Fundação Cidade das Artes

Programação » Projeto Interlocuções – Haveria lugar para o mito de Don Juan na atualidade?

Evento Encerrado

Projeto Interlocuções – Haveria lugar para o mito de Don Juan na atualidade?

interlocuções


Don Juan e as versões em torno de seu Mito

 Criado pela pena do poeta e narrador romântico Tirso de Molina (El burlador de Sevilla y convidado de piedra, entre 1615 e 1630), passando pelas notas de Mozart (Don Giovanni) e ganhando versões de diversos autores desde Molière a José Saramago, o mito de Don Juan o coloca no papel de grande sedutor, o que a psiquiatria, no campo das psicopatologias, o classificaria a partir das séries desviantes: adictos; viciados; obscenos; enfim, perversos.

Lord Byron em seu poema inacabado (1821), inversamente, o localizou do lado da vítima, pois ele teria sido iniciado na arte do amor e sedução pela caprichosa filha de um terrível pirata que o vende a esposa de um sultão para satisfazer-lhe os prazeres da carne. Assim, Don Juan seria vítima dos desejos femininos.

O psicanalista francês Jacques Lacan afirmou que Don Juan é uma fantasia feminina. Nosso personagem, ao seduzir uma a uma, reforçaria a crença numa mulher de que ela é a única para aquele homem.

Recentemente, tomei conhecimento de uma nova tese “difamadora”. Se Don Juan era, até agora, acusado de perverso por prometer dar a cada mulher o significado de seu ser feminino valendo-se do jogo de sedução, dando a ver publicamente o êxito de suas conquistas, alguns estudiosos do mito cogitam a sua impotência, dado que não chegaria a consumar seu ato, ou seja, o grande sedutor de 2065 mulheres seria incapaz de tomar sexualmente uma dama. A reputação do ilustre personagem estaria de vez aniquilada?

Seria ele na verdade um crente do amor-paixão? Acreditaria ele poder resolver o enigma do sexo e do gozo feminino? Haveria aí impotência ou um impossível intransponível quanto ao “enigma do ser feminino”? Assim, O Don Juan de nosso tempo começa no alto de um edifício e está prestes a se matar pela perda de seu verdadeiro amor (Don Juan DeMarco; filme de1995).

Hoje, vivemos o tempo da abolição da diferença entre os sexos e da liberalidade amorosa: “todo mundo fica com todo mundo”. Não há mais mistérios nem enigmas quanto ao sexual: será? Nesse contexto atual, haveria lugar para o mito de Don Juan no que concerne ao terreno do amor e da sedução entre homens e mulheres?


Abílio Ribeiro Alves

Psicanalista membro da Escola Lacaniana de Psicanálise_ RJ; coordenador do Seminário: Homossexualidade e diferenças na ELP-RJ; autor do romance Siboney, lançado pela editora Verve em janeiro de 2014. 




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

11/07/14

Horários

15:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais