Grandes artistas brasileiros em um desvio de rota de suas trajetórias - esta é a ideia por trás de Inusitado, projeto que retorna à Cidade das Artes a partir de maio com espetáculos ainda mais abrangentes que os da primeira edição, antes concentrados apenas no universo da música. Frejat, Paula Toller e a banda Blitz abrem a série de shows, que já têm nomes como Andrucha Waddington e o coletivo multimídia Chelpa Ferro confirmados para o segundo semestre. Os artistas apresentarão para o público performances inusitadas, diferentes daquilo que produzem habitualmente em suas carreiras. Realizadas mensalmente até outubro, as edições do evento acontecem sempre às terças e quartas, no Teatro de Câmara, mesmo local que recebeu, no ano passado, os shows de Lenine, Elza Soares, Arnaldo Antunes e Erasmo Carlos.
Mais uma vez à frente da curadoria, André Midani reforça o caráter de experimentação do Inusitado, cujo objetivo é deixar os artistas completamente livres para executar suas ideias. “A liberdade criativa e rebelde de cada artista deve ser incentivada. Se ele quiser pintar em vez de cantar, que pinte como um pintor. Ou então, que cante e faça, no transcurso de duas noites, o que ele sempre quis fazer e nunca fez, seja um número de circo, de magia ou um recital de poesia”, comemora Midani, que criou o formatoapós receber um convite de Emilio Kalil, presidente da Fundação Cidade das Artes, para desenvolver um projeto especialmente para o espaço cultural da Barra. Este ano, as apresentações terão ainda transmissões ao vivo através do canal BIS. “Os artistas serão donos do conteúdo e terão a possibilidade de lançar um DVD se quiserem”, completa Midani.
Convidado para abrir o projeto, nos dias 6 e 7 de maio, Frejat criou um show solo intimista, acompanhado somente de violão e guitarra. “Inusitado é o título perfeito para este espetáculo, já que nunca fiz um show exclusivamente de voz e violão aberto ao público. No repertório, fortemente autoral, tocarei desde sucessos como Segredos e Por você, até músicas que nunca interpretei ao vivo”, explica o cantor e compositor.