OSB E CONRAD TAO ESTREIAM A OBRA PÁNGÜ
A obra foi composta por Conrad e será apresentada pela primeira vez na América Latina.
Neste concerto, a Orquestra Sinfônica Brasileira recebe Conrad Tao, compositor e pianista de apenas 21 anos.
Estreia aos 8 anos
Conrad Tao demonstrou seu talento para o piano ainda na infância, quando apresentou seu primeiro recital aos oito anos de idade e começou a compor aos 15. Em 2011, Tao foi o único pianista a figurar na lista “30 abaixo de 30: As mais jovens estrelas da indústria musical”, da Revista Forbes, um dos muitos reconhecimentos recebidos pelo seu trabalho. Além dos prêmios, o solista e compositor coleciona participações em concertos de orquestras renomadas, como as sinfônicas de São Francisco, Toronto e a Orquestra do Centro Nacional de Artes do Canadá.
O programa prossegue com a “Sinfonia nº 1 em fá menor”, uma das primeiras obras de Dmitri Shostakovich, composta em 1925. A peça é puramente musical, como um exercício da técnica do autor, começando com a simplicidade da música de câmara e terminando com o impacto e a complexidade de uma sinfonia completa. O repertório conta ainda com o “Concerto para piano nº 3 em Dó maior”, composto por Seguei Prokifiev em 1921 e considerado a principal obra do autor no período em que viveu nos Estados Unidos. O concerto tem influência de composições de Beethoven e de típicas melodias da música folclórica russa e será interpretado pelo norte-americana com origem asiática, Tao, e a OSB encerrando os dois dias de apresentações.
Sobre Conrad Tao
Aos 21 anos, o pianista e compositor nascido em Illinois (EUA) já possui um extenso currículo musical. Tao lançou seu primeiro disco, Voyages, em 2013, pela Warner Classics; seu segundo registro fonográfico, Pictures, será lançado ainda neste ano. O músico coleciona diversos prêmios, incluindo o Avery Fisher Career Grant, o Gilmore Young Artist Award e oito Ascap Morton Gould Young Composer Awards consecutivos. Compromissos recentes incluem concertos com as sinfônicas de Pittsburgh, Cincinnati, Dallas e a Filarmônica de Calgary, entre outras. Tao também já se apresentou em grandes eventos, como o Aspen Music Festival, Sun Valley Summer Symphony, Brevard Music Center, Ravinia Festival e Mostly Mozart Festival.