MAXIM VENGEROV, violino
LONG YU, regente
SHANGHAI SIMPHONY ORCHESTRA
Shanghai Symphony Orchestra é o mais antigo conjunto do gênero da Ásia, com 135 anos de existência, sendo também o mais famoso do continente. Originalmente conhecida como Banda Pública de Shanghai, transformou-se em uma orquestra em 1907 e em 1922 recebeu o nome de Orquestra Sinfônica de Shanghai.
A Orquestra vem empreendendo desde 1970 sucessivas turnês ao exterior e em 1990 fez a sua estreia no Carnegie Hall, de Nova York. Foi a primeira orquestra chinesa se apresentar na Berliner Philharmonie, em 2005, marcando o 125º aniversário do conjunto - um grande sucesso de crítica e público. Em 2010 realizou o seu maior concerto ao ar livre, em comemoração ao título que recebeu de ‘Embaixador Cultural da World Expo 2010 Shanghai’,atraindo para o Central Park, em NY mais de 100 mil pessoas.
Sobre Maxim Vengerov
Iniciou os seus estudos de violino aos quatro anos de idade e deu o seu primeiro recital um ano depois, interpretando obras de Paganini,Tchaikovski e Schubert. Estudou com Galina Turtschaninova em Novosibirsk e continuou a sua formação em Moscovo, com esta mesma professora, regressando depois à sua cidade natal para trabalhar com Zakhar Bron.
Aos dez anos de idade ganhou o Primeiro Prémio no Concurso Wieniawsky (Polónia) para jovens instrumentistas e em julho de 1990 foi primeiro classificado no Concurso Internacional de Violino Carl Flesch. Desde então, tem sido reconhecido como um dos maiores violinistas de sempre.
Apresentando-se regularmente com os mais prestigiados maestros e orquestras do panorama internacional, Maxim Vengerov realiza recitais em todo o mundo, recolhendo o reconhecimento generalizado da crítica e do público.
Uma outra vertente da atividade de Maxim Vengerov é a orientação de cursos de aperfeiçoamento. A estação televisiva inglesa Channel Four realizou um documentário sobre o intérprete, intitulado “Playing by Heart”, o qual inclui a filmagem de uma destas sessões de aperfeiçoamento.
Em maio de 2000, Maxim Vengerov celebrou um contrato exclusivo com a EMI Classics. Para esta editora gravou um disco com obras de Stravinski, Chtchedrin e Tchaikovski, dirigidas por Rostropovitch.
Tendo gravado para a editora Teldec Classics durante 10 anos, Maxim Vengerov recebeu, em 1996, duas nomeações para os prémios Grammy – nas categorias de Álbum Clássico do Ano e deMelhor Solista Instrumental com Orquestra – pela sua gravação dos primeiros concertos para violino e orquestra de Shostakovitch e Prokofiev. Este álbum recebeu igualmente o prémio de Melhor Gravação do Ano , concedido pela revista Gramophone. Em 1997, Vengerov recebeu o Prémio Edison para a categoria de Melhor Gravação de Concerto, atribuído à sua gravação dos Segundos Concertos de Shostakovitch e Prokofiev
Em 1997, Maxim Vengerov foi nomeado representante da UNICEF na área da música, o que lhe permitiu divulgar a sua arte junto das crianças de todo o mundo e contribuir para a angariação de fundos para programas de apoio.
Maxim Vengerov toca no extraordinário violino Ex-Kreutzer, construído por Antonio Stradivarius em Cremona (c.1723)