Para celebrar a chegada do Natal e o encerramento de um ano vitorioso em sua programação, a Cidade das Artes promoverá o encontro inédito da Orquestra Sinfônica Brasileia, regida por Wagner Polistchuk, com Adriana Calcanhotto nos dias 19 e 20 de dezembro. O concerto será dividido em três partes, com ‘Pedro e o Lobo’, de Sergei Prokofiev, narrado por Adriana, ‘Festa dos Bichos’, peça inédita de André Mehmari, e algumas canções – em versão sinfônica – do repertório de Adriana Partimpim, heterônimo da cantora e compositora que cativa plateias de todas as idades.
Todas as músicas de Adriana, como ‘O Trenzinho Caipira’, de Villa-Lobos, e ‘Ciranda da Bailarina’, de Edu Lobo e Chico Buarque, foram orquestradas especialmente para este projeto, que teve coordenação de Arthur Nestrovski. A própria Adriana traduziu (da versão em inglês) ‘Pedro e o Lobo’, escrito originalmente em russo com a intenção de apresentar a orquestra e seus instrumentos para as crianças. Os arranjos criados para as músicas de Partimpim dialogam com a obra de Prokofiev.
A cantora estreou o projeto na Sala São Paulo, acompanhada pela Osesp, e depois abriu o festival Porto Alegre em Cena com a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul. Assim como nas apresentações cariocas, os concertos anteriores também foram regidos pelo maestro Wagner Polistchuk. Desde a turnê de ‘Dois é Show’ (2010) que Adriana não se apresentava com o repertório de Partimpim ao vivo.
A programação natalina da Cidade das Artes se completa com a encenação do Pastoril de Natal Céu na Terra, com entrada franca, na Esplanada, no dia 20 de dezembro. Com trabalho de pesquisa focado nas manifestações populares brasileiras, o Pastoril do Céu na Terra encenará três jornadas vividas pelas pastoras e outros personagens até a lapinha, nascedouro do menino Jesus. Toda a apresentação é marcada por elementos de festas brasileiras, como pastoris, pastorinhas, folia de reis e lapinhas.
Adriana Calcanhotto e Orquestra Sinfônica Brasileira apresentam “Pedro e o Lobo” de Sergei Prokofiev, “Festa dos Bichos” de André Mehmari e “Partimpim” de Adriana Calcanhotto
Regência: Wagner Polistchuk.