papo com o diretor Emílio Domingos.
Emílio Domingos
Cineasta e cientista social, formado pela UFRJ, atua no mercado como diretor, pesquisador, roteirista e assistente de direção, com foco principal em documentários. Desde 1997 trabalha com Antropologia Visual, principalmente na área de cultura urbana, pesquisando temas como funk, samba e hip-hop. Como diretor, realizou 9 curtas e 2 longas-metragens. Sua estréia na direção de longas-metragens, o documentário L.A.P.A (2008), ganhou o prêmio de melhor filme no Festival Câmera Mundo, em Roterdã, Holanda. Entrou em cartaz nos cinemas em 2009. Em 2012, lançou seu segundo longa, “A Batalha do Passinho”, que foi vencedor da Mostra Novos Rumos no Festival do Rio. No mesmo ano criou a Osmose Filmes com Julia Mariano.
Além da produção documental, também dirigiu clipes de artistas como BNegão e Lucas Santtana e trabalhou no cinema como pesquisador, roteirista e assistente de direção com diretores como João Salles, Breno Silveira, Lula Buarque de Hollanda, Andrucha Waddington, Carolina Jabor e Denise Garcia em filmes como: "Mistério do Samba", "Viva São João", "Pierre Verger" e "Sou Feia Mas Tô Na Moda". NA TV, foi pesquisador para o programa “Esquenta”. Também realizou pesquisa de repertório para os CDs “Tudo Azul” da Velha Guarda da Portela, e “Universo Ao Meu Redor” da cantora Marisa Monte, além de pesquisa de imagens para a vídeo instalação da mostra permanente sobre a história dos bailes black a ser inaugurada no novo MIS-RJ.
Além disso, é curador da Mostra Internacional do Filme Etnográfico desde 2007 e do Festival Visões Periféricas desde 2013.
Em 2014, Emílio recebeu da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, a Medalha Pedro Ernesto por serviços prestados à cidade.
Atualmente, finaliza seu novo longa, “Deixa na Régua”, sobre barbearias na periferia do Rio de Janeiro, e concluiu o documentário "Toda A Cidade Vai Cantar" sobre novos artistas das favelas do Rio.
Ficha Técnica
A Batalha do Passinho
Documentário - 2013 - 75 minutos. De: Emílio Domingos.
Ficha Técnica
Direção: Emílio Domingos
Produção Emílio Domingos e Julia Mariano (Osmose Filmes)
Montagem: Guilherme Schumann
Roteiro: Emílio Domingos e Julia Mariano
Fotografia: Daniel Neves e Paulo Castiglione
Som: Julio Lobato
Produção: Osmose Filmes.
Produtores Associados: Apavoramento, Boca do Trombone e Maria Gorda Filmes.