A Série Medalhas de Ouro do Piano é realizada pela Fundação Cidade das Artes em parceria com o Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro.
Federico Colli venceu o primeiro prêmio no Salzburg Mozart Competition em 2011 bem como a Medalha de Ouro do renomado concurso Leeds International Piano Competition em 2012, tocando com a Hallé Symphony Orchestra regida pelo maestro Sir Mark Elder. Após este importante prêmio Colli se apresentou nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo.
Concertos recentes incluem o Concerto nº 3 de Rachmaninov, sob a regência do maestro Yuri Temirkanov à frente da St. Petersburg Philharmonic Orchestra em Milão e Turin no MiTo International Festival, uma turnê na Alemanha com a Klassische Philharmonie Bonn, regida por Heribert Beissel, incluindo espetáculos em Berlim, Stuttgart e Munique e concertos no Teatro Vienna Konzerthaus com a Vienna Chamber Orchestra, regida por J. Hattori, além de concertos com a Philharmonic Hall em Liverpool, regida por Vasily Petrenko, Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, e recitais na Salle Cortot em Paris, no Teatro Manzoni em Bologna e no Muziekgebouw em Eindhoven.
Colli também tocou no Japão e México. Suas apresentações em Festivais incluem concertos no Ruhr Piano Festival, The Steinway International Piano Series em Cardiff e no Mariinsky Theatre, através do Musical Olympus International Festival. No Chopin International Music Festival, Federico tocou o 5º Concerto de Beethoven com a Philharmonic Concert Hall em Varsóvia, regida por Jacek Kaspszyk e com a Polish National Radio Symphony Orchestra em um programa onde também se apresentaram Martha Argerich e Nelson Freire.
No último verão Colli substituiu o renomado pianista Boris Berezosvky no Festival Internazionale Pianistico di Brescia e Bergamo em dois concertos, tocando com a Orchestra Filarmonica del Festival sob a regência do maestro Orizio.
Nascido em Brescia, Itália, em 1988, Federico estudou no Conservatório de Milão, na Imola International Piano Academy e no Salzburg Mozarteum sob orientação dos professores S. Marengoni, K. Bogino, B. Petrushansky e P. Gililov, participando também de Masterclasses dos professores M. Rybicki, E. Virsaladze, J. O’Conor, F. Scala, A. Lonquich and J. Soriano.
Coincidindo com sua estreia no Queen Elizabeth Hall na International Piano Series em abril de 2014, seu primeiro CD solo produzido por Champs Hill Records - com obras de Beethoven, Scriabin e Mussorgsky - foi lançado nessa oportunidade e recebido com grande entusiasmo pela crítica.
A temporada 2014-15 começou com a celebração do 50º aniversário do Leeds International Piano Competition.
Em seguida vieram sua estreia no Concertgebouw em Amsterdam tocando o Concerto nº 3 de Rachmaninov com a Philharmonie Zuidnederland, além de concertos com a Symphony Orchestra National Philharmonic Ukraine sob a regência de Roman Kofman tocando o Concerto nº 1 de Brahms; com a Orchestra della Toscana e a RAI National Symphony Orchestra; com a BBC Symphony Orchestra em Londres sob a regência de Sakari Oramo e outros.
Federico acaba de se apresentar em renomadas salas de espetáculo tais como a London’s LSO St Luke’s, a Southampton Turner Sims, a Harrogate Spring Series, La Società dei Concerti Foundation em Milan, I Concerti del Quirinale em Roma e no Teatro Comunale di Ferrara, além de estreias na Accademia di Santa Cecilia em Roma, no Dvorak Prague Festival e no Wigmore Hall (Londres).