Creio que, por tratar da alma humana em sua “viagem” pelo mundo, há muita identificação e reconhecimento na obra. Acredito que isto torne a leitura atrativa. Contudo, penso que o grande diferencial esteja no entrelaçamento das duas narrativas propostas: a plana e rasa que plaina na superfície e a que se desenha e aprofunda nas entrelinhas e que é a principal. O resultado do cruzamento das duas leituras propõe entretenimento e reflexão.
Lavrador de Palavras:
O Palavrador é um livro com várias dimensões, as mais evidentes são a narrativa e a poética. Contudo, as que mais se destacam são: primeiramente, a da Palavra que faz desabrochar sentimentos e reflexões em um momento que a extensão vocabular está tão encurtada; em segundo lugar, a dimensão do Lavrador que é a palavra-chão, que revira a terra, espalha sementes de palavras, finca raiz e faz florescer o campo.
É claro que o Palavrador, abordando cortes e semeaduras, não poderia deixar de referir-se às questões ambientais e climáticas tão preocupantes na atualidade.
Este livro nasceu da necessidade de se cultivarem palavras que têm sido desprezadas e mutiladas. Assim como as árvores são tão essenciais para os rios, a fauna e as pessoas, as palavras são fundamentais para a preservação do ecossistema linguístico. Por isso, a leitura é tão imprescindível. A fusão destas duas dimensões, Palavra e Lavrador, concretiza, no Palavrador, o desejo de deixar não só para as minhas amadas netas, mas também para os que se deixarem envolver por sua mensagem, o legado da leitura e da compreensão do que é o mundo com menos clareiras florestais e lexicais.
Além do Muro da Estrada:
Este livro é constituído de cinco contos que procuram decifrar a incessante busca do “eu” em sua trajetória no mundo. O intuito é fazer, através da ficção, um estudo sobre a realidade para obter como resultado possíveis descobertas. Como se processa a movimentação íntima do Ser? Quais são seus desejos, vontades e aspirações? Como lida com medos, dúvidas, perdas, frustrações e limitações?
Quais são suas necessidades, carências e escolhas? E se fosse possível fazer diferente?
Esta obra é, assim, um questionamento particular que visa à pluralidade. Tem a intenção de contar histórias, com sentimento e delicadeza, sobre os movimentos do “eu” no mundo em relação a si mesmo, a pessoas e coisas. Assim é (sou) o “eu”: um ser no seu mundo e, ao mesmo tempo, no mundo de todo mundo.
A partir de experiências e reflexões acerca das relações que se estabelecem entre as partes e o todo é que se vai construindo este grande espelho em que cada um pode estar refletido. Além do Muro da Estrada é um convite a pensar além.
Cada conto tem duas histórias: uma linear que pode ser compreendida facilmente através do fio narrativo e outra que está contada por meio das metáforas apresentadas ao longo da escrita. É preciso mergulhar para acessar os dois universos, conjugá-los e fazer melhor proveito do texto.
SOBRE A AUTORA
Áurea Lídia Ximenes Stela nasceu no Rio de Janeiro em 1965. Formação acadêmica em Letras Português e Literatura, trabalhou como revisora de textos técnicos dos órgãos colegiados da Confederação Nacional do Comércio de 1991 a 1999 e na produção de textos para o Informativo trimestral do Sesc Rio de Janeiro de 2000 a 2004.
Teve seu poema “Brinquedo” selecionado para participação da Antologia do I Concurso de Poesias da Revista Literária de Brasília, em 2010, tendo participado, ainda, do Prêmio LiteraCidade em 2011 e da publicação 100 Poemas, 100 Poetas em 2012.
Em 2014, foi publicado o seu primeiro livro de crônicas “Palavralgia” e seu segundo trabalho, também de crônicas, “Livro-me”, em fase de edição, está previsto para ser lançado na Bienal de São Paulo, em setembro/2016.
Participação:
Bienal do Livro de São Paulo – 2014
Bienal do Livro do Rio de Janeiro – 2015
FLIR – I Feira do Livro de Resende – 2015
5ª Feira do Livro de Batatais – SP, ocasião em que proferiu palestra para 200 profissionais da área de Educação no Centro Cultural Professor Sérgio Laurato cujos temas foram a Leitura na Atual Conjuntura e o livro Palavralgia.