Fundação Cidade das Artes

Programação » Royal Northern Sinfonia

Evento Encerrado

Royal Northern Sinfonia

1


Olli Mustonen, regência e piano

 

OLLI MUSTONEN (1967) Concerto Triplo (17’)

DMITRI SHOSTAKOVICH (1906-1975) Concerto para Piano Nº1 em Dó menor, Op. 35 (21’)

-------

TOMASO ALBINONI (1671-1751) Concerto para Oboé em Ré menor, Op. 9 No. 2 (11’)

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY (1809-1847) Sinfonia Nº4 em Lá Menor, Op. 90 “Italiana” (27’)

 

 

A Royal Northern Sinfonia, sediada no centro de música Sage Gateshead, é considerada a principal orquestra profissional do Nordeste da Inglaterraonde obteve o prestigiado título “Royal”.

 

Desde sua formação, em 1958, a Royal é reconhecida  como uma orquestra criativa e versátil. É a única orquestra no Reino Unido a ter seu próprio edifício construído com o propósito de acolher todos os seus ensaios, concertos e gravações, com uma acústica, classificada por Lorin Maazel, como “entre as cinco melhores salas de concerto do mundo”.

 

A Royal Northern Sinfonia conta com um rol de artistas renomados globalmente com os quais compartilha um repertório diversificado de música orquestral. Nos anos recentes, essas parcerias incluíram Sir Mark Elder, Pierre Laurent-Aimard, Yannick Nézet-Séguin e Ian Bostridge, assim como vocalistas populares como Sting, The Pet Shop Boys e Efterklang. A orquestra também contribui para a contínua reinvenção do repertório orquestral com encomendas regulares de novas obras e premières, mais recentemente, de Banedict Mason e David Lang, John Casken e Kathryn Tickell.

 

Aberta em sua abordagem e abrangente em seu alcance, a Royal Northern Sinfonia atinge  não só as  comunidade em seu entorno, mas diversos países ao redor do mundo; participa de residências em festivais de Aldenburgh à Hong Kong.  De volta a Sage Gateshead, a Royal Northern Sinfonia  trabalha com adultos de todas as idades e jovens, através do programa Young Musicians e do projeto In Harmony, que a exemplo do “El Sistema” venezuelano, promove uma excepcional oportunidade de aprendizagem de instrumentos.

 

Desde Setembro de 2015, Lars Vogt é Diretor Musical da Royal Northern Sinfonia. Lars Vogt é um artista cuja virtude e compromisso em comunicar os mais profundos valores da música orquestral não têm limites. Ele segue os passos do premiado Regente, Thomas Zehetmair, cuja permanência de 12 anos na orquestra impactou profundamente seu estilo que segue sua máxima de sempre se apresentar “como se a tinta ainda estivesse fresca no papel”.

 

Olli Mustonen

 

Olli Mustonen desenvolve três atividades simultâneas: é compositor, pianista e regente. Trabalha frequentemente com as maiores orquestras do mundo e, nesta temporada, tem concertos frente à Munich Philharmonic, a Netherlands Philharmonic e a Finnish Radio Symphony Orchestra, com a qual ele interpreta todos os Concertos para Piano de Prokofiev.

 

Nascido em Helsinki, Mustonen começou seus estudos de piano, cravo e composição aos 5 anos de idade. Foi aluno de Ralf Gothoni e, posteriormente, estudou piano com Eero Heinonen e composição com Einojuhani Rautavaara.

 

Como solista, Mustonen trabalhou com as principais orquestras do mundo, incluindo a Berlin Philharmonic, Munich Philharmonic, Chicago Symphony, Cleveland Orchestra, New York Philharmonich e o Royal Concertgebouw, atuando sob o camando de regentes como Ashkenazy, Barenboim, Blomstedt, Boulez, Chung, Dutoit, Eschenbach, Harnoncourt, Masur, Nagano, Oramo, Salonen e Saraste. Recentemente apresentou-se nos ciclos completos dos Concertos para Piano de Bartok com a BBC Scottish Symphony Orchestra, em concertos com a BBC Symphony e a Royal Stockholm Philharmonic Orchestras, ecom  Orchestre de Paris sob a batuta de Paavo Järvi. Mustonen já tocou com a Hungarian National Philharmonic, sob regência de Zoltán Kocsis, e foi convidado para ser solista no Concerto de Gala e Cerimônia de Encerramento do Winter International Arts Festival em Sochi, tocando com a Moscow Soloists Chamber Orchestra, sob regência de Yuri Bashmet.

 

Como pianista de recitais, Mustonen toca em todas as capitais do mundo, como por exemplo o Chopin Institute Warsaw, Diaghilev Festival Perm, Mariinsky Theatre St. Petersburg, Wigmore Hall, Tampere Hall, Flagey Brussels, Beethoven-Haus Bonn, festivais de piano de Dresden e Ruhr, Symphony Center de Chicago, New York Zankel Hall e Sydney Opera House. Nesta temporada, Olli fará uma longa turnê de recitais pela Suécia, e retorna à Sala Verdi, em Milão.

 

A vida de Mustonen como compositor está no centro tanto de suas performances como pianista quanto como regente. Mustonen tem uma crença profunda de que cada performance deve ser tão fresca quanto a primeira, para que a plateia e o músico encontrem o compositor como um contemporâneo vivo. Nessa linha, ele remonta ao dictum famoso de Mahler, segundo o qual a tradição pode ser preguiçosa, mas ao mesmo tempo ele suspeita igualmente das performances que buscam apenas ser diferentes. Esse espírito tenaz de descobertas o leva a explorar muitas áreas de repertório além do canon estabelecido.

 

BAIXE O APP CIDADE DAS ARTES E PARTICIPE DAS SUPERPROMOS EXCLUSIVAS!




Música

Informações Gerais

Datas

11/05/16

Horários

21:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

12 Anos

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais