Fundação Cidade das Artes

Programação » Complexo Lagunar de Jacarepaguá | Exposição de Caique Cunha

Evento Encerrado

Complexo Lagunar de Jacarepaguá | Exposição de Caique Cunha



Entre os dias 5 e 20 de julho de 2025, a Galeria A da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, recebe a exposição Complexo Lagunar de Jacarepaguá, com fotografias de Caique Cunha e curadoria de Rodrigo Santana. O projeto, que tem patrocínio da empresa Iguá Saneamento, é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e produção da Studio Rico.

A mostra é um convite à reflexão sobre o presente e o futuro de um dos ecossistemas mais complexos e ameaçados do Rio de Janeiro. O Complexo Lagunar de Jacarepaguá, formado pelas lagoas de Jacarepaguá, Camorim, Tijuca e Marapendi, abriga uma impressionante biodiversidade, mas enfrenta constantes ameaças devido à expansão urbana e à degradação ambiental.

“Minha intenção com este projeto não é apenas registrar imagens, mas convidar o público a enxergar além da superfície e compreender a urgência da preservação ambiental”, afirma o artista e idealizados do projeto Caique Cunha, que transforma seu olhar em instrumento de alerta e encantamento.

Por meio de imagens de forte apelo visual e poético, a exposição estabelece uma ponte entre arte e ecologia. Texturas de água, silhuetas de animais, reflexos distorcidos e a presença da ação humana compõem uma narrativa visual que oscila entre contemplação e alerta.

Para o curador Rodrigo Santana, “as imagens de Caique Cunha não seguem o compromisso tradicional da documentação da natureza; elas se movimentam entre o real e o intuitivo, entre a precisão técnica e a percepção sensível. É nesse percurso que a fotografia revela sua potência de provocar sentimento de pertencimento e responsabilidade com o território.”

O apoio da Iguá Saneamento à exposição reforça o compromisso da empresa com iniciativas que ampliam o debate sobre a preservação do Complexo Lagunar. Além de investimentos em infraestrutura e ações ambientais, a Iguá entende a cultura como uma aliada essencial na sensibilização da sociedade para os desafios ambientais da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Como parte de suas ações em prol do meio ambiente, a Iguá criou o movimento “Juntos pela vida das lagoas”, que visa promover a valorização do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá por meio da dragagem das lagoas, recomposição dos manguezais e limpeza das margens, entre outras iniciativas. O projeto também aposta em ações educativas e de mobilização social para estimular o cuidado coletivo com esse ecossistema essencial para o equilíbrio climático da cidade.

Além da exposição na Cidade das Artes, o projeto realizará um varal fotográfico na Praça Seca, no Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, entre os dias 1 e 31 de julho de 2025. “Entendemos que levar essas imagens para territórios fora do eixo cultural é uma iniciativa de criar novas plateias e de descentralizar a cultura”, destaca Caique. “Acreditamos que a arte precisa circular e alcançar diferentes públicos para que possa realmente transformar realidades e ampliar repertórios”, acrescenta.

A visitação é gratuita em ambos os espaços, que também oferecerão recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição do conteúdo imagético e textual para pessoas com deficiência visual, ampliando o alcance da proposta.

O site www.clj.eco.br reúne conteúdos exclusivos sobre a exposição, incluindo imagens para download, vídeos e informações complementares ao projeto.


FICHA TÉCNICA
Fotografias: Caique Cunha
Curadoria: Rodrigo Santana
Operadores de Drone: Julio Blander e Rômulo Rosario
Produção executiva: Studio Rico
Patrocínio: Iguá Saneamento
Realização: Ministério da Cultura


SERVIÇOS:

Exposição “Complexo Lagunar de Jacarepaguá”
Galeria A – Cidade das Artes
5 a 20 de julho de 2025
Terça a domingo, das 13h às 20h
Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Varal fotográfico “Complexo Lagunar de Jacarepaguá”
Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá
1 a 31 de julho de 2025
Segunda a sexta, das 9h às 19h
Sábado, das 9h às 14h
Praça Seca




Artes Visuais

Informações Gerais

Datas

05/07/25 a 20/07/25

Horários

Terça a domingo, das 13h às 20h
GRATUITO

Local

Cidade das Artes

Sala

Galeria A

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais