Mania de Bilhetes mostra a importância do quanto uma boa conversa consigo mesmo e com o outro pode aliviar, confortar e ampliar horizontes sobre aquilo que se sente. Através da brincadeira em escrever bilhetes essa conversa é realizada de forma lúdica e criativa.
SOBRE O LIVRO
“Mania de Bilhetes” conta a história de uma mochila, que ficou encantada com uma mania muito especial da sua nova dona, uma menina de cabelos encaracolados.
Todos os dias, antes de ir para a escola, a menina escrevia em um bilhete o que gostaria de levar para ter um bom dia, e coloca o bilhetinho na mochila - ela aprendeu essa mania com a avó. A mochila ficava toda satisfeita, pois não servia apenas para levar cadernos e livros; ela carregava os sonhos daquela menininha.
Cada bilhete tinha uma intenção diferente. No primeiro dia de aula, por exemplo, ela escreveu que gostaria de levar “Alegria”, afinal iria encontrar os amigos. Mas também “Atenção”, pois não queria perder nenhuma orientação da professora.
Um certo dia, porém, a menina deixou de escrever os bilhetes. Os colegas estavam zoando dela por causa da mania de bilhetes, e a mochila virou sua única companhia no recreio.
A mochila, então, bolou um plano. Como ela se sentia tão bem com os bilhetes que guardava, acreditava que outras pessoas poderiam sentir o mesmo, decidiu derrubar os bilhetes da menina no chão da classe, para que as outras crianças os encontrassem.
O plano não deu certo. A criançada começou a rir ainda mais da menina, e ela acabou jogando todos os bilhetes no lixo.
No outro dia, a menina teve uma supressa: a professora criou um painel com os bilhetinhos que ela havia jogado no lixo, e convidou todos os alunos a escolherem o bilhete que mais tocasse seus corações.
A professora, então, fez uma roda de conversa, onde cada criança contou o que estava escrito no bilhete escolhido. Algumas crianças ficaram tão animadas, que escreveram novos bilhetes.
Foi uma conversa muito divertida!
No fim, todos bateram palmas para a menina, e a mochila, não precisou mais fazer companhia para ela no recreio.
SOBRE A AUTORA
ANA LUIZA NOVIS: Escritora; Psicóloga clínica e terapeuta da família; Membro da Comissão Cientifica da Associação de Terapia de Família – RJ; Especialista em Saúde Mental Infanto-juvenil pela PUC-RJ; Especialista em Psicologia Médica pela Santa Casa de Misericórdia – RJ; Certificada Internacionalmente em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo Interfaci, Houston Galveston Institute e Taos Institute; Idealizadora do Projeto “Papo com Zero” e Presidente do Instituto Papo com Zero.