O Balé Jovem Nacional da Alemanha, de John Neumeier, em turnê pelo Brasil no encerramento da Temporada da Alemanha no Brasil.
Young Euro Classic se estabeleceu como um festival das melhores orquestras jovens do mundo e acontece todos os anos no Konzerthaus em Berlim. As orquestras Young Euro Classic, que são sempre compostas por músicos de duas nações, já promoveram eventos oficiais da Alemanha em diversos países, participando da abertura do Ano da Alemanha na China, na Índia, no Japão e na Rússia. A Young Euro Classic Orquestra Brasil-Alemanha se apresentou no concerto de abertura da Temporada da Alemanha no Brasil em São Paulo em maio de 2013. Em seguida, um grupo de câmara composto por membros da orquestra realizou uma turnê nacional, passando por 12 cidades em 11 estados.
O Balé Jovem Nacional da Alemanha, criado por John Neumeier, é um grupo composto por oito jovens dançarinos profissionais, com idades entre 18 e 23 anos e sob a direção artística de Kevin Haigen. A companhia se posiciona, assim, como um estágio intermediário entre a formação acadêmica e a atuação profissional de bailarinos. Os objetivos do Balé Jovem Nacional são solidificar o significado da dança na sociedade e oferecer novas possibilidades de desenvolvimento a jovens bailarinos. Para tanto, além das apresentações nos palcos de dança internacionais, o grupo também busca se apresentar em locais incomuns, como hotéis, escolas, prisões ou asilos..
“Quando idéias se encontram” é o lema da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”. De maio de 2013 a junho de 2014 a Alemanha se apresenta por todo o Brasil em ca. de 1.000 eventos cobrindo áreas importantes como política, economia, cultura, ciências, educação e esportes. Assim, os dois países estão aprofundando suas relações e fortalecendo e expandindo parcerias.
A Temporada da Alemanha no Brasil celebra o seu encerramento em maio de 2014. Durante um ano, a Alemanha se apresentou de maneira diversificada por todo o Brasil através de eventos focalizando cultura, ciência, educação, política, economia e esporte. O Young Euro Classic Ensemble Brasil-Alemanha, um símbolo dessa colaboração tão importante para o futuro das duas nações, foi criado em maio de 2013 especialmente para a abertura dessa temporada. Como ponto culminante final da iniciativa “Alemanha + Brasil 2013/2014”, o Young Euro Classic Ensemble Brasil-Alemanha e o Balé Jovem Nacional da Alemanha, de John Neumeier, estarão em turnê pelo Brasil, passando por Salvador (14 de maio), Rio de Janiero (16 de maio) e Belo Horizonte (19 de maio)
O Balé Jovem Nacional da Alemanha foi fundado em Hamburgo pelo lendário coreógrafo John Neumeier, que o dirige até hoje. Os oito jovens dançarinos que integram o grupo já pertencem hoje aos melhores da sua área. Para esta ocasião especial, eles estarão se apresentando no palco ao lado de 11 jovens músicos da Alemanha e do Brasil.
O programa musical sugere uma ponte ligando a Europa ao Brasil, passando por obras de Joseph Haydn, Maurice Ravel e Heitor Villa-Lobos. A parte coreográfica também é promissora: duas das coreografias são do próprio Neumeier, um dos mais importantes coreógraofs do nosso tempo. Para atingir o resultado almejado, os jovens artistas estarão realizando, a partir do dia 10 de maio, uma intensa fase de ensaios de uma semana. Sob a orientação de experientes profissionais da dança e da música, eles se desenvolverão conjuntamente em busca da perfeição artística. Numa relação de igual para igual, músicos e bailarinos estarão criando sua interpretação das três obras do programa.
Os jovens artistas dos dois países estarão, assim, dando seguimento aos sucessos realizados no ano passado. Afinal, os 11 músicos que estarão em turnê entre 14 e 19 de maio, já realizaram uma das maiores contribuições para a Temporada da Alemanha no Brasil. Em maio de 2013, durante a turnê de abertura da temporada, eles percorreram 13.000 quilômetros pelo Brasil, se apresentando diante de mais de 10.000 espectadores em 11 estados diferentes. O próprio presidente alemão, Joachim Gauck, que acompanhou o grande concerto de abertura, se mostrou impressionado com este diálogo musical entre os dois países, onde os jovens artistas “aprendem a lidar uns com os outros, se conhecem melhor e, ultrapassando todas as barreiras de diferença entre as línguas, criam algo que enriquece todos nós”. Na mesma ocasião, a ministra da cultura Marta Suplicy frisou a importância da iniciativa conjunta, ressaltando que ela “transmite uma idéia de encontro e uma mensagem de amizade”.