Fundação Cidade das Artes

Programação » Orquestra Sinfônica Brasileira - Robert Spano, regência

Evento Encerrado

Orquestra Sinfônica Brasileira - Robert Spano, regência

1


No Brasil pela primeira vez, o maestro norte-americano Robert Spano se apresenta com a Orquestra Sinfônica Brasileira dias 28, às 21h, na Cidade das Artes. Compositor, pianista e pedagogo, Spano atua como diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Atlanta há 15 temporadas, liderando o conjunto em récitas inclusive no Carnegie Hall e no Lincoln Center, ambos em Nova York. Em sua carreira, também foi convidado para reger orquestras renomadas como as filarmônicas de Los Angeles e Nova York e a Orquestra Sinfônica da BBC. Ganhador de seis Grammys, o Maestro é responsável pela Atlanta Scool of composers e diretor do Aspem Music Festival, iniciativas voltadas para a carreira de jovens compositores e regentes. 

 

A apresentação começa com “Elegia para orquestra” do norte-americano John Corigliano, conhecido por suas técnicas progressistas com obras marcadas por lirismo pós-romântico, e considerado um dos mais expoentes compositores dos Estados Unidos, na atualidade. O repertório segue com uma homenagem pelos 150 anos do compositor finlandês Jean Sibelius, com a execução de sua Sinfonia nº6. A obra, que começou a ser composta no outono de 1914, levou quase dez anos para ficar pronta, uma vez que ele trabalhava simultaneamente em duas outras sinfonias. A peça é considerada por especialistas como a melhor composição de Sibelius. A temática de todos os movimentos é notavelmente unificada e baseada principalmente em melodias graduais. 

 

O programa se encerra com “Concerto para orquestra”, obra do compositor húngaro Béla Bartók, encomendada pelo Maestro Serge Koussevitzky como homenagem póstuma a sua esposa. A melodia representa uma transição gradual da severidade da morte, com sessões de fugato no primeiro movimento, para a afirmação da vida, e com passagens de perpetuum no último movimento. O húngaro finalizou a composição em apenas dois meses, enquanto estava internado no New York Hospital, e foi seu último trabalho completo. A primeira execução da peça aconteceu em dezembro de 1944, com a Orquestra Sinfônica de Boston.

 

 

Robert Spano atua como regente, pianista, compositor e professor. É o diretor do festival e da escola de música de Aspen, onde coordena o programa educaional de seiscentos e trinta alunos. Há quatorze anos, é também o diretor musical da Sinfônica de Atlanta, com  a qual vem se dedicando especialmente à produção americana contemporânea e contribuindo para a consolidação da carreira de jovens compositores. Na atual temporada, apresenta-se como convidado com as filarmônicas de Nova Iorque, Los Angeles e della Scala, Sinfônica da BBc e Royal Concertgebouw. Dentre suas gravações, lançadas por selos como Deutsche Grammophon, estão seis discos com a Sinfônica de Atlanta vencedores do Grammy.

 

PROGRAMA

 

JOHN CORIGLIANO                     

Elegia para Orquestra

 

JEAN SIBELIUS                                    

Sinfonia nº 6 em ré menor, Op. 104

 

BÉLA BARTÓK                                     

Concerto para Orquestra, Sz. 116




Música

Informações Gerais

Datas

28/10/15

Horários

21:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais