Roda de conversa, os diretores Helena Varvaki e Manoel dos Prazeres, juntamente com os atores Carol Cezar e Marcos Pitombo, irão compartilhar o processo criativo por trás do espetáculo Clarice e Nelson: Um Recorte Biográfico a Partir de Entrevista, que explora a vida e obra de Clarice Lispector e Nelson Rodrigues.
Roda de conversa entre os diretores Helena Varvaki e Manoel dos Prazeres, e os atores Carol Cezar e Marcos Pitombo, o público terá a oportunidade de mergulhar nos bastidores e no processo criativo do espetáculo Clarice e Nelson: Um Recorte Biográfico a Partir de Entrevista, com duração de 90 minutos. O encontro revelará as complexidades e nuances envolvidas na criação de uma peça que explora a vida e obra de dois dos maiores ícones da literatura e dramaturgia brasileiras: Clarice Lispector e Nelson Rodrigues.
Helena e Manoel irão compartilhar como o conceito inicial do espetáculo surgiu da ideia de confrontar as personalidades e visões de mundo de Clarice e Nelson. Ambos os autores, embora distintos em estilo e temática, compartilham uma profundidade que explora as emoções humanas em suas formas mais cruas. Durante o processo criativo,
a equipe de direção buscará construir uma narrativa que respeite essas diferenças, ao mesmo tempo em que crie diálogos imaginários e interações inéditas entre os dois, utilizando entrevistas reais como base para o texto da peça.
Os atores Carol Cezar e Marcos Pitombo destacarão os desafios de interpretar figuras tão icônicas da cultura brasileira. Carol, que vive Clarice no espetáculo, falará sobre como mergulhou na escrita introspectiva da autora e nas suas entrevistas para captar a profundidade emocional e a complexidade de sua personagem. Já Marcos, que da vida a Nelson Rodrigues, relatará o trabalho de encontrar o equilíbrio entre o humor ácido e o drama presentes nas falas de Nelson, além de capturar a provocação e o realismo que marcam suas obras.
Outro aspecto discutido será a construção cênica minimalista, que, segundo os diretores, foi pensada para dar destaque ao texto e às interpretações dos atores, sem distrações visuais desnecessárias. A cenografia e a iluminação foram criadas de modo a evocar a intimidade e a profundidade das entrevistas de onde os textos foram extraídos, proporcionando uma atmosfera quase confessional.
A roda de conversa permitirá aos participantes uma visão detalhada do trabalho colaborativo entre direção e elenco, desde a concepção da ideia até os ensaios intensivos e ajustes finais.
Público-alvo:
O público-alvo dessa roda de conversa será composto por amantes da literatura, que terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre a obra de Clarice Lispector e Nelson Rodrigues, e também por alunos e profissionais das artes cênicas, que poderão explorar o processo criativo envolvido na construção do espetáculo Clarice e Nelson: Um Recorte Biográfico a Partir de Entrevista. A discussão oferecerá insights valiosos tanto para aqueles interessados na dramaturgia e nos desafios de interpretar grandes figuras literárias, quanto para aqueles que buscam entender as técnicas de direção e atuação aplicadas na criação de uma narrativa biográfica para o teatro.
Carol Cezar é atriz e produtora e possui trajetória no teatro com muita paixão e obstinação, envolvida com o estudo e a pesquisa teatral, assim como a escolha dos textos, captação de recursos, até a produção concepção. Entre seus trabalhos marcantes no teatro estão: “A Serpente” de Nelson Rodrigues (direção de Eric Lenate), “Amor é Química” de David França Mendes (direção de Oscar Francisco), “A Hora Perigosa” de Clara Meirelles (direção de Daniel Herz) e “Cascavel’ de Catrina McHugh (direção de Sérgio Ferrara). Na TV, Carol também se destacou em novelas como “Além do Tempo”, “A Regra do Jogo”, “Malhação” e “A Lei do Amor”, todas na TV Globo.
Marcos Pitombo possui uma carreira construída no audiovisual, com presença marcante em papéis de sucesso na TV, no cinema e claro, no teatro onde possui formação, e volta agora imerso nessa obra que celebra um encontro de autores tão presentes na dramaturgia nacional. Outros marcantes foram o de Assuero em"A História de Ester", 2010 na RecordTV e Felipe em "Haja Coração", 2016 na TV Globo, par de Shirlei (Sabrina Petraglia). Na Record TV, esteve na segunda e terceira temporada de "Os Mutantes". Em 2011 deu vida a Lucas na novela "Vidas em Jogo" e, em 2013, fez "Pecado Mortal", na pele de Ramiro. Marcos também atuou Paulão em "Vitória", no ano de 2014, na mesma emissora. Na Globo, participou da novela "Babilônia" em 2015, depois fez "Orgulho & Paixão" (2018) e "Salve-se Quem Puder" (2020). Helena Varvaki, possui uma carreira extensa dedicada na atuação e na direção de espetáculos teatrais, além de passagens pela TV, cinema e streaming.