Fundação Cidade das Artes

Programação » Cultive Danças | Lançamento de Livro

Evento Encerrado

Cultive Danças | Lançamento de Livro



A presente obra propõe reflexões a partir de teorias praticadas e/ou práticas teorizadas sobre ensinar-aprender, cruzando experiências como professora- mediadora de processos em dança, com teorias pedagógicas, estudos do corpo em movimento e das manifestações culturais, buscando inspirar criações de metodologias plurais que brotem na liberdade e cresçam potencializando afetos. Nessa investigação, a metodologia utilizada é A/R/Tografia para experienciar a integração da prática, teoria e poética na construção de uma dissertação, acolhendo reflexões sobre os fazeres artísticos, o ofício do professor, a pesquisa e a construção de conhecimentos a partir da dança. Nos últimos anos, a fotografia foi incorporada aos meus processos de ensino- aprendizagem, em parceria com a fotógrafa Renata Spinelli, que passou a atuar não apenas como registro, mas também como parte construtora dos meus estudos em dança, com uma espécie de escrita visual. Para integrar a narrativa desta pesquisa, desenvolvi o espetáculo Memórias Artesanais, a pesquisa em cena, o palco como parte do processo de ensinar-aprender dança enquanto arte cênica. O cultivo das danças está relacionado à diversidade de cada solo e sua cultura. Nesta pesquisa, solo é território, o local, a comunidade, o bairro, a rua, um corpo material ocupado por muitos corpos e histórias em movimento. Cultivo é processo contínuo de cuidar do solo e/ou aquilo que dele provém, e cultura é a ação do cultivo. A dança pode criar diálogos através do não dito, cultivando o encantamento, o entusiasmo, por uma ética amorosa que nos permita abrir novos campos culturais, criar memórias e sonhar novos mundos.


O primeiro livro da artista e Mestra em Dança Manuella Lavinas, é uma obra que cruza reflexões a sobre teorias praticadas e/ou práticas teorizadas de ensino-aprendizagem, com suas experiências como professora-mediadora em dança, teorias pedagógicas, estudos dos corpos em movimento e das manifestações culturais; pelo cultivo de metodologias plurais que brotem na liberdade e cresçam nos afetos.

Principal categoria: Ciências Sociais, Subcategoria: Artes;
Categoria secundária: Educação e Pedagogia,
Subcategorias: 9. Educação, Tecnologias e Transdisciplinaridades.


SOBRE A AUTORA

Manuella Lavinas é uma artista transdisciplinar, pesquisadora das memórias dos corpos e territórios, nascida e criada em Madureira, subúrbio do Rio. Mestra em dança pela UFRJ (2022), instituição na qual se graduou Bacharel. Diretora artística e metodológica da Cultive Dança e Teatro (fundada em 2017). Idealizadora do Projeto Social de Arte Educação Cultive Arte Em Toda Parte (2024), presente no território da Cidade de Deus, comunidade carioca. É orientadora na Incubadora de artistas do Teatro Sesi Firjan Jacarepaguá. Realizou a direção de movimento no grupo de pesquisa LALIC UFRJ (2021/2023). Em junho de 2024 lançará na Cidade das Artes, seu primeiro livro intitulado Cultive Danças - Reflexões sobre o ensino-aprendizagem em dança para o cultivo de Metodologias plurais, pela Editora Appris.

Manuella Lavinas 
Instagram: @manulavinas
E-mail: manuella@cultivedancaeteatro.com.br




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

11/05/24

Horários

Sábado | 16h às 18h

Público-alvo: Profissionais das Danças, educadores, mediadores de processos criativos, coreógrafos, intérpretes, alunos da autora e profissionais que já realizaram trabalhos com a mesma, homens e mulheres, entre 16 e 80 anos. Pesquisadores das artes cênicas, artes corporais, da educação e cultura.

Informações: 
saladeleitura.fca@gmail.com
(21) 3325-0448 

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

16 Anos

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais