Fundação Cidade das Artes

Programação » Patrícia Piolho

Evento Encerrado

Patrícia Piolho

1


O espetáculo infantil explora bullyng na escola, causado pelo inseto mais temido na infância. 

 

O infantil é uma obra originária da esquete de mesmo nome criada em 2013 e que faturou três prêmios na Mostra Infantil do 3º Festival de Teatro Universitário do Rio de Janeiro (Festu) e indicado a 4 categorias no 9º prêmio de teatro infantil Zilka Sallaberry. O espetáculo já esteve em cartaz nos Teatros Maria Clara Machado e Imperator – Centro Cultural João Nogueira, nos meses de abril e maio realizou o circuito SESI onde esteve por 7 cidades no Estado do Rio de Janeiro. No final de 2015 realizou temporada nos teatros Miguel Falabella e Gláucio Gill.

 

A peça narra o drama de uma menina do interior que chega à cidade grande e busca aceitação na turma do novo colégio. Logo no primeiro dia de aula, em meio a esse desafio, ela conhece o inseto mais temido na infância, o piolho, motivo de bullyng, mas que, para sua surpresa, acaba sendo seu melhor amigo.

 

Premiações - De autoria das atrizes Luiza Yabrudi e Karina Ramil, “Patrícia Piolho” faturou os prêmios de Melhor Esquete, Melhor Texto e Melhor Atriz, concedidos por um júri de profissionais como a atriz Sura Berditchevsky; a diretora e atriz Débora Lamm; a autora Renata Mizrahi; e a crítica Lucia Cerrone. Essas premiações serviram de incentivo para a transformação da esquete no infantil de 60 minutos que estreou em setembro de 2014 no Teatro Maria Clara Machado, na Gávea, onde ficou em cartaz por quase dois meses. Em 2015 o espetáculo concorreu a prêmio nas categorias Melhor Texto, Melhor Direção e Melhores atrizes ao Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil 2015, que tem apoio cultural do Instituto Oi Futuro, e faturou o prêmio de Melhor Atriz com Karina Ramil, que faz o personagem do piolho no espetáculo.

 

 

FICHA TÉCNICA

Elenco - Com direção de Morena Cattoni, o elenco é formado por Julia Stockler (no ar com a série “Só Garotas”, do Multishow); Felipe Haiut (de Malhação e no elenco de “A Porta da Frente”, que levou o Melhor Texto do Prêmio Shell 2014); Darília Oliveira (atriz e cenógrafa da novela “Meu Pedacinho de Chão”); Sabrine Wolfart (que fez “Rain Man”, de José Wilker); Vivian Renolli (de “O Inspetor Geral”, de Isaac Bernat); e Eduardo Speroni, de “Peça Ruim”.

 

Credito Fotos: Paula Mello




Teatro

Informações Gerais

Datas

07/05/16 a 08/05/16

Horários

07/05 - 16h

08/05 - 16h

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

5 Anos

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais