Fundação Cidade das Artes

Programação » 31ª Bienal de São Paulo - Obras selecionadas

Evento Encerrado

31ª Bienal de São Paulo - Obras selecionadas



Cidade das Artes sedia  mostra itinerante da 31ª Bienal  de São Paulo - Obras Selecionadas

 

Um recorte pensado a partir de cinco projetos artísticos da exposição Como (...) coisas que não existemque, em 2014, atraiu 472 mil visitantes em São Paulo. A mostra tem curadoria de Charles Esche, Pablo Lafuente, Nuria Enguita Mayo, Galit Eilat, Oren Sagiv, Benjamin Seroussi e Luiza Proença.

 

A 31ª Bienal de São Paulo procurou abordar a condição contemporânea por meio de obras concebidas dentro do conceito de “projeto”, muitos deles realizados em colaboração entre artistas, coletivos de artistas e profissionais de outras disciplinas.

 

Para esta mostra  foram selecionados os projetos 10,000 anos de arte popular nórdica, conjunto fotográfico de Asger Jorn que documenta produções visuais pré-cristãs e pré-modernas no norte da Europa; A última aventura, série fotográfica de Romy Pocztaruk resultante de viagens pela Transamazônica; Handira, reunião de obras têxteis de Teresa Lanceta feitas junto a comunidades tecedoras africanas e A leitora de café, série de amuletos coletados por Michael Kessus Gedalyovich durante a jornada que realizou desde as Colinas do Paraíso, em Israel, à Amazônia brasileira. Ainda integra a exposição o filme Inferno, de Yael Bartana, que simula a construção e destruição de um templo no bairro do Bom Retiro,centro de São Paulo. Conforme propõe o curador Pablo Lafuente: “nesta exposição, os tapetes e as imagens também configuram paisagens, como as fotografias de Romy Pocztaruk, e são ao mesmo tempo objetos de uso que, como os amuletos de Gedalyovich, podem ajudar na construção de um mundo novo”.

 

 

O programa de exposições itinerantes da 31ª Bienal contempla mostras em cidades do Brasil e no exterior. Desde fevereiro de 2015, diferentes seleções a partir dos 81 projetos da mostra 31ª Bienal de São Paulo – Como (...) coisas que não existem foram exibidos em São José dos Campos/SP (FAAP), Campinas/SP (SESC), Juiz de Fora/MG (Museu de Arte Murilo Mendes), Ribeirão Preto/SP (FAAP), São José do Rio Preto/SP (SESC) e Belo Horizonte/MG (Palácio das Artes). A primeira itinerância internacional desde a criação do programa, em 2011, está prevista para outubro em Porto/Portugal (Fundação de Serralves). Novas etapas estão em fase de confirmação. Para Luis Terepins, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, as itinerâncias “buscam expandir os intercâmbios possíveis entre a vida cultural de São Paulo e os espaços expositivos no interior e exterior,  projetando as questões da 31ª Bienal rumo a novos públicos e novas direções”.




Artes Visuais

Informações Gerais

Datas

05/09/15 a 12/10/15

Horários

Terça a domingo de 10h às 18h

Local

Cidade das Artes

Sala

Galeria

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais