Música de Câmara
Duo - Tatiana Samouil, violino e Irina Lankova, piano
TATIANA SAMOUIL, violino
"Virtuosismo Imenso!" The New Zealand Herald
"Intensidade e virtuosismo surpreendentes" La Libre Belgique
A violinista Tatiana Samouil nasceu em São Petersburgo. Ela iniciou seus estudos de violino aos seis anos de idade e fez sua estreia solo com orquestra três anos depois. Tatiana se formou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, Conservatório Real de Bruxelas e na Escola de Música Rainha Sofía, em Madrid. Tatiana Samouil foi a vencedora de competições de maior prestígio do mundo: Tchaikovsky, Rainha Elizabeth, Jean Sibelius, Henry Vieuxtemps, Tenuto, e obteve reconhecimento, conquistando inúmeros prêmios no Michael Hill. Tatiana se apresentou como solista com diversas orquestras, dentre elas, a Orquestra Nacional da Rússia, Orquestra Sinfônica de São Petersburgo, Orquestra Nacional da Bélgica, Orquestra Filarmônica de Bruxelas, Finnish Radio Symphony Orchestra, Orquestra de Câmara de Toulouse, Orquestra Filarmônica de Auckland e a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Gravou extensa discografia para a Sony, Cypres e Indesens, com excelentes críticas.
Tatiana Samouil toca um Stradivarius 1714, que pertenceu ao lendário Fritz Kreisler.
IRINA LANKOVA, piano
"Seu toque é genuinamente poético" The Independent
"A estréia em Wigmore Hall foi totalmente convincente e intensamente musical" Musical Opinion
A pianista russa Irina Lankova graduou-se na Gnessin Music School em Moscou e no Conservatório Real de Bruxelas. Ela é um dos poucos jovens artistas a receber orientação do ilustre pianista Vladimir Ashkenazy. Ela se apresentou como solista em diversos festivais e tocou com algumas orquestras, tais como, a Orquestra de Câmara de Moscou, Nijnij Novgorod Philharmonic e a Orquestra Sinfônica de Novosibirsk.
Em 2008, estreia no Wigmore Hall e, desde então, tem tocado regularmente no St Martin’s-in-the Fields em Londres. Em 2009, foi convidada para se tornar um dos artistas de elite mundial Steinway. Desde então,estabeleceu-se em palcos no mundo inteiro como uma excelente pianista e dona de uma bela discografia (Rachmaninov, Scriabin, Chopin e Schubert) provocando uma crescente atenção da mídia. Em 2014, Irina Lankova fez seu recital de estreia na Salle Gaveau,em Paris. Durante esse concerto, realizou a estreia mundial de "Ostinato Etude" por Nimrod Borenstein, escrito especialmente para ela. Inspirada por outras formas de arte, Irina Lankova desenvolve uma série de projetos multimídia tais como 'Infinito", “Goldberg Mirrors”, que teve sua estreia na Catedral de St Michel e Gudule - Bruxelas, em 2014.
Programa
60 minutos sem intervalo
Fritz Kreisler Preludium et Allegro
Sergei Rachmaninov Vocalise
César Franck Sonata para violino e piano em Lá Maior
I- Allegreto ben moderato
II- Allegro
III- Recitativo-Fantasia ben moderato - molto lento
IV- Allegreto poco mosso
Camille Saint-Saëns l'Introduction & Rondo Capriccioso, op.28 (Transcrição de Georges Bizet)