A Escola Pedra da Gávea tem três pilares que sustentam a prática pedagógica: ecologia, inglês e linguagens expressivas. Trabalhamos com projetos com o objetivo de imergir a criança na cultura contemporânea que inclui o acervo de conhecimento construído pela humanidade. Acreditamos que o projeto tem que despertar o interesse do aluno e desafiá-lo a pensar e refletir.
Em 2015, o foco de estudo foram as linguagens expressivas com o tema: Quem conta um conto aumenta um ponto. A partir deste estudo viajamos por terras distantes como: África, Índia, Oriente. Conhecemos a fundo a mãe Terra com os contos indígenas e da floresta Amazônica. Nos divertimos com os contos de encantamento, de bruxa e de lobos. Esse encontro, dia 26, será uma mostra de nossas vivências e experiências. Temos como objetivo principal sensibilizar as famílias para importância da primeira infância na vida do indivíduo.
Faremos ilhas de conhecimento, a partir dos contos de cada lugar, abordando as diferentes linguagens expressivas como: matemática, plástica, leitura, escrita, música, teatro corpo e movimento. Além disso teremos uma programação com o foco de ampliação cultural.
Programação
· oficina de animação e cinema com o projeto Luz , cores e sombras.
· oficina de pintura com tintas naturais (inspirado nas pinturas corporais indígenas)
· oficina de cerâmica (inspirada no conto oriental, "O pote vazio")
· exposição da fotógrafa Caru Ribeiro sobre à cultura indígena (Ela estará presente no evento)
· Oficina de yoga e shantala
· Apresentação de dança indígena
· Apresentação teatral com o grupo Carroça de Mamulengos
· Apresentação musical com instrumentos orientais e árabes
· oficina de corpo e movimento
· teatro com o Grupo Quimionautas