Fundação Cidade das Artes

Programação » Pedro e o Lobo - Giramundo

Evento Encerrado

Pedro e o Lobo - Giramundo

1


PEDRO E O LOBO

 

“É dever do compositor servir seus companheiros, embelezar a vida humana, e apontar o caminho para um futuro radiante” Sergei Prokofiev 

 

Com esta afirmação cheia do otimismo pós revolucionário, anunciava em 1933, ao voltar do ocidente para a Rússia, sua terra natal, a função social de sua música: contribuir para a construção de um mundo melhor.

Neste momento, Prokofiev, recebendo sugestão de Natalie Satz (diretora do Teatro Infantil de Moscou), concebe a  história de um valente menino e de um lobo, para ensinar às crianças as diferenças entre os instrumentos de uma orquestra. Após duas semanas a música estava pronta.O sucesso da peça musical foi imediato. 

 

Prokofiev ganha enorme reputação como “compositor infantil”, a ponto do Comissário de Suprimentos do Governo Soviético, Anastas Mikoyan, convidá-lo para conduzir um programa de popularização de canções, poemas e contos infantis tradicionais.

 

A versão para bonecos de Pedro e o Lobo reforça com imagens a ideia inicial da versão musical: compartilhar com as crianças a estrutura elementar de uma orquestra, seus principais timbres e grupos de instrumentos.

O Giramundo optou pelo marionete a fio por sua ampla gama de movimentos que proporcionam grande possibilidade de expressão. A figura e o texto do narrador, previstos na partitura de Prokofiev, foram substituídos pelos marionetistas que reduziram as intervenções explicativas dentro da parte musical e reforçaram as informações sobre os instrumentos musicais.A idéia teatral do espetáculo é sintética e comunicativa. Os cenários foram substituídos por um desenho em um quadro negro, as vozes dos personagens surgem ao vivo e o plano do palco passa a ser o do chão. Ao mesmo nível dos pequenos espectadores. 

O resultado é uma grande brincadeira onde as crianças se divertem, se emocionam e aprendem.

 

PEDRO E O LOBO
DEPOIMENTO ÁLVARO APOCALYPSE

 

Começamos a criar lentamente um sonho antigo, de mais de dez anos, que foi Pedro e o Lobo. Nós fizemos o Pedro e o Lobo de Prokofiev uma vez para o teatro da Dulce Beltrão e foi apresentado no Palácio das Artes com bonecos do Giramundo. Esses bonecos não estão no acervo do Giramundo.

 

Começamos, em 1993, preguiçosamente a produzir nossa versão de Pedro e o Lobo. A nossa oficina estava sendo reformada e nós estávamos no sub-solo da Biblioteca Central da  Universidade Federal de Minas Gerais. Fomos montando, sem grandezas, sem grandes intenções.

 

Procuramos o disco original, eram desgraçadamente todos em grande parte narrados. Nós tivemos que pegar os gravados e selecionar uns trechinhos de música, onde não houvesse narração por cima. Com muito custo, montamos a trilha, mas sem a menor pretensão. E foi assim. E foi muito prazeirozo para mim produzir esses bonecos porque os bonecos eram dirigidos ou esse espetáculo é que iria inaugurar ou reinagurar uma nova fase do Giramundo a da utilização de pequenos espetáculos móveis, sem grandes complicações técnicas utilizando pessoal jovem do grupo.

 

Os iniciados eram Ulisses, Marcos, Ana Luíza, Beatriz e o Gustavo. O espetáculo foi feito para eles. Foi escrito, concebido e planejado, o roteiro, as marcas. Resolvemos então fazer um espetáculo no Minas Shopping para uma estréia informal. Foi muito bom, eu adorei a idéia, nós armamos um camarim, com pano preto e a gente ia lá para dentro para conversar fiado, com o Shopping funcionando. Chega sete horas da noite, estréia Pedro e o Lobo, na cara de pau. Talvez a primeira vez em que o pessoal atuava em cena com microfone, sem gravação, sem coisa nenhuma, diretamente ao público e o resultado foi excelente.

 

Pedro e o Lobo é a maior bilheteria do Giramundo. Está desde 93 se apresentando ininterruptamente.

Não houve modificações radicais, mas um aperfeiçoamento fantástico da manipulação. 


Ficha Técnica

 

Música
Sergei Prokofiev

 

Adaptação do Texto e Direção

Álvaro Apocalypse

 

Assistente de Direção
Marcos Malafaia

 

Manipuladores
Beatriz Apocalypse
Gustavo Noronha
Ulisses Tavares

 

PERSONAGENS

  1. Avó
  2. Caçador
  3. Gato
  4. Lobo
  5. Passarinho
  6. Pato
  7. Pedro

 

INSTRUMENTOS MUSICAIS

  1. Clarinete
  2. Fagote
  3. Flauta
  4. Oboé
  5. Percussão
  6. Trompa
  7. Violoncelo



Teatro

Informações Gerais

Datas

19/12/15

Horários

18:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais